Questões de Concurso Público UFPA 2018 para Psicólogo - Área: Educacional
Foram encontradas 26 questões
Discutindo os impactos da obra de Vygotsky, Fino (2013) afirma que “parece não existir razão que justifique o estudo do desenvolvimento psicológico separado da compreensão das circunstâncias culturais dentro das quais os indivíduos nascem e crescem”. Com base na teoria sócio-histórica de Vygotsky, considere as afirmativas seguintes.
I Os processos psicológicos elevados humanos são inicialmente partilhados, sendo posteriormente interiorizados pelos indivíduos.
II O contexto social é fundamental ao desenvolvimento, de modo que os aspectos biológicos se tornam irrelevantes para a compreensão dos processos desenvolvimentais.
III Considerando as diferentes circunstâncias culturais existentes, pode-se dizer que não há uma forma de compreender o desenvolvimento humano, pois as teorias seriam limitadas pelo seu contexto social original.
IV Com as mudanças culturais existentes na sociedade atual, como a internet e as redes sociais, faz-se necessário compreender o impacto destas ferramentas no desenvolvimento individual.
Estão corretas
A pesquisa em psicologia é marcada por uma diversidade de métodos e de debates epistemológicos sobre a viabilidade e o impacto do uso de cada um deles (Breakwell et al., 2010). Observe as colunas abaixo e relacione o método de pesquisa apresentado à sua caracterização geral.
I Observacional
II Testes psicométricos
III Entrevista
IV Grupos focais
V Pesquisa Ação
A) Análise de situações específicas a partir do registro de eventos e da interpretação dos dados obtidos.
B) Processo dinâmico que envolve planejamento, atuação, observação e reflexão, direcionado à transformação social.
C) Mensuração de características mentais intrínsecas a um indivíduo, utilizando-se de indicadores do objeto de estudo e análises estatísticas.
D) Levantamento de dados qualitativos sobre um assunto específico através da interação grupal mediada.
E) Uso de um instrumento de pesquisa através da interação pesquisador-participante requerendo sistematização na coleta e análise de informações.
A sequência correta é
A inserção do psicólogo escolar no ensino superior é um fenômeno incipiente, ainda que crescente nos últimos 20 anos. Com base em autores da área, como Marinho-Araújo, Souza e Sampaio, quanto ao que se espera do psicólogo nesse contexto de atuação, analise as afirmativas seguintes.
I Viabilizar o atendimento clínico de graduandos, considerando o cenário atual de adoecimento mental no ensino superior.
II Compreender as implicações das políticas públicas educacionais de democratização do acesso, contribuindo com uma cultura de apoio e respeito à diversidade.
III Atuar em equipes interdisciplinares de modo a contribuir com processos de ensino e aprendizagem favorecedores do desenvolvimento individual e coletivo.
IV Sistematizar práticas avaliativas e procedimentos didáticos que contribuam com o alcance de metas estabelecidas por políticas federais, como o SINAES.
Estão corretas
Em pesquisa realizada por Ferreira (2016) em Portugal, foi encontrado que 62% dos professores universitários participantes apresentavam sintomas de burnout associados à fadiga física. Considere esse dado e reflita sobre a imagem abaixo a partir da perspectiva da Psicologia Organizacional.
Com base no dado e na imagem acima, é correto afirmar:
Almeida (2002) discute o insucesso escolar no ensino superior apontando duas perspectivas: na primeira, focada no desempenho, tem-se a reprovação e a evasão com seus principais indicativos; na segunda, focada na educação, tem-se o desenvolvimento insuficiente de autonomia, espírito crítico e competência de resolução de problema. Sob esta perspectiva, leia as asserções abaixo.
O insucesso na perspectiva do desempenho escolar reflete um problema de aprendizagem do aluno e precisa ser combatido individualmente
PORQUE
As estratégias de ensino tradicionais predominam no ensino superior, mas apresentam limitações ante o desenvolvimento do profissional autônomo e socialmente crítico.
Quanto a essas asserções, é correto afirmar:
Considere que você é psicólogo escolar em instituição de ensino superior. Um graduando de licenciatura o procura com uma queixa de baixo rendimento escolar e desmotivação em prosseguir com o curso. Ante esta demanda espontânea, no que diz respeito às condutas profissionais adequadas ao setor de psicologia neste caso, analise os itens seguintes.
I Utilização de testes de orientação profissional, de modo a auxiliar o aluno a identificar outra carreira com a qual possua maior identificação.
II Encaminhamento ao atendimento clínico para o devido acompanhamento psicoterapêutico.
