Questões de Concurso Público IF-AL 2013 para Professor - História

Foram encontradas 50 questões

Q308649 História
No começo do século XX, a Rússia vivia um momento histórico em que as desigualdades sociais instaladas fizeram com que camponeses e operários se mobilizassem politicamente. Nos campos, os trabalhadores rurais viviam em condições lastimáveis legitimadas por um governo que preservava os privilégios feudais da classe aristocrática. Diante desse quadro, diversos grupos políticos e sociais se uniram objetivando a queda do regime czarista e deflagrando a Revolução Russa em 1917. Sobre esses segmentos que participaram ativamente do processo revolucionário russo de 1917, indique a alternativa correta:
Alternativas
Q308650 História
A Revolução Russa de 1917 marca o inicio de uma experiência cujos reflexos se fazem sentir ainda hoje. Esse movimento representou uma grande ruptura econômica, politica e social, sem precedentes, possibilitando, apesar das mais variadas pressões externas, a superação de um atraso até então secular do povo russo. Sobre esse fato, considere as seguintes preposições:

I. Embasada ideologicamente nos fundamentos liberais, a Revolução Russa de 1917 consolidou o primeiro Estado socialista, representativo das aspirações do proletariado.

II. O movimento revolucionário agregou em si, diferentes segmentos sociais, da burguesia ao campesinato, tendo neste último o principal mentor do processo de tomada ao poder.

III. Na queda do regime czarista e deflagração da Revolução Russa em 1917, houve a participação de líderes, grupos e organizações de oposição com divergências na estratégia de encaminhamento do movimento.

IV. Stalin e Trotsky divergiram quanto aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o “socialismo em um só país”, ao passo que o segundo propôs a “revolução permanente”.

Podemos considerar falsas apenas as seguintes afirmativas:
Alternativas
Q308651 História
A estagnação econômica a partir de meados da década de 1970, aliada à corrida armamentista, colocaram em evidência as deficiências e distorções estruturais da sociedade soviética e a necessidade de reformas urgentes. No entanto, foi em 1985, com a entrada de Mikhail Gorbatchev, que a União Soviética passou por bruscas alterações políticas, econômicas e sociais. Ciente dos problemas pelos quais o país passava, Gorbatchev propôs diversas mudanças na União Soviética, que terminaram levando ao colapso do bloco socialista. Acerca da falência desse modelo de Estado implantado a partir da Revolução Russa de 1917, indique a alternativa correta:
Alternativas
Q308652 História
Iniciada a partir da segunda metade do século XIX, a efetiva partilha da África atingiu seu ponto máximo na Conferência de Berlim (1884-1885), da qual participaram quatorze países europeus, Estados Unidos e Rússia. Já a conquista da Ásia se deu no decorrer do século XIX e início do século XX, onde as nações europeias, Estados Unidos e também o Japão, tomaram territórios, entraram em disputas coloniais e impuseram seu domínio direto ou indireto a essa parte do mundo. Sobre a ação imperialista nesses dois continentes, escolha a alternativa incorreta:
Alternativas
Q308653 História
A partir do século XIX, os Estados Unidos da América do Norte passaram a vivenciar um grande desenvolvimento econômico, fato esse que colocaria essa nação entre as grandes potências no século posterior. Analise as afirmativas abaixo que tratam desse episódio da história norte-americana e julgue-as em certo ou errado:

( ) O grande número de imigrantes provocaram um crescimento populacional e ao trabalharem na agricultura, aplicando novas técnicas provenientes dos seus países de origem, aumentaram a eficiência agrícola.

( ) Institucionalmente estabeleceram-se regras para a apropriação das terras, bem como as regras de convivência entre os vários Estados, que contribuiu para o sucesso da atividade econômica nesse pais.

( ) A ausência de tarifas protetoras contra o mercado externo e a unificação do mercado interno devido à melhoria das comunicações e meios de transporte contribuíram para desenvolvimento econômico nesse período.

( ) A necessidade de grande quantidade de matéria-prima para alimentar a indústria têxtil na Inglaterra fomentou a expansão das lavouras algodoeiras e as exportações dos Estados Unidos da América.

