Questões de Concurso Público CEFET-MG 2022 para Técnico de Laboratório - Área Eletromecânica
Foram encontradas 12 questões
As questões (01) e (02) referem-se ao texto a seguir.
A gente é a língua que a gente fala
Às vezes a gente não se dá conta, mas o mal-estar fica ali, triangulando entre cérebro, estômago e boca: quer dizer que falamos errado? O idioma que aprendemos no berço não passa de uma versão bastarda de certa língua para sempre estrangeira?
Me refiro ao estrago que a brigada de guardiães da “norma curta” faz à nossa autoestima cultural e à qualidade do ensino de português em nossas escolas.
Para as patrulhas da norma-padrão, armadas de canetas vermelhas, o português brasileiro é um coitado sem modos e cheio de vícios que não consegue largar, por mais cascudos que a gente aplique em sua cabeça dura.
Usar “a gente” no lugar de “nós”, como fiz na primeira linha da coluna e voltei a fazer na frase anterior, é um dos sinais da suposta deterioração da língua que esses puristas extemporâneos (século 21, oi!) gostam de apontar.
Na vida real, a gente adora falar “a gente”. Sim, a gente briga, diz tanta coisa que não quer dizer, mas “a gente” é uma coisa que a gente quase sempre quer dizer. Porque a gente não tem cara de babaca — ou tem?
Verdade que, quando está escrevendo, a gente costuma se policiar. Ninguém quer perder ponto na prova, caramba. Às vezes escapa um “a gente” escrito, mas não era pra escapar. A gente sabe que no fundo está errado, que isso de “a gente” é um troço informal, tipo uma gíria, que não cabe na norma culta, certo?
Errado. Ou melhor, a carga de informalidade de “a gente” é obviamente maior que a de “nós”. O que não faz sentido é tentar expulsar da norma culta tudo o que é informal, como se só coubesse nela o livresco, o empertigado, o que fica distante da fala e se mete arranhando por ouvidos e almas.
Isso revela imensa ignorância sobre o que é uma língua e em especial sobre o português brasileiro, dono de uma história que merece respeito.
(Sérgio Rodrigues. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/)
A passagem do texto que se assemelha ao uso da expressão “a gente”, como explicado no 4º parágrafo, é:
As questões (01) e (02) referem-se ao texto a seguir.
A gente é a língua que a gente fala
Às vezes a gente não se dá conta, mas o mal-estar fica ali, triangulando entre cérebro, estômago e boca: quer dizer que falamos errado? O idioma que aprendemos no berço não passa de uma versão bastarda de certa língua para sempre estrangeira?
Me refiro ao estrago que a brigada de guardiães da “norma curta” faz à nossa autoestima cultural e à qualidade do ensino de português em nossas escolas.
Para as patrulhas da norma-padrão, armadas de canetas vermelhas, o português brasileiro é um coitado sem modos e cheio de vícios que não consegue largar, por mais cascudos que a gente aplique em sua cabeça dura.
Usar “a gente” no lugar de “nós”, como fiz na primeira linha da coluna e voltei a fazer na frase anterior, é um dos sinais da suposta deterioração da língua que esses puristas extemporâneos (século 21, oi!) gostam de apontar.
Na vida real, a gente adora falar “a gente”. Sim, a gente briga, diz tanta coisa que não quer dizer, mas “a gente” é uma coisa que a gente quase sempre quer dizer. Porque a gente não tem cara de babaca — ou tem?
Verdade que, quando está escrevendo, a gente costuma se policiar. Ninguém quer perder ponto na prova, caramba. Às vezes escapa um “a gente” escrito, mas não era pra escapar. A gente sabe que no fundo está errado, que isso de “a gente” é um troço informal, tipo uma gíria, que não cabe na norma culta, certo?
Errado. Ou melhor, a carga de informalidade de “a gente” é obviamente maior que a de “nós”. O que não faz sentido é tentar expulsar da norma culta tudo o que é informal, como se só coubesse nela o livresco, o empertigado, o que fica distante da fala e se mete arranhando por ouvidos e almas.
Isso revela imensa ignorância sobre o que é uma língua e em especial sobre o português brasileiro, dono de uma história que merece respeito.
(Sérgio Rodrigues. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/)
A partir da leitura do texto, infere-se, a respeito das variedades linguísticas, que:
I- A língua modifica-se naturalmente com o tempo.
II- É preciso considerar as diferenças entre o português europeu e o português brasileiro.
III- A relação entre norma culta e informalidade da língua deve ser considerada em termos de graus e não como dicotomias distintas.
IV- A norma culta é um modelo do bem falar e escrever que tem como referência a forma como falam e escrevem as pessoas cultas na época atual.
Estão corretas apenas as afirmativas
As questões (03) e (04) referem-se ao texto a seguir.