III Aplicação de testes padronizados e utilização de outros instrumentos para identificação do contexto no qual a queixa se insere.
IV Desenvolvimento de plano de ação multidisciplinar que favoreça o desenvolvimento pessoal e acadêmico do aluno em questão.
Estão corretos
“As ações afirmativas são políticas, públicas ou privadas, que pretendem neutralizar discriminações. Por meio dessas políticas, disponibilizam-se para um dado grupo desfavorecido vantagens não extensíveis a outros integrantes da sociedade” (Garcia, 2012). Uma das políticas de ação afirmativa que tem suscitado muitas polêmicas são as chamadas cotas de acesso ao ensino superior. Em relação ao tema, observe a figura abaixo.
No que se refere ao papel do psicólogo escolar neste debate, é correto afirmar:
A adultez se caracteriza pela fase do desenvolvimento mais longa do ser humano, iniciando com a adultez jovem (dos 20 aos 40) e concluindo com o fim da vida. Todavia é uma das fases menos estudadas pela psicologia do desenvolvimento, em especial esta fase inicial, que coincide com a faixa etária da maioria dos estudantes do ensino superior. Um dos teóricos que discutiu sobre essa fase foi Erik Erikson (1902-1994). Quanto às proposições deste autor em relação a essa fase, analise as afirmativas seguintes.
I A crise característica é de intimidade versus isolamento, que se configura em uma vida social intensa na qual o indivíduo pode desenvolver relações profundas ou superficiais.
II Caracteriza-se pela fidelidade como virtude, o que se refere a uma maior segurança na sua identidade e à formação de vínculos com grupos de amigos com os quais busca identificação.
III Um dos fortalecedores da formação identitária nesta fase é a polarização sexual, que é consolidada a partir de um amadurecimento das relações sexuais, nas quais o indivíduo permite-se uma maior entrega.
IV Tem no cuidar e no criar suas principais modalidades de relacionamento, o que é mais perceptível nos contextos doméstico e profissional, respectivamente.
Estão corretas
Quando se discute fracasso escolar no Brasil, uma pergunta que se faz necessária é: quem fracassa no Brasil? Carvalho (2003) discute a relação entre as desigualdades sociais de raça, classe e gênero e a forma como essas desigualdades se refletem na discussão fracasso/sucesso escolar. Os dados apresentados abaixo ilustram essa discussão a partir da taxa de indivíduos entre 18 e 24 anos inseridos no ensino superior:
No que se refere ao enfrentamento do fracasso escolar no contexto apresentado acima, é correto afirmar:
Cunha e Carrilho (2005) afirmam que “em atenção especial a alunos recém-chegados ao ensino superior, a universidade deveria implementar programas de intervenção psicopedagógica que pudessem facilitar a adaptação acadêmica e minimizar o impacto educacional da universidade nestes estudantes”. Quanto às formas como essa intervenção poderia se dar, analise as afirmativas seguintes.
I A intervenção psicopedagógica se dá por meio do uso de recursos lúdicos em encontros individualizados que favoreçam o desenvolvimento de habilidades básicas, como de leitura.
II Por meio da identificação não apenas das dificuldades, mas das potencialidades e do perfil discente, pode-se intervir através da formação de professores contribuindo com a adoção de estratégias pedagógicas mais adequadas.
III A intervenção pode ser realizada de forma grupal, na forma de grupos psicoterapêuticos direcionados ao enfrentamento das dificuldades de adaptação ao ensino superior.
IV Pode-se intervir a partir de ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades básicas, como estudo, organização de tempo e assertividade, favorecendo que os estudantes sintam-se preparados para as exigências do ensino superior.
Estão corretas
As habilidades sociais educativas têm sido correlacionadas com indicativos tanto de desempenho acadêmico como de bem-estar e qualidade de vida. Del Prette e Del Prette (2008) destacam que essas habilidades devem ser desenvolvidas não apenas entre os discentes, mas na família e no corpo docente. Leia as duas asserções abaixo sobre este tema.
Habilidades sociais educativas referem-se a habilidades interpessoais que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem do educando
PORQUE
As demandas acadêmicas sociais se referem a situações em que o estudante precisa falar em público, requerendo assim o fortalecimento da oratória e o manejo da ansiedade social.
Quanto a essas asserções, é correto afirmar:
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes (ENADE). Faz-se necessário, assim, que as Instituições de Ensino Superior acompanhem os resultados destas avaliações. O gráfico abaixo apresenta as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com melhores e piores desempenhos na realização do ENADE 2015.
Com base no papel do psicólogo escolar nesse cenário, é correto afirmar: