Questões de Concurso Público Prefeitura de Morungaba - SP 2025 para Professor de Educação Básica II - História

Foram encontradas 13 questões

Q3143140 Pedagogia
Em relação ao ensino e prática de história, analise as assertivas abaixo:

I - A memoração histórica é o processo de formação de sentido por meio da narrativa histórica e interpretação temporal.
II – A memoração histórica transforma o passado em algo proveitoso para o presente e orientador para o futuro, conectando experiências temporais.
III - A história prática está ligada à aplicação funcional da história no cotidiano.
IV - A história, ao ser ensinada, tem em vista produzir conhecimento histórico que responda questões cotidianas em busca de orientações para a vida, para ações visando o futuro.

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q3143141 Pedagogia
Conforme Abud e Alves, a concepção de história na segunda metade do século XIX era bastante restrita e voltada a aspectos morais e espirituais. Sobre essa abordagem, analise as proposições a seguir:

I – A história, até a segunda metade do século XIX, era dividida entre história profana e história eclesiástica, com o foco na aprendizagem moral dos jovens.
II – A ampliação das fontes históricas e a expansão dos conceitos de história romperam essa divisão no final do século XIX.
III – O movimento da Escola Nova promoveu o desprezo das fontes históricas como materiais didáticos.

É falso o que se afirma em:
Alternativas
Q3143145 Pedagogia
A primeira proposta de ensino da História do Brasil apresentava características específicas que influenciaram a forma como a história nacional foi ensinada. Sobre essas características, analise as proposições abaixo:

I – A história era relatada como uma narrativa objetiva e contínua, sem intervenção do narrador.
II – A hierarquização racial foi defendida, com a ideia de superioridade da raça branca sobre os demais grupos.
III – O Estado foi retratado como o principal agente histórico, responsável pelos grandes feitos nacionais.
IV – A narrativa destacava a contribuição cultural e econômica dos africanos e indígenas em igualdade com os europeus.

Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3143146 Pedagogia
Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais – História, destaque a alternativa correta.
Alternativas
Q3143147 Pedagogia
Nas décadas de 80 e 90, o ensino de história passou por importantes questionamentos e transformações. Nesse contexto, identifique a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3143148 Pedagogia
De acordo com Luis Fernando Cerri, a consciência histórica é essencial no ensino de história por estar relacionada à intencionalidade da vida prática humana. Assinale a alternativa que expressa corretamente a definição do autor em relação ao termo em destaque:
Alternativas
Q3143150 Pedagogia
Com base no texto da Lei n.º 10.639/03, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3143154 Pedagogia
De acordo com Marcos Napolitano, em Como Usar o Cinema na Sala de Aula, o papel do professor ao trabalhar filmes em sala é:
Alternativas
Q3143156 Pedagogia
Analise as alternativas abaixo e marque na sequência a alternativa pertinente.

I - Os dispositivos: nota, referência e citação são fundamentais para a prova da história, mas no contexto digital esses elementos são modificados, pois o leitor pode acessar diretamente as fontes e documentos analisados.
II - Impressão, estrutura e formato são aspectos físicos de um livro, não ligados à prova histórica.
III - Disposição, armazenamento e distribuição são elementos-chave para a prova da história.

É falso o que se afirma em:
Alternativas
Q3143157 Pedagogia
Analise os enunciados a seguir, destaque a alternativa que não traz nenhum dado incorreto.
Alternativas
Q3143158 Pedagogia
Para compreender as metodologias do ensino de história, é necessário reportar-se aos instrumentos legais que orientam as ações pedagógicas. Nesse sentido, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de História, analise as afirmativas abaixo, acerca dos temas trabalhados pelos referidos parâmetros.

I - Os temas multidisciplinares envolvem várias disciplinas, mas sem uma articulação conjunta clara, o que não corresponde à proposta dos PCNs.
II - Os temas transversais são aqueles que perpassam diferentes áreas do conhecimento e visam abordar questões sociais relevantes, como cidadania, ética e diversidade.
III - A interdisciplinaridade conecta disciplinas, indo além do conceito de transversalidade.
IV - Os temas transdisciplinares ultrapassam as fronteiras disciplinares, sendo o conceito principal explicitado pelos PCNs.

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q3143159 Pedagogia
Sobre as diferentes linguagens no ensino de história, analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa correta
Alternativas
Q3143160 Pedagogia
Em relação aos conhecimentos históricos contemporâneos, analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa pertinente.

[ ] A prática historiográfica mudou significativamente entre os séculos XIX e XXI, tanto na coleta de fontes quanto na redação acadêmica.
[ ] Por meio da escrita acadêmica é possível materializar na íntegra a pesquisa histórica, a partir de fontes fidedignas.
[ ] Os conceitos fontes primárias e fontes secundárias são considerados menos hierárquicos e mais amplos do que fontes diretas e fontes indiretas.
[ ] O ofício do historiador atualiza-se continuamente e, com isso, novas possibilidades vão sendo traçadas a cada momento.
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: C
5: D
6: B
7: C
8: B
9: C
10: E
11: B
12: D
13: D