Embora tenha construído uma carreira artística com obras muito mais apreciadas e debatidas por adultos, Tarsila do Amaral é ainda hoje dona de uma popularidade que a faz ser conhecida inclusive por crianças em estágios iniciais da educação. De 1928, Abaporu provavelmente é a pintura mais reproduzida pelos pequenos em suas primeiras experiências em aulas de Artes. É para este público que é feito “Tarsilinha”, animação em longa-metragem com direção da dupla Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, a mesma de “Peixonauta: O Filme”. Ainda assim, os responsáveis adultos que acompanharão os rebentos nas sessões de cinema e futuras exibições em streaming de alguma forma serão contemplados. A premissa inclusive sinaliza para aquele que é um dos grandes temores de indivíduos em um estágio avançado da vida, sendo a perda progressiva da memória. A pequena Tarsilinha (na voz de Alice Barion) passa a maior parte do dia aos cuidados de sua mãe (voz de Maira Chasseroux), que repentinamente tem um “apagão mental” ao perder objetos pessoais de grande importância emocional. A aventura começa quando Tarsilinha parte por conta própria em uma viagem para reaver os souvenires, parando em destinos que reproduzem um sem número de cenários e personagens eternizados nas telas de Tarsila do Amaral. Apesar da ideia original e da valorização de uma matéria-prima nacional, falta a “Tarsilinha” um roteiro que fosse capaz de ir além de frases feitas e diminutivos. Além do mais, fãs da Tarsila do Amaral podem não ser conquistados em cheio pela técnica animada aqui aplicada, uma junção de 2D e 3D que não confere vivacidade e contraste à concepção minimalista.
Entrevista com os diretores Célia Catunda e Kiko Mistrorigo sobre “Tarsilinha” (Disponível em: https://cineresenhas.com.br/2022/03/21/resenha-critica-tarsilinha-2021/. Acesso em 02 mai.2022)
“Apesar da ideia original e da valorização de uma matéria-prima nacional, falta a “Tarsilinha” um roteiro que fosse capaz de ir além de frases feitas e diminutivos. Além do mais, fãs da Tarsila do Amaral podem não ser conquistados em cheio pela técnica animada aqui aplicada, uma junção de 2D e 3D que não confere vivacidade e contraste à concepção minimalista”.
Considerando as características do gênero resenha, esse trecho exerce a função de:
As questões (03) e (04) referem-se ao texto a seguir.
Embora tenha construído uma carreira artística com obras muito mais apreciadas e debatidas por adultos, Tarsila do Amaral é ainda hoje dona de uma popularidade que a faz ser conhecida inclusive por crianças em estágios iniciais da educação. De 1928, Abaporu provavelmente é a pintura mais reproduzida pelos pequenos em suas primeiras experiências em aulas de Artes. É para este público que é feito “Tarsilinha”, animação em longa-metragem com direção da dupla Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, a mesma de “Peixonauta: O Filme”. Ainda assim, os responsáveis adultos que acompanharão os rebentos nas sessões de cinema e futuras exibições em streaming de alguma forma serão contemplados. A premissa inclusive sinaliza para aquele que é um dos grandes temores de indivíduos em um estágio avançado da vida, sendo a perda progressiva da memória. A pequena Tarsilinha (na voz de Alice Barion) passa a maior parte do dia aos cuidados de sua mãe (voz de Maira Chasseroux), que repentinamente tem um “apagão mental” ao perder objetos pessoais de grande importância emocional. A aventura começa quando Tarsilinha parte por conta própria em uma viagem para reaver os souvenires, parando em destinos que reproduzem um sem número de cenários e personagens eternizados nas telas de Tarsila do Amaral. Apesar da ideia original e da valorização de uma matéria-prima nacional, falta a “Tarsilinha” um roteiro que fosse capaz de ir além de frases feitas e diminutivos. Além do mais, fãs da Tarsila do Amaral podem não ser conquistados em cheio pela técnica animada aqui aplicada, uma junção de 2D e 3D que não confere vivacidade e contraste à concepção minimalista.
Entrevista com os diretores Célia Catunda e Kiko Mistrorigo sobre “Tarsilinha” (Disponível em: https://cineresenhas.com.br/2022/03/21/resenha-critica-tarsilinha-2021/. Acesso em 02 mai.2022)
Na frase “Ainda assim, os responsáveis adultos que acompanharão os rebentos nas sessões de cinema e futuras exibições em streaming de alguma forma serão contemplados”, o termo em destaque estabelece uma relação de
A questão (05) refere-se ao texto abaixo.
