Questões de Concurso Público UFPA 2019 para Técnico em assuntos Educacionais
Foram encontradas 23 questões
I A universidade tem sido dinamizadora do processo de desenvolvimento local e regional ao contribuir com a sociedade na função de formar capital humano, capaz de colaborar no desenvolvimento e propiciar a geração e desenvolvimento socioeconômico de seu entorno. II A universidade é uma instituição que tem como função mediar o mundo social e a ciência, ocupando uma posição estratégica na dinâmica dos processos de formação de nível superior e nos processos de inovação tecnológica, bem como de produção e difusão da ciência e da cultura. III O papel da universidade é determinante no desenvolvimento social na medida em que as relações estabelecidas entre os agentes – universidades, empresas, sociedade civil – promovem o desenvolvimento de uma dada comunidade. IV Na essência das funções da universidade, pode-se destacar a produção de conhecimento com a pesquisa; transmissão e socialização do conhecimento com a docência e serviço à comunidade com a extensão. V A função social mais importante da universidade é o fomento à economia local, uma vez que ela gera empregos, gera tecnologias e é mobilizadora de novos empreendimentos na sua área de abrangência.
Estão corretas
I As ações de gestão devem ser determinadas exclusivamente pelas dimensões administrativa e financeira da instituição educativa, de modo a instrumentalizar a gerência das ações e decisões. II A gestão é o ato de gerir a dinâmica cultural da instituição educativa, em articulação com as diretrizes e políticas educacionais públicas para a implementação do projeto político pedagógico. III A gestão da educação deve ser comprometida com os princípios da democracia, da transparência, da participação e do compartilhamento das decisões. IV A gestão atualmente é compreendida como um processo de tomada de decisões conjunta e efetivação de resultados, com acompanhamento e avaliação dos encaminhamentos efetivados. V A gestão deve estabelecer o direcionamento e a mobilização capazes de sustentar a cultura organizacional, apoiar a realização de ações conjuntas, associadas e articuladas, de modo a atingir os objetivos da instituição educativa.
Estão corretas
I No Brasil, demanda-se da educação superior ampliar e qualificar a formação de quadros técnicoprofissionais exigidos pelos setores de ciência e tecnologia (C&T), educacional, governamental e produtivo, de modo a oferecer ao país os recursos humanos almejados por um modelo de crescimento econômico que promova a geração de emprego e renda, de natureza redistributiva. II No que tange à produção científica, realizada fundamentalmente pelas Instituições de Ensino Superior (IES), o financiamento privado tem sido predominante. Isso leva a crer que o Poder Público não está cumprindo sua tarefa de financiar e estimular a produção de conhecimento científico, ao mesmo tempo em que não estaria favorecendo, em virtude do modelo de política macroeconômica, ou devido à insuficiência de incentivos setoriais, a transformação desse conhecimento produzido em bens e produtos de natureza econômica. III O gasto per capita na educação superior tende a ser, em qualquer país, sempre maior que o da educação básica. Mas, no caso brasileiro, essa diferença se torna mais acentuada pelo fato de os dispêndios com a educação básica serem insuficientes para assegurar um ensino de qualidade.
Em relação a essas assertivas, é correto afirmar que
( ) A efetiva proteção dos direitos humanos demanda não apenas políticas universalistas, mas específicas, endereçadas a grupos socialmente vulneráveis, enquanto vítimas preferenciais da exclusão. ( ) A implementação dos direitos humanos requer a universalidade e a indivisibilidade desses direitos, acrescidos do valor da diversidade. ( ) Ao lado do direito à igualdade, surge, também, como direito fundamental, o direito à diferença. Importa o respeito à diferença e à diversidade, o que lhes assegura um tratamento especial.
A sequência correta é
( ) A Constituição Brasileira não trouxe avanços significativos que respaldassem leis que garantissem o acesso ao trabalho e à educação profissional das pessoas com deficiência. ( ) A reserva de vagas na Administração Pública ou nas empresas privadas para pessoas com deficiência não tem amparo legal na legislação brasileira porque se constitui em proteção paternalista. ( ) A reserva de vagas na Administração Pública ou nas empresas privadas para pessoas com deficiência, garantida na legislação brasileira, baseia-se na premissa básica de que a lei deve assegurar a igualdade real entre as pessoas, suprindo as desigualdades que se constituam em fatores de segregação.
A sequência correta é
(COSTA, Frederico Lustosa da & CASTANHAR, José Cezar. Avaliação de programas públicos: desafios conceituais e metodológicos. R AP Rio de Janeiro 37(5):969-92, Set./Out. 2003).
Dentre estas medidas, apresenta-se a sustentabilidade, que é
I Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação, processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações. II Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constantes interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.
Sobre essas assertivas, é correto afirmar que
I Avaliação que tem por foco a capacidade de reprodução de determinado conteúdo repassado pelo professor e que valoriza a maior capacidade mimética do aluno. Nessa perspectiva, ela é realizada apenas no final do processo de aprendizagem, a fim de medir seu produto final, atuando como instrumento de coleta de “nota”. II Avaliação conduzida com o propósito de identificar as fraquezas e as potencialidades dos estudantes, com o intuito de informar futuras estratégias ao professor e ao aluno. Fundamenta-se na ideia de que, para o professor, a atenção ao desempenho do estudante é elemento primordial à prática pedagógica, ou seja, cabe ao educador desenvolver estratégias que lhe permitam conhecer os erros e acertos do aluno a fim de promover o seu objetivo cognitivo. III Avaliação que se caracteriza como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la. Está situada numa vertente político-pedagógica cujo interesse primordial é provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas. O compromisso primordial desta avaliação é o de fazer com que as pessoas direta ou indiretamente envolvidas em uma ação educacional escrevam a sua “própria história” e gerem suas próprias alternativas de ação.
As concepções mencionadas são, respectivamente,