Questões de Concurso Público IBGE 2010 para Tecnologista em Informações Geográficas - Análise Agrícola

Foram encontradas 38 questões

Q543726 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um analista agrícola recebeu uma análise química de solo com a indicação de que deveria ser aplicado 6.000 kg/ha de calcário em uma área, onde seria plantado algodão. O calcário disponível na propriedade possuía um PRNT de 80%. Qual a quantidade do calcário, em kg/ha, que o técnico deveria aplicar na propriedade para atender às exigências da recomendação da análise?
Alternativas
Q543727 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um agricultor necessita plantar uma determinada cultura com um espaçamento de 0.5 m entre fileiras e com 20 plantas por metro linear. A massa de 100 sementes é de 20 gramas, com o poder germinativo de 80%. A população final de plantas, por hectare, e a quantidade de quilos das sementes necessárias para o plantio de 10 hectares são, respectivamente,
Alternativas
Q543728 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No Brasil, o aparecimento de doenças causadas por fungos tem ocorrido, de forma acentuada, trazendo grandes preju- ízos ao país e ao ambiente. Dentre essas doenças, está aquela causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, presente em grandes áreas de cultivo da soja.

PORQUE


O manejo inadequado provocado pelo uso de monocultivos por longo período; o uso da rotação com milho, Brachiaria spp e outras gramíneas (Poaceas); o uso de sementes, máquinas e implementos infectados; o plantio em umidade baixa e a temperatura elevada provocam o aumento de doenças causadas por fungos.
A esse respeito, conclui-se que
Alternativas
Q543729 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O equilíbrio eletroquímico das células vegetais das plantas terrestres é controlado basicamente pelo balanço de cátions e anions, onde desempenha papel preponderante a forma de nitrogênio absorvida e assimilada. Se uma planta está crescendo numa condição em que predomina a forma amoniacal de nitrogênio, para equilibrar seu balanço eletroquímico, ela geralmente absorve e assimila mais os elementos
Alternativas
Q543730 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Observe os seguintes atributos de solos:

• grupamento de solos pouco evoluídos e sem horizonte B diagnóstico definido;

• solos em via de formação, seja pela reduzida atuação dos processos pedogenéticos ou por características inerentes ao material originário;

• solos com insuficiente expressão dos atributos diagnósticos que caracterizam os diversos processos de formação;

• exígua diferenciação de horizonte, com individualização do horizonte A seguido de C ou R;

• predomínio de características herdadas do material originário.

Pelo Sistema Brasileiro de classificação de Solos - 2006, esses atributos pertencem à classe de solos

Alternativas
Q543731 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - 2006, um solo tem caráter Álico quando apresenta sua saturação por alumínio e seu teor de Al extraível por kg de solo, respectivamente, de
Alternativas
Q543732 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A medida de como uma quantidade comprada é afetada por mudanças nos preços de um bem ou serviço é chamada de elasticidade preço da demanda. O Coeficiente de elasticidade preço é definido em termos algébricos pela fórmula abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Onde: ES = Elasticidade;Δ QS = variação na oferta; QS = Oferta inicial; Δ P = variação no preço; P = preço inicial Nesse contexto, afirma-se que

Alternativas
Q543733 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No Brasil, nos últimos anos, tem-se buscado a maior eficiência do processo de fixação biológica do nitrogênio (FBN) em feijoeiro. Uma das hipóteses levantadas foi a de que algumas estirpes da bactéria rizóbio codificavam uma enzima, controlada pelo código genético da planta que aumentava a eficiência da FBN. Hoje, através dos estudos de genética molecular, foi comprovado que essa enzima existe e que aumenta a eficiência da FBN. O nome da enzima e sua forma de ação, respectivamente, são
Alternativas
Q543734 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Política de Crédito Rural é um mecanismo de concessão de crédito à agropecuária, a taxas de juros e condições de pagamento diferentes das vigentes no mercado livre, que são determinadas pela política monetária. São tipos de cré- dito rural:
Alternativas
Q543735 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O preço dos produtos agrícolas varia de ano para ano em função da oferta e da demanda, sendo influenciado por diversos fatores, como o clima.

Observe o gráfico abaixo, onde a oferta e a demanda de um determinado produto mostram os períodos de anos de climas bons e ruins, sabendo-se que, quando usamos as curvas de oferta e demanda para predizer a direção de mudanças nos preços, a situação inicial de equilíbrio deverá ser representada pela intercessão da oferta e demanda.

Imagem associada para resolução da questão

Considere:

curva de oferta (Sr ) para o ano ruim e (Sb ) para o ano bom interceptam a curva de demanda para o ano ruim (Drb) ao preço de A.

Dado que a disposição dos consumidores em comprar não mudou com as mudanças de clima (bom ou ruim), afirma-se que

Alternativas
Q543736 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Doenças de plantas representam são um dos fatores relevantes para a produção das grandes culturas devido aos prejuízos que podem acarretar e ao aumento nos custos com a aplicação de defensivos. São agentes etiológicos de doenças de importância nas culturas da cana de açúcar, do café, da soja e do milho, respectivamente,
Alternativas
Q543737 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Existem cerca de 100 espécies de café descritas, mas apenas duas têm importância comercial: Coffea arabica e Coffea canephora, que respondem praticamente pela totalidade do mercado mundial. Observe abaixo as características das espécies Coffea arabica e Coffea canephora.