( ) O desenvolvimento econômico norteamericano caracterizou-se pela expansão de seus territórios, pela diversificação de sua agricultura e pelo apoio estatal e municipalidades ao implantar uma vasta rede de transportes, construção de estradas, portagens e canais.

A sequência que se apresenta corretamente é a seguinte:
Alternativas
Q308654 História
A Segunda Revolução Industrial aconteceu na segunda metade do século XIX e representou um aprimoramento técnico e científico da Primeira Revolução Industrial da segunda metade do século XVIII. Nessa fase, o processo de industrialização atingiu a Alemanha, Bélgica, França e também outros países fora do continente europeu. São características desse momento do processo de mecanização da produção:

I. Os setores industriais predominantes desse período foram o petroquímico, siderúrgico, bélico, naval e automobilístico;

II. Menor presença do Estado na economia e a internacionalização dos processos de produção;

III. Concentração de empresas, exportação de capitais, busca incessantes de matérias-primas e mercados consumidores e a fusão do capital bancário com o capital industrial;

IV. Na Alemanha e na Itália, verificou-se uma simultaneidade entre a expansão industrial e as unificações politicas, consolidadas na década de 1870;

V. Em relação à classe operária, verificou-se o recrudescimento da exploração da mão de obra com a criação de leis cada vez mais restritivas aos direitos dos trabalhadores.

Estão incorretos apenas os itens:
Alternativas
Q308655 História
A colonização portuguesa e espanhola do século XVI havia se limitado à América. Com raras exceções, as terras africanas e asiáticas não foram ocupadas. Ali, os europeus limitaram-se ao comércio, principalmente o de especiarias e de escravos. Por isso, no século XIX, havia grandes extensões de terras desconhecidas nos dois continentes, que Portugal e Espanha não tinham condições de explorar. Começou então uma nova corrida colonial envolvendo outras potências europeias, sobretudo as que haviam passado por uma transformação industrial, como Inglaterra, Bélgica, França, Alemanha e Itália. É nesse contexto que tem inicio o Imperialismo, que se caracterizou:
Alternativas
Q308656 História
Sobre as consequências oriundas do processo de conquista e colonização por parte das nações industrializadas europeias, Estados Unidos e Japão, conhecido como Imperialismo, julgue os itens abaixo em verdadeiro ou falso:

( ) Foi importante para que o sistema capitalista fizesse a passagem do conteúdo liberal ao monopolista.

( ) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.

( ) impediu a transferência de tecnologia para essas regiões, estimulando a indústria artesanal.

( ) contribuiu para uma melhor distribuição igualitária dos monopólios de capitais e para o aumento sensível da produção industrial nas décadas finais do século XIX e inicio do século XX.

( ) estimulou a implantação da política econômica mercantilista, favorável à acumulação de capitais nas respectivas Metrópoles.

A sequência correta correspondente é:
Alternativas
Q308657 História
Entre os anos de 1820 – 1850, os Estados Unidos incorporam extensas áreas ao seu território e suas fronteiras estenderam-se do Atlântico ao Pacifico. Esse processo legou ao país sua atual formação territorial. Esse alargamento das fronteiras norte-americanas deveu-se, exceto:
Alternativas
Q308658 História
A presença dos negros africanos e de seus descendentes na América portuguesa não apenas possibilitou a construção de um processo histórico extremamente singular, como também ressaltou especificidades únicas na formação da sociedade e da cultura brasileira. Sobre esse tema, é possível aferir que:
Alternativas
Q308659 História
O movimento revolucionário francês de 1789 conheceu várias fases; uma dessas foi o período conhecido como Convenção nacional (1792-1795), que se caracterizou, exceto:
Alternativas
Q308660 História
Em 26 de agosto de 1789, a Assembleia Nacional Constituinte aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento que serviu de referência para a elaboração de outros similares, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, formulada pela ONU, no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial. Considerando as principais concepções politicas produzidas pelo movimento francês de 1789, pode-se afirmar que este documento expressou:
Alternativas
Q308661 História
Imagem 001.jpg