DIA DA EDUCAÇÃO: ter ensino superior amplia chances de crescimento salarial, revela pesquisa Mercado de trabalho busca profissionais com diploma
Hoje, 28 de abril, é o Dia da Educação. A data convida a sociedade a refletir sobre a importância do tema. Dentre as muitas formas de educar, o consenso atribui a essa palavra o ato de desenvolver um indivíduo para a formação cidadã.
A longo prazo, a educação é capaz de assegurar oportunidades e competividade na conquista e manutenção de um emprego, com melhores salários e cargos. Para a pedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia da Anhanguera, Camila Fortuna, à medida que a taxa de escolaridade da população aumenta é natural que o mercado de trabalho também amplie seu nível de exigência na qualificação da mão de obra. “Os cargos disponíveis no mercado de trabalho exigem um diploma de nível superior. Com isso, a busca por uma carreira estável e bem-sucedida está atrelada à qualificação profissional oferecida em uma faculdade”, afirma.
Estado de Minas, Educação, 28/04/2022. Acesso em 01 mai. 2022 (adaptado).
Considerando o discurso e o tipo e gênero do texto, avalie as assertivas a seguir.
I- As aspas presentes em “Os cargos disponíveis no mercado de trabalho exigem um diploma de nível superior. Com isso, a busca por uma carreira estável e bem-sucedida está atrelada à qualificação profissional oferecida em uma faculdade” indicam o discurso de um locutor distinto do autor do texto.
II- O texto mescla, em sua composição, discurso direto e indireto.
III- A notícia publicada no jornal Estado de Minas foi escrita usando, predominantemente, o tipo textual injuntivo.
IV- O gênero notícia tem por objetivo principal refutar uma tese.
Estão corretas apenas as afirmativas
As questões (06) e (07) referem-se ao texto a seguir.
QUINHO. Fake news. Disponível em: https://www.em.com.br/app/charge/2022/04/10/interna_ charge,1358984/fake-news.shtml. Acesso em 28 abr. 2022.
Analise as seguintes afirmativas que se referem à crítica apresentada no texto.
I- A charge critica o comportamento gregário e pouco reflexivo do homem moderno.
II- A disseminação de informações falsas na contemporaneidade motiva o discernimento da população.
III- A sociedade moderna tem acesso a uma enxurrada de informações.
IV- As fake news são usadas como estratégia de convencimento das massas.
Estão corretas apenas as afirmativas
As questões (06) e (07) referem-se ao texto a seguir.
QUINHO. Fake news. Disponível em: https://www.em.com.br/app/charge/2022/04/10/interna_ charge,1358984/fake-news.shtml. Acesso em 28 abr. 2022.
A charge se apoia numa figura de linguagem expressa graficamente que é denominada
As questões (08) e (09) referem-se ao texto a seguir.
Redação do Enem anuncia que vem aí um país muito mal escrito
Ademais, eu sempre quis escrever um texto que começasse com “ademais” e faço isso agora não por um capricho, não para imitar João Ubaldo que começou outro com “Aliás”, mas porque acabou de sair o resultado das provas de redação do Enem 2021. De novo deu o mesmo pão com ovo – uma das palavras favoritas dos estudantes que tiraram a nota mil do concurso foi justo o “ademais”.
“Ademais” transpira afetação ultrapassada e todo ano, masoquista que sou, procuro por ele no vestibular que define os futuros líderes do país. O tadinho está sempre lá em seu brilhareco constrangedor, um tantinho espantado com a súbita lembrança por gente tão jovem.
O resultado é aborrecidíssimo, mas quem segue a ordem unida da introdução, do desenvolvimento e da conclusão, a marcha militar ensinada nas apostilas, é consagrado com o mil da nota mil. As redações parecem iguais, “ademais” ribombando orgulho para tudo que é lado, polissílabos gigantescos – tudo indicando para o futuro de um país muito mal escrito.
(Joaquim Ferreira dos Santos. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em 19 abr. 2022)
O autor começou o texto com o advérbio “ademais” porque desejava
As questões (08) e (09) referem-se ao texto a seguir.
Redação do Enem anuncia que vem aí um país muito mal escrito
Ademais, eu sempre quis escrever um texto que começasse com “ademais” e faço isso agora não por um capricho, não para imitar João Ubaldo que começou outro com “Aliás”, mas porque acabou de sair o resultado das provas de redação do Enem 2021. De novo deu o mesmo pão com ovo – uma das palavras favoritas dos estudantes que tiraram a nota mil do concurso foi justo o “ademais”.
“Ademais” transpira afetação ultrapassada e todo ano, masoquista que sou, procuro por ele no vestibular que define os futuros líderes do país. O tadinho está sempre lá em seu brilhareco constrangedor, um tantinho espantado com a súbita lembrança por gente tão jovem.
