Questões de Concurso Público CFC 2022 para Auditor Independente , Previc

Foram encontradas 8 questões

Q1961167 Direito Previdenciário

Com relação aos planos de benefícios, sabe-se que atenderão a padrões mínimos fixados pelo órgão regulador e fiscalizador, com o objetivo de assegurar transparência, solvência, liquidez e equilíbrio econômico-financeiro e atuarial.


Se o plano de benefícios seguir essas premissas, a entidade de previdência fechada poderá estabelecer a aplicação de percentuais distintos para homens e mulheres, fixando valor de benefício inferior para a mulher, considerando seu menor tempo de contribuição?

Alternativas
Q1961169 Direito Previdenciário

O auditor independente, contratado por Entidade Fechada de Previdência Complementar, deverá produzir relatórios, entre os quais o de propósito específico. Nesse relatório, deve ser avaliada a adequação dos controles internos aos riscos suportados, bem como a governança da Entidade Fechada de Previdência Complementar.


Para tanto, o auditor deverá abranger em seu relatório os seguintes aspectos da entidade contratante: 

Alternativas
Q1961170 Direito Previdenciário

Considere a definição a seguir:


É o tempo decorrido entre o aporte de recursos no plano de benefícios mantido por entidade de previdência complementar, por sociedade seguradora ou em FAPI e o pagamento relativo ao resgate ou ao benefício.


O tempo descrito no trecho acima refere-se ao prazo de 

Alternativas
Q1961175 Direito Previdenciário

Um auditor de um fundo de pensão, ao verificar a conformidade da política de investimentos da entidade em relação à nova Resolução CMN 4.994, de 24 de março de 2022, observa alguns itens relevantes das políticas de investimentos dos planos de benefícios pertencentes à entidade.


Nesse sentido, a política de investimento de cada plano de benefício de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) deve

Alternativas
Q1961176 Direito Previdenciário
As entidades fechadas de previdência complementar, para obterem a identificação e o cadastramento dos planos de benefícios no Cadastro Nacional de Planos de Benefícios e no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, assim como para a operacionalização da independência patrimonial de cada plano de benefícios de caráter previdenciário por elas administrado, devem observar que:
Alternativas
Q1961179 Direito Previdenciário

Os planos de benefícios de caráter previdenciário administrados por entidade fechada de previdência complementar deverão ser objeto de inscrição específica no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ, conforme regulamentação da Secretaria da Receita Federal do Brasil.


Sobre o CNPJ por plano de benefício, verifica-se que na implementação da inscrição no CNPJ 

Alternativas
Q1961181 Direito Previdenciário
No registro e nos procedimentos contábeis específicos das entidades fechadas de previdência complementar, a entidade NÃO deve
Alternativas
Q1961184 Direito Previdenciário

De acordo com o Guia Previc Melhores Práticas Contábeis e de Auditoria, o registro contábil de provisões deve ter como base os relatórios elaborados pela área ou profissional responsável pelo acompanhamento e controle dos processos judiciais da entidade fechada de previdência complementar.


Nesses relatórios, deverão constar todas as ações judiciais da entidade, apresentando, no mínimo, as seguintes informações:  

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: E
5: A
6: B
7: E
8: A