I - Alógama

II - 90% de Autofecundação

III - Tetraploide

IV - Diploide

V - Adaptada a altas temperaturas e a baixas altitudes

VI - Melhor qualidade da bebida

Cada uma dessas espécies tem as seguintes características:

Alternativas
Q543738 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A análise de uma empresa ou de um projeto agrário é iniciada com o levantamento de pontos fortes e fracos da situação de cada um dos capitais. A atividade geradora de renda é uma combinação na utilização do estoque desses capitais. Os cinco capitais envolvidos no projeto são:
Alternativas
Q543739 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Imagem associada para resolução da questão

Na cultura do feijão, algumas práticas de manejo exercem um efeito sobre as características agronômicas relacionadas à colheita mecanizada, tais como a altura das plantas e a inserção das vagens. O espaçamento entre as linhas e a densidade populacional podem ser usados para obter plantas com características mais adequadas à prática da colheita mecanizada. Considerando esse contexto e a observação do gráfico acima, conclui-se que

Alternativas
Q543741 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um técnico fez um experimento no qual cinco cultivares de milho foram avaliados para produção de espigas, em Mg ha-1. Os resultados foram submetidos à análise da variância e, após, foi calculado o valor do DMS (t a 5%), conforme descrito na tabela abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando a tabela apresentada, conclui-se que

Alternativas
Q543742 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considerando que o arroz é uma espécie que possui flores cleistogâmicas e o milho, uma espécie monoica, e, sabendo-se que o modo de reprodução das plantas é determinante na escolha dos métodos de melhoramento, analise as proposições abaixo.

I - O arroz apresenta alta homozigose e pode ser melhorado por métodos como o da genealogia.

II - O milho apresenta populações naturais compostas por linhas puras, o que facilita a obtenção de híbridos simples.

III - O arroz apresenta populações aproximadamente panmíticas, o que facilita o uso da seleção recorrente.

IV - A depressão por endogamia é a ocorrência esperada em populações como as de milho.

Estão corretas, APENAS as afirmativas

Alternativas
Q543743 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A biologia molecular é uma realidade cada dia mais presente na agricultura, e, com ela, uma série de termos novos foi incorporada à linguagem dos profissionais dessa área. Relacione os termos na coluna da esquerda com as definições na coluna da direita.

Termo

I - Genômica

II - Primer

III - cDNA

IV - Biolistica

Definição

P - Introdução de DNA em células ou tecidos pela aceleração de micropartículas recobertas por DNA.

Q - DNA sintetizado a partir de um molde de RNA mensageiro.

R - Estudo da sequência, função e inter-relacionamento de todos os genes em um organismo.

S - Pequena sequência de polinucleotídeo, à qual desoxirribonucleotídeos podem ser adicionados pela DNA polimerase.

T - Constituição genética, expressa e latente de um organismo.

Estão corretas as associações:

Alternativas
Q543745 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Observe a tabela abaixo sobre o pegamento de enxertos em certa cultura, em função da época do ano e do método utilizado.

Imagem associada para resolução da questão

Um enxertador recebeu a incumbência de preparar 1.300 plantas enxertadas.

Considerando que de sua matriz poderia retirar, no máximo, 1.000 garfos, com três gemas cada um, em média, e tendo em vista os resultados da análise estatística da tabela acima, analise as assertivas a seguir.

I - O enxertador deve optar pelos métodos Fenda Cheia ou Inglês simples e deve preferir o mês de setembro para executar os enxertos.

II - A tabela mostra, sem dúvida, que o método que deve ser usado é Fenda Cheia, pois é o melhor método, e a melhor época é setembro.

III - O método T invertido foi significativamente menos eficiente, por isso deve ser descartado para o serviço.

IV - O enxertador deverá utilizar o método T invertido, pois é o único que viabiliza o serviço, desde de que este não seja feito no mês de Julho.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) assertiva(s)

Alternativas
Q543746 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No Brasil a produção de uvas, tanto para consumo in natura quanto para elaboração de vinhos e espumantes, está sendo realizada em regiões de climas bem distintos, como nos estados do Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia. Para o sucesso da exploração comercial da videira nessas diferentes regiões, o conhecimento do efeito do ambiente sobre a fisiologia das plantas assume grande importância. Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.

I - A temperatura ótima para a fotossíntese e a síntese de pigmentos antociânicos vermelhos na película das bagas varia entre 25 e 30º C.

II - O fechamento estomático nas folhas da videira ocorre quando o potencial hídrico é igual ou superior a -1,3MPa.

III - O ponto de compensação lumínica para a videira está em torno de 50 µmol.m-2.s-1.

A respeito da ecofisiologia da videira, está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q543747 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Uma planta daninha pode ser classificada como sensível, tolerante ou resistente a um determinado herbicida. Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo, relacionadas à resistência das plantas daninhas a herbicidas.

I - A compartimentalização é um mecanismo de resistência no qual a molécula do herbicida é removida da parte metabolicamente ativada da célula e armazenada em locais inativos, ou a molécula é conjugada com metabólitos da planta, tornando-os inativos.

II - A resistência é denominada cruzada quando um biótipo apresenta dois ou mais mecanismos de resistência distintos, sendo, assim, resistente a herbicidas de diferentes grupos químicos ou de um mesmo grupo químico, mas de diferentes mecanismos de ação.

III - Biótipos com resistência múltipla mostram resistência a herbicidas caracterizados por apresentarem mesmo local e mecanismo de ação, independente do grupo químico a que pertençam.

É (São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: B
6: A
7: C
8: A
9: E
10: B
11: A
12: C
13: D
14: D
15: B
16: B
17: B
18: B
19: C
20: A