O resultado é aborrecidíssimo, mas quem segue a ordem unida da introdução, do desenvolvimento e da conclusão, a marcha militar ensinada nas apostilas, é consagrado com o mil da nota mil. As redações parecem iguais, “ademais” ribombando orgulho para tudo que é lado, polissílabos gigantescos – tudo indicando para o futuro de um país muito mal escrito.
(Joaquim Ferreira dos Santos. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em 19 abr. 2022)
Nessa crônica, os recursos linguísticos usados na apresentação da tese foram:
As questões (10) e (11) referem-se ao texto a seguir.
O aprendizado da angústia
Marcia Tiburi
Acha-se num dos contos de Grimm uma narrativa sobre um moço que saiu a aventurar-se pelo mundo para aprender a angustiar-se. Deixemos esse aventureiro seguir o seu caminho, sem nos preocuparmos em saber se encontrou ou não o terrível. Ao invés disso, quero afirmar que essa é uma aventura pela qual todos têm de passar: a de aprender a angustiar-se, para que não venham a perder, nem por jamais terem estado angustiados nem por afundarem na angústia; por isso, aquele que aprender a angustiar-se corretamente, aprendeu o que há de mais elevado.
Soren Kierkegaard – O conceito de Angústia
A angústia nos coloca [...] a questão de nossa presença no mundo. Não se trata apenas da pergunta pelo que somos, ou o que fazemos, mas o que estamos experimentando. O que recebemos, damos e “levamos” dessa vida? O que é realmente importante? O que realmente pode ou deve ser vivido? Como vivemos diante do fato de que estamos necessariamente relacionados a nós mesmos, além de estarmos relacionados aos outros e à alteridade como lugar da diferença?
Bem vivida, a angústia é a chance de estabelecer uma relação autêntica com a gente mesmo. Com o que somos. Ela envolve uma autopedagogia pessoal. Nela é que podemos nos perguntar “como me relaciono comigo mesmo?”, que é algo bem mais complexo do que a crença em um “autoconhecimento”. É a angústia que pode nos dar as condições de fazer a pergunta “como me torno quem eu sou?”.
E me faz saber que não posso responder a ela se não avaliar as demandas, as imposições, as ordens e os modismos que me afastam de mim. É a angústia, portanto, que me devolve a mim mesmo. Que evita a alienação à qual nos convida o nosso tempo sombrio.
TIBURI, Marcia. O aprendizado da angústia. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/oaprendizado-da-angustia/. Acesso em 28 abr. 2022.
A epígrafe do texto se relaciona com a tese defendida pela autora por
As questões (10) e (11) referem-se ao texto a seguir.
O aprendizado da angústia
Marcia Tiburi
Acha-se num dos contos de Grimm uma narrativa sobre um moço que saiu a aventurar-se pelo mundo para aprender a angustiar-se. Deixemos esse aventureiro seguir o seu caminho, sem nos preocuparmos em saber se encontrou ou não o terrível. Ao invés disso, quero afirmar que essa é uma aventura pela qual todos têm de passar: a de aprender a angustiar-se, para que não venham a perder, nem por jamais terem estado angustiados nem por afundarem na angústia; por isso, aquele que aprender a angustiar-se corretamente, aprendeu o que há de mais elevado.
Soren Kierkegaard – O conceito de Angústia
A angústia nos coloca [...] a questão de nossa presença no mundo. Não se trata apenas da pergunta pelo que somos, ou o que fazemos, mas o que estamos experimentando. O que recebemos, damos e “levamos” dessa vida? O que é realmente importante? O que realmente pode ou deve ser vivido? Como vivemos diante do fato de que estamos necessariamente relacionados a nós mesmos, além de estarmos relacionados aos outros e à alteridade como lugar da diferença?
Bem vivida, a angústia é a chance de estabelecer uma relação autêntica com a gente mesmo. Com o que somos. Ela envolve uma autopedagogia pessoal. Nela é que podemos nos perguntar “como me relaciono comigo mesmo?”, que é algo bem mais complexo do que a crença em um “autoconhecimento”. É a angústia que pode nos dar as condições de fazer a pergunta “como me torno quem eu sou?”.
E me faz saber que não posso responder a ela se não avaliar as demandas, as imposições, as ordens e os modismos que me afastam de mim. É a angústia, portanto, que me devolve a mim mesmo. Que evita a alienação à qual nos convida o nosso tempo sombrio.
TIBURI, Marcia. O aprendizado da angústia. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/oaprendizado-da-angustia/. Acesso em 28 abr. 2022.
As perguntas feitas por Marcia Tiburi em seu texto pretendem
Convite
Poesia é... brincar com as palavras
como se brinca com bola,
papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
PAES, José Paulo. Poemas para brincar. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1991.
Ao comparar a poesia à brincadeira, José Paulo Paes defende que a escrita é uma atividade