Questões de Concurso Público Transpetro 2023 para Eletricista

Foram encontradas 18 questões

Q2323341 Engenharia Naval
As águas jurisdicionais brasileiras compreendem as águas interiores e os espaços marítimos, nos quais o Brasil exerce jurisdição, em algum grau, sobre atividades, pessoas, instalações, embarcações e recursos naturais vivos e não vivos, encontrados na massa líquida, no leito ou no subsolo marinho, para os fins de controle e fiscalização, dentro dos limites da legislação internacional e nacional.
No que diz respeito aos espaços marítimos, verifica-se que o(a)
Alternativas
Q2323342 Engenharia Naval
Após aprovação em curso do Ensino Profissional Marítimo, o candidato será inscrito numa Capitania dos Portos, e será expedida uma Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), na qual serão feitas diversas anotações relativas a esse aquaviário, incluindo dados de identificação, averbação de cursos e dados de embarque, entre outros apontamentos.
Por diversas causas, a CIR pode ser apreendida ou cancelada.
Representa um motivo de cancelamento da CIR a(o)
Alternativas
Q2323343 Engenharia Naval
Os agentes químicos, físicos ou biológicos causam a poluição de um meio como a água, o ar ou o solo, na medida em que tornam esse meio impróprio para uma determinada finalidade.
Existe um tipo de agente químico que inclui, principalmente, hidrocarbonetos leves (querosene, aguarrás), organoclorados (clorofórmio) e organoxigenados (éter e acetona), que geralmente são produtos fortemente tóxicos aos organismos aquáticos e que reagem com o oxigênio da água, tornando o meio líquido pobre desse gás.
Esse poluente está definido na classe das(os)
Alternativas
Q2323344 Engenharia Naval
Qual é o equipamento individual de salvatagem cuja finalidade é prover flutuabilidade positiva ao náufrago, evitando que ele se afogue?
Alternativas
Q2323345 Engenharia Naval
Há um dispositivo de acionamento manual que emite luz vermelha intensa de 15.000 candelas por 60 segundos. É utilizado nas embarcações de sobrevivência para indicar sua posição à noite, vetorando o navio ou a aeronave para a sua posição.
Esse dispositivo de sinalização de emergência é denominado
Alternativas
Q2323346 Engenharia Naval
Qual situação cumpre os requisitos das normas brasileiras que regem a segurança e a higiene a bordo das embarcações?
Alternativas
Q2323347 Engenharia Naval
O estabelecimento do nível de proteção aplicável em um determinado período é de responsabilidade dos Governos Contratantes e poderá se aplicar a navios e a instalações portuárias.
Nesse contexto, o nível no qual os navios e as instalações portuárias normalmente operam, e o nível aplicável pelo período durante o qual há um risco provável ou iminente de um incidente de proteção classificam-se, respectivamente, como
Alternativas
Q2323348 Engenharia Naval
Quais as seguintes instruções aos tripulantes correspondem à faina de treinamento de homem ao mar?
Alternativas
Q2323349 Engenharia Naval
Um tipo de ameaça ao transporte marítimo causador de dano ou destruição do navio e provocado por explosivos, incêndios criminosos ou atos de sabotagem é o(a)
Alternativas
Q2323350 Engenharia Naval
Os fundamentos da sobrevivência no mar caracterizam-se pelo conjunto de procedimentos e atitudes a serem adotados pelos náufragos, com o objetivo de serem resgatados com vