Questões de Concurso Público SEEDUC-RJ 2012 para Diretor de Unidade Escolar

Foram encontradas 16 questões

Q283627 Pedagogia
No modelo do sistema padronizado, o trabalho em uma escola pode ser dividido em função, atividade, tarefa e passo. Neste contexto, a etapa atividade corresponde a:

Alternativas
Q283628 Pedagogia
O indicador Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS) tem como objetivo mensurar o desempenho da escola no cumprimento de sua:

Alternativas
Q283639 Pedagogia
O Plano Estadual de Educação (Lei 5597/09) definiu objetivos e metas para a Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro. Entre esses objetivos e metas, apontamos a promoção gradativa da educação integral nas unidades escolares da rede pública estadual no prazo de:

Alternativas
Q283640 Pedagogia
No Brasil, nos anos 70 do século XX, em nível da política educacional oficial, a orientação escolanovista cede lugar à tendência tecnicista. Todavia, a aplicação da metodologia tecnicista não configura uma postura tecnicista do professor, o exercício profissional continua mais para uma postura eclética em torno de princípios pedagógicos:

Alternativas
Q283641 Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais sinalizam para a necessidade de a escola estar atenta às demandas da sociedade na atualidade. Esta orientação remete para a prática de a escola tratar das questões que interferem no dia a dia do aluno em seu contexto, como de modo geral na vida social. Ao conjunto destas questões chamamos de temas transversais. Os temas transversais – ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação cultural – resgatam para o currículo a visão de que a educação também tem por finalidade:

Alternativas
Q283642 Pedagogia
O Art. 23 da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a educação básica poderá se organizar em ciclos. Em conformidade com esta Lei, a adoção da organização em ciclos, como em outras formas de organização, deverá a ter por interesse:

Alternativas
Q283643 Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem importantes fontes de subsídios as tomadas de decisões na definição do currícu- lo por parte das equipes pedagógicas e professores, principalmente aqueles que se encontram mais afastados dos grandes centros de produção de conhecimento pedagógico. Os PCNs como proposta se configuram por uma natureza:

Alternativas
Q283644 Pedagogia
O Plano Estadual de Educação (Lei 5597/09) definiu objetivos e metas para a Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro. Entre esses objetivos e metas apontamos a ampliação, progressiva, no prazo de 5 anos, da carga horária na Educação Básica das disciplinas, de forma a que a matriz curricular passe a ter:

Alternativas
Q283645 Pedagogia
O estudo e a leitura atenta dos Parâmetros Curriculares Nacionais nos levam a considerar que constituem uma proposta que se funda na concepção de que a aprendizagem se constrói por um processo cognitivo com base na:

Alternativas
Q283646 Pedagogia
Diz-se que Pedro Álvares Cabral “descobriu" o Brasil. Será que descobriu ou invadiu? E será que foi Cabral ou a classe dominante portuguesa através de Cabral? Diz-se, em História do Brasil, que “expulsamos os estrangeiros": franceses, holandeses, ingleses. E os portugueses não eram estrangeiros? Diz-se que Calabar foi o “traidor da pátria". Traidor da pátria ou dos interesses portugueses? Os desvios que aqui encontramos na História também existem em Matemática, Ciências, Geografia e outras disciplinas (Luckesi).

Com base em Luckesi, em relação ao ensino dos conteúdos, deve-se proceder da seguinte maneira:
Alternativas
Q283647 Pedagogia
Considerando o conceito abrangente de educação definido no Art. 1º da Lei 9394/96, é correto afirmar que este conceito leva em conta uma visão de educação:

Alternativas
Q283648 Pedagogia
O direito à educação e sua compreensão como elemento essencial à formação humana foi uma conquista das camadas populares no século XX. Na cristalização e efetividade desse direito, a conquista do acesso, no caso brasileiro, só se tornou consolidada no final do século XX. Entretanto não basta o acesso, pois a exclusão muitas vezes ocorre dentro da própria escola. Para Luckesi, além do acesso, é preciso garantir:


Alternativas
Q283654 Pedagogia
A oferta de educação nas prisões brasileiras busca referências em um ideário segundo o qual deve-se colocar, em marcha, amplos programas de ensino, com a participação dos detentos, a fim de responder às suas necessidades e aspirações. Todavia, os resultados alcançados são bastante tímidos, devido, entre outros aspectos, ao seguinte fator:

Alternativas
Q283655 Pedagogia
Quando pensamos na população carcerária, a educação que devemos oferecer, além de seus aspectos formais de conteúdos adequados para a formação e maturidade dos educandos, devemos ainda nos preocupar em contribuir para o desenvolvimento da capacidade de recuperação psicológica e social de forma a que estes possam melhor resistir a situações de violência e adversidade, reconstruindo seus laços afetivos, sociais e profissionais. A esta proposta de desenvolvimento de capacidade denominamos:

Alternativas
Q283656 Pedagogia
Na consecução das políticas e programas de educação no meio prisional, a parceria com a UNESCO resgatou sentidos e objetivos mais amplos para a proposta. Entre estas questões maiores, objeto de esforço e aceitação internacional, podemos apontar:

Alternativas
Q283657 Pedagogia
Refletindo sobre a experiência brasileira na promoção da educação da população carcerária, de acordo com Oscar Jara Holliday (2006), devemos considerar que sistematizar uma experiência não é simplesmente descrever uma sequência de eventos, mas constitui fundamentalmente em:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: D
5: A
6: B
7: E
8: B
9: B
10: C
11: B
12: A
13: A
14: C
15: E
16: C