O capital intelectual é fruto das transformações nos campos da tecnologia da informação, comunicação e mídia, que traz benfeitorias intangíveis para as organizações, capacitando seu funcionamento e a elaboração de programas de tecnologia educacional. Para tanto, avalie se ele pode ser dividido nas seguintes categorias:
I. Capital humano - composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos funcionários mais os valores, a cultura e a filosofia da empresa ou da instituição de ensino.
II. Capital estrutural - formado pelos equipamentos de informática, softwares, banco de dados, patentes, marcas registradas, relacionamento com os clientes e tudo o mais da capacidade organizacional que apoia a produtividade dos trabalhadores.
III. Capital transintelectual - constituído por informação transformada em conhecimento que se agrega àqueles que o funcionário já possui e é chamado de conhecimento tático e conhecimento explícito para alargar a competitividade das empresas e das instituições de ensino.
IV. Capital multicultural - conjunto de requisitos para a relação intrapessoal, conhecimentos sociais, que antes não eram considerados importantes, são hoje pré-requisitos básicos para a empregabilidade do trabalhador.
V. Capital científico - complexo de escolhas de funcionários que tenham performance acima da media dos concorrentes e dos seus pares para atingir metas além do senso comum, trazendo bons resultados para as pesquisas cientificas.