Questões de Concurso Público IF-RJ 2015 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 19 questões
- A atuação de um perito é completa, pois ele julga, defende e acusa. - Um profissional é considerado perito quando se especializa em determinado ramo ou assunto, ou seja, tem experiência e/ou habilidade em determinada atividade. - Compete ao perito examinar e relatar fatos de natureza específica e caráter permanente de esclarecimento necessário em um processo.
As afirmativas são respectivamente:
I. É dever do fonoaudiólogo inscrito no conselho recusar-se a exercer a profissão quando as condições de trabalho não forem dignas, seguras e salubres. II. Considera-se infração ética permitir que pessoas não habilitadas realizem práticas fonoaudiológicas ou valer-se dessas para substituir-se em sua atividade. III. Constituem direitos gerais dos inscritos, nos limites de sua competência e atribuições: exercício da atividade sem ser discriminado.
Assinale:
- Organiza uma linha de cuidados integrais (promoção, prevenção, tratamento e reabilitação) que perpasse todos os níveis de atenção promovendo, dessa forma, a inversão do modelo de atenção aos pacientes. - Permite definir critérios técnicos mínimos para o funcionamento e a avaliação dos serviços que realizam reabilitação auditiva. - Promove uma cobertura restrita no atendimento aos pacientes portadores de deficiência auditiva no Brasil, garantindo o acesso para aqueles pacientes que apresentem perdas auditivas severas e profundas.
As afirmativas são respectivamente:
I. A prevenção como ação prioritária da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) tem como característica fundamental o seu caráter transformador através do compromisso ético em busca da melhoria dos ambientes e processos de trabalho levando em consideração as particularidades de cada trabalhador. II. A prevenção pressupõe identificação de situação de risco, vulnerabilidade ou de impacto à saúde dos trabalhadores que representem um problema coletivo. III. A prevenção tem como objetivo principal diagnosticar e tratar os fatores determinantes dos problemas de saúde relacionados ao trabalho, num processo de negociação compartilhada para promoção da saúde.
Assinale:
- É importante caracterizar as queixas e sintomas quanto ao tempo de duração, momentos e formas de instalação, fatores de melhora e piora e variações no tempo. - O início dos sintomas é insidioso, com predominância nos finais de jornada de trabalho ou no fim da semana e diminuição após repouso noturno ou nos finais de semana. - Para o diagnóstico do distúrbio de voz relacionado ao trabalho devem ser levados em consideração apenas os aspectos de história clínica, ocupacional e epidemiológica e a avaliação médica clínica e de laringe.
As afirmativas são respectivamente:
Art. 1º – É permitido ao Fonoaudiólogo atuar judicial ou extrajudicialmente como perito em assuntos de sua competência.
Para um fonoaudiólogo ser perito em fonoaudiologia exige-se que:
I. Os sintomas mais frequentes são: cansaço ao falar, rouquidão, garganta/boca seca, esforço ao falar, falhas na voz, perda de voz, pigarro, instabilidade ou tremor na voz, ardor na garganta/dor ao falar, voz mais grossa, falta de volume e projeção vocal, perda na eficiência vocal, pouca resistência ao falar, dor ou tensão cervical. II. O início dos sintomas geralmente é súbito, com predominância nos finais de jornada de trabalho ou no fim da semana com permanência destes nos finais de semana. III. Os sintomas estão presentes continuadamente durante a jornada de trabalho ou durante todo o dia, sem recuperação, mesmo com repouso vocal.
Assinale: