Questões de Concurso Público AL-MA 2022 para Técnico de Gestão Administrativa - Antropólogo

Foram encontradas 16 questões

Q1909309 Antropologia
Os antropólogos da escola evolucionista defendiam a existência de uma hierarquia entre os diversos povos. Segundo essa escola, os povos europeus estavam no topo dessa hierarquia, sendo esses os povos civilizados, enquanto os povos da África, Ásia e Oceania seriam os primitivos e situados na base dessa hierarquia. As demais escolas antropológicas posteriores foram críticas dessa hierarquia estabelecida pelos evolucionistas. Uma das críticas aos pressupostos da escola evolucionista é:
Alternativas
Q1909310 Antropologia
Nos anos de 1884-1885, ocorreu, na capital da Alemanha, a Conferência de Berlim. Nessa conferência estavam presentes as grandes nações europeias para a divisão do continente africano. Na prática, os países industrializados do velho continente estavam reorganizando os mapas e seus domínios territoriais na África. O século XIX foi um século de corrida das nações industrializadas por colônias e foi, nesse mesmo século, que nasceu a antropologia como ciência. O contexto histórico do nascimento da antropologia como ciência foi(foram): 
Alternativas
Q1909311 Antropologia
O antropólogo britânico Edward Evan Evans-Pritchard foi um dos maiores pesquisadores da antropologia no século XX. Produziu uma longa pesquisa sobre Neur, povo que vivia ao sul do rio Nilo. Ficou conhecido como um dos maiores especialistas em populações sudanesas, inclusive foi condecorado com o título de Cavalheiro (Sir), em 1972. As contribuições de suas pesquisas foram importantes na área de:
Alternativas
Q1909313 Antropologia
No século XIX, muitos antropólogos da primeira geração eram partidários da ideia de evolução cultural, segundo a qual os diversos povos espalhados pelo mundo estavam em distintas etapas de evolução cultural. Essa concepção foi superada por demais astrólogos que rejeitaram essa ideia, propondo novas teorias que não defendiam uma hierarquia da cultura ou dos povos. O antropólogo inglês James Frazer defendia a existência de três etapas fundamentais do pensamento e do conhecimento humanos. Segundo James Frazer, as três etapas fundamentais são:
Alternativas
Q1909314 Antropologia
Ao longo dos anos, foram nascendo, na antropologia, diversas escolas com teorias distintas. Algumas já não têm mais representantes na atualidade. As escolas antropológicas estão cronologicamente apresentadas em: 
Alternativas
Q1909316 Antropologia
O antropólogo e professor Eduardo Viveiros de Castro é considerado um dos antropólogos mais influentes do mundo, especialmente no Brasil. Desde o século passado , Viveiros tem produzido uma obra latente e importante sobre os povos indígenas brasileiros. Uma das grandes contribuições das pesquisas realizadas por Eduardo Viveiros, em conjunto com a antropóloga Tânia Stolze Lima , é o conceito de : 
Alternativas
Q1909317 Antropologia
Em meados do século XX, no Reino Unido surgiu uma importante escola antropológica que deixou um grande legado ainda celebrado até hoje. Os antropólogos da Universidade de Manchester contribuíram com importantes avanços metodológicos para a antropologia moderna. Dos itens abaixo, uma característica da escola de Manchester é:
Alternativas
Q1909318 Antropologia
Nobert Elias é um dos grandes pensadores da antropologia no final do século XX e uma de suas obras mais potentes e famosas é O processo civilizador, livro que influenciou muitos pesquisadores e autores. Contudo, uma de suas obras também vastamente utilizada pelos antropólogos é Os estabelecidos e outsiders, resultado de uma de suas pesquisas e publicado pela primeira vez em 1982. Essa obra tem como objeto central:
Alternativas
Q1909319 Antropologia
Foi um dos grandes antropólogos da história, especialmente por combater a ideia de hierarquia de raças, como também a ideia de culturas superiores e culturas inferiores. Notabilizou-se por ser um crítico mordaz da ideia de evolucionismo cultural e foi responsável por defender cultura como conceito plural e relativista. Trata-se de:
Alternativas
Q1909320 Antropologia
As Ciências Sociais dividem-se em três grandes áreas: Ciência Política, Sociologia e Antropologia. Até os anos 2000 , existia apenas o curso de graduação em Ciências Sociais, em que o estudante aprendia sobre as três e, ao final do curso, se especializava em uma dessas áreas.
