Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP 2025 para Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História
Foram encontradas 8 questões
I - Do ponto de vista historiográfico, os trabalhos sobre as disciplinas escolares dedicaram-se, sobretudo até a década de 70, ao estudo da instituição escolar, das políticas educacionais e do pensamento pedagógico como contextos explicativos para os conteúdos ensinados nas escolas e para as metodologias aplicadas a este ensino.
II - Essa forma de abordagem da história das disciplinas e do ensino mostrava, de fato, sua vinculação com uma tradição historiográfica que via o Estado como o centro do processo histórico e, evidentemente, privilegiava fontes que a ele estivessem ligadas.
I – As estratégias traçadas tem por base uma trajetória estratégico-tática que contribui para que o professor que não é pesquisador nem especialista possa compreender certas técnicas e procedimentos que poderão ser empregados no dia a dia docente.
II – De forma prática, são analisadas mais de uma centena de obras cinematográficas.
III – Na obra, há preferência pelo cinema ficcional, cujo conteúdo e cuja utilização em sala de aula têm sido menos discutidos do ponto de vista didático-pedagógico.
São verdadeiras as afirmativas, em consonância com a perspectiva do autor supracitado:
Dentro desse contexto, essa realidade deve ser encarada de acordo com os predicativos abaixo, EXCETO:
I - A BNCC é a norma que regulamenta as aprendizagens essenciais que devem ser trabalhadas nas escolas do Brasil, sejam públicas ou privadas, desde a educação infantil até o ensino médio. A norma indica a interdisciplinaridade e a transversalidade como elementos importantes da educação.
II - Entre os diversos tempos históricos, o período da Antiguidade é contemplado pela BNCC mais especificamente no 5o e nos 6o anos do ensino fundamental. A ideia é colocar em pauta o registro das primeiras sociedades e a construção da Antiguidade Clássica, para depois compará- las com outras sociedades e concepções de mundo.
I – A organização dos conteúdos deve obedecer o princípio da linearidade.
II – É preciso que os conteúdos sejam analisados e abordados de modo a formarem uma rede de significados.
III - Um desenho curricular pode ser, portanto, composto de uma pluralidade de pontos, ligados entre si por uma pluralidade de ramificações ou caminhos, em que nenhum ponto (ou caminho) é privilegiado em relação a um outro, nem subordinado, de forma única, a qualquer um.