Questões de Concurso Público Petrobras 2015 para Profissional Júnior - Engenharia de Segurança do Trabalho
Foram encontradas 44 questões
A legislação em vigor determina que as empresas mantenham controle dos acidentes ocorridos e elaborem, anualmente, os quadros dos Anexos III, IV, V e VI da NR 4. Como parte das informações necessárias, constam as taxas de gravidade.
No período de um mês, uma empresa registrou 6 acidentes. Dos 250 trabalhadores que fazem parte de seu quadro, 50 trabalharam 120 horas, 100 trabalharam 160 horas, e outros 100 trabalharam 80 horas.
Sendo assim, a taxa de frequência registrada nessa empresa é de
Em se tratando de segurança em caldeiras, constitui condição de risco grave e iminente - RGI - o não cumprimento de qualquer item previsto na NR 13, que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho, com lesão grave à integridade física do trabalhador.
Um desses itens é, especialmente, o que se refere à(ao)
A NR 11 versa sobre transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais e determina diversas ações e procedimentos a serem adotados pelas empresas.
Nessa Norma, consta(m) a(s) exigência(s) de que os
Para o transporte de produtos perigosos, as substâncias (incluindo misturas e soluções) e artigos sujeitos aos regulamentos específicos de transporte (tais como a Resolução ANTT 420) são alocados a uma das 9 classes, de acordo com o risco ou o mais sério dos riscos que apresentam. Algumas dessas classes são subdivididas em subclasses.
Associe as classes e subclasses às respectivas definições.
I - Substâncias e artigos com risco de fogo e com pequeno risco de explosão ou de projeção, ou ambos, mas sem risco de explosão em massa
II - Gases tóxicos
III - Substâncias oxidantes
IV - Substâncias infectantes
P - Subclasse 1.1
Q - Subclasse 1.3
R - Subclasse 2.3
S - Subclasse 5.1
T - Subclasse 6.2
As associações corretas são:
Para fins do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), consideram-se agentes químicos as substâncias, os compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Dessa forma, quando o profissional elabora um programa de proteção respiratória, ele deve atentar para o fato de que
A segurança no trabalho com inflamáveis e combustíveis é matéria da NR 20. Como etapa necessária à correta aplicação dos preceitos da Norma, o profissional deve classificar as instalações e os materiais inflamáveis.
Entre esses materiais, encontram-se os líquidos inflamáveis, os quais são definidos como líquidos que possuem
O asbesto é um composto químico considerado nocivo encontrando-se enquadrado na NR 15, Anexo 12 (Limites de tolerância para poeiras minerais). Apesar disso, esse material ainda existe em diversas construções.
Por esse motivo, o Anexo 12 da NR 15 estabelece que antes de iniciar os trabalhos de remoção e/ou demolição em local onde exista asbesto, o empregador e/ou contratado, em conjunto com a representação dos trabalhadores, deverão elaborar um plano de trabalho em que sejam especificadas as medidas a serem tomadas, inclusive as destinadas a
Em se tratando de segurança com produtos químicos, as informações sobre compostos químicos, toxicidade, aspectos físico-químicos e demais informações relevantes podem ser obtidas em um documento chamado de FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos. A elaboração de uma FISPQ é normatizada pela ABNT e deve seguir uma sequência de 16 seções.
Entre as seções obrigatórias, NÃO se inclui(em)
A NR 15 determina, através do Anexo 3, limites de tolerância para exposição ao calor. Essa exposição deve ser avaliada através do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG). Nesse contexto, um profissional de segurança fez vistoria (acompanhada de medições ambientais com os equipamentos prescritos nas Normas) em um galpão coberto.
Qual o IBUTG a ser considerado para fins de caracterização de insalubridade, sabendo-se que a temperatura de bulbo úmido natural foi de 24ºC, a temperatura de globo foi 26ºC e a de bulbo seco foi de 38ºC?
Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 segundo, a intervalos superiores a 1 segundo. Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador.
O limite de tolerância para ruído de impacto será de
As Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica da CNEN determinam a necessidade de um supervisor de proteção radiológica, que é o indivíduo com habilitação de qualificação emitida pela CNEN, no âmbito de sua atuação, formalmente designado pelo titular da instalação para assumir a condução das tarefas relativas às ações de proteção radiológica na instalação relacionada àquela prática.
Entre as responsabilidades do supervisor de proteção radiológica NÃO se encontra(m)
Para exposição de um trabalhador à radiação ionizante, a CNEN determina a limitação de dose individual. A exposição normal dos indivíduos deve ser restringida de tal modo que nem a dose efetiva nem a dose equivalente nos órgãos ou tecidos de interesse, causadas pela possível combinação de exposições originadas por práticas autorizadas, excedam o limite de dose especificado.
Esse limite de dose é
Trabalhos sob ar comprimido são os efetuados em ambientes onde o trabalhador é obrigado a suportar pressões maiores que a atmosférica e onde se exige cuidadosa descompressão.
Atividades desenvolvidas nesses ambientes são reguladas pelo Anexo 6 da NR 15, que, entre outros itens, determina que