Desde a segunda década deste século ,algumas universidades já oferecem cursos de graduação de Antropologia, Sociologia e Ciência Política.
A alternativa que apresenta um dos métodos utilizados na pesquisa antropológica é:
Alternativas
Q1909322 Antropologia
A antropóloga norte-americana Margaret Mead foi uma das primeiras mulheres a conquistar um lugar de destaque na antropologia. Mead, ainda na primeira metade do século XX, fez importantes pesquisas na Oceania e no Sudeste asiático, trabalhando com temas como sexualidade, adolescência, educação, influências culturais, socialização de crianças, entre outros . Sua obra '' Sexo e temperamento em três sociedades primitivas'' tem como grande legado:
Alternativas
Q1909323 Antropologia
O livro '' O ramo de ouro do antropólogo'' é uma das primeiras obras clássicas da antropologia. Apesar de ser uma obra de pesquisa sem a realização de um trabalho de campo e observação participante, o autor discorre a partir de uma densa bibliografia e relatos, e consegue produzir uma longa análise sobre símbolos, mitos e crenças comuns em diversos povos. Sem dúvidas, esse livro é uma das três principais obras da escola evolucionista. O autor do livro clássico '' O ramo de ouro é'':
Alternativas
Q1909324 Antropologia
 A antropologia urbana e a sociologia urbana surgiram nas primeiras décadas do século XX, na famosa Escola de Chicago. Até então, a antropologia dedicava-se, em quase sua totalidade, a estudar grupos sociais no campo ou povos tidos como "primitivos" ou tradicionais. Essa virada na antropologia deu início aos estudos urbanos, industrializados e complexos. No Brasil, a antropologia urbana teve início na segunda metade do século XX, tendo como o seu precursor:
Alternativas
Q1909326 Antropologia
Até o início do século XX, a antropologia ainda tinha uma maioria de pesquisadores conhecidos como "etnólogos de gabinete". Estes realizavam pesquisas a partir de relatos, diários e escritos de viajantes e pesquisadores que visitaram determinados continentes e povos tidos como "primitivos". Até então, o antropólogo ainda não saía do seu gabinete. A partir da publicação da obra clássica ''Argonautas do Pacífico Ocidental'' , Bronislaw Malinowski criou:
Alternativas
Q1909327 Antropologia
O antropólogo norte-americano Marshall Sahlins produziu diversas obras que são de grande importância até hoje na antropologia. Entretanto, uma das suas obras tornou-se um tema polêmico e deu origem a um grande debate acadêmico. O debate acadêmico teve início em 1983, quando o pesquisador norte-americano abordou a questão do assassinato do capitão inglês James Cook pelos nativos havaianos. Segundo Sahlins, o assassinato do capitão inglês teria como origem uma interpretação religiosa dos nativos que o identificaram como o deus havaiano Lono. Essa tese foi alvo de crítica pelo antropólogo do Sri Lanka Gananath Obeyesekere, em sua obra The Apotheosis of Captain Cook . Uma crítica de Gananath Obeyesekere a Marshall Sahlins foi:
Alternativas
Q1909328 Antropologia
Claude Lévi-Strauss foi um dos maiores antropólogos e teve um passagem importante no Brasil. Na década de 1930, o antropólogo belga trabalhou no Brasil na fundação do curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), tendo papel fundamental na constituição na área. Lévi-Strauss também fez pesquisas antropológicas sobre os povos indígenas brasileiros ,deixando uma grande contribuição, tendo o livro Tristes Trópicos como um grande legado. A ele também é atribuída a fundação da antropologia estrutural. É uma das características da antropologia estrutural: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: D
6: B
7: D
8: A
9: B
10: C
11: D
12: C
13: C
14: C
15: B
16: D