A leitura mais coerente que é possível fazer a respeito do movimento revolucionário russo de 1917 e do fim da URSS, com base na imagem acima, é a seguinte:
Alternativas
Q308662 História
Foi a partir do século XV, com as grandes navegações, que a história dos povos africanos sofreu uma mudança radical. Afinal entre os séculos XVI a XIX, aproximadamente 12 milhões de indivíduos nascidos no continente africano, ao serem desenraizados e transplantados para diversas regiões da América no contexto do tráfico atlântico, foram vitimas da maior migração forçada da história da sociedade. Sobre a presença africana nas terras do Novo Mundo, analise as seguintes afirmativas:

I - A transfusão de padrões culturais africanos para a América ocorreu à revelia do elemento colonizador.

II - É incorreto afirmar que a presença africana na América espanhola teve a mesma equivalência que na América portuguesa.

III- A presença do elemento africano na porção americana do Império português, com exceção da parte sul do território, ajudou a forjar a sociedade colonial nessa parte do continente.

IV- Assim como ocorreu com os povos indígenas, cujo desenraizamento de múltiplas etnias não eliminou tradições, costumes e rituais, homens e mulheres africanos trazidos para América foram capazes de preservar na integra elementos de sua cultura ancestral.

V – A diversidade das complexas e heterogêneas sociedades africanas foi dissolvida, na perspectiva dos colonizadores, no contexto do tráfico atlântico e da própria escravidão.

Estão corretas apenas:
Alternativas
Q308663 História
Acerca da África e dos povos africanos no contexto do tráfico atlântico, indique a única proposição incorreta:
Alternativas
Q308664 História
A incorporação da América Latina ao sistema capitalista mundial se dá após os movimentos de independência e ocorre dentro de um contexto histórico e estrutural. A partir da segunda metade do século XIX, ocorre a entrada maciça de capitais estrangeiros na região, notadamente ingleses e posteriormente norteamericanos; colocando a América latina sob a hegemonia do capital internacional. A ideia de independência nessa parte do continente torna-se então, relativa e a região entra diretamente na rota dos interesses imperialistas que caracterizou esse século. Analise as proposições sobre esse fato e assinale a que for falsa:
Alternativas
Q308665 História
“A história moderna termina em 1789, com aquilo que a Revolução batizou de ‘Antigo Regime’. [...] 1789 é a chave para o antes e para o depois. Separe-os, e, portanto, os define, os ‘explica.”
(FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989. P. 17)

Através do texto acima, de François Furet, nos é possível perceber que, passados mais de 200 anos da Revolução Francesa, não há duvidas sobre o seu significado histórico e sua importância, particularmente para o mundo ocidental.

Acerca desse episódio da história ocidental, considere as afirmativas abaixo e escolha a que for verdadeira:
Alternativas
Q308666 História
Sobre a Conspiração dos Iguais ocorrida durante o governo do Diretório, (1795-1799) um movimento dos sans- culottes, liderado por Graco Babeuf, NÃO é possível afirmar que:
Alternativas
Q308667 História
A era Vargas foi marcada por períodos conturbados e contraditórios, assim, podemos afirmar que no período Vargas ocorreu:
Alternativas
Q308668 História
Para muitos cientistas econômicos, os anos 80 foram chamados de “década perdida”. Todavia, politicamente a sociedade brasileira vivenciou significativos avanços do ponto de vista da democracia.
Leia e assinale a alternativa que evidencia as contradições ocorridas na década citada.

I. A prioridade dada pela constituição de 1988 aos direitos de cidadania e o malogro dos planos de estabilização econômica.

II. A intensa participação da sociedade civil no debate político e a derrota na emenda Dante de Oliveira.

III. Exigências de saneamento do Estado e as expectativas de atendimento das demandas sociais.

IV. A liberalização política e a discussão das demandas sociais e das políticas públicas destinadas a resolução de problemas sociais secularmente existentes.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: E
5: E
6: E
7: E
8: D
9: C
10: C
11: D
12: E
13: C
14: E
15: E
16: C
17: D
18: A
19: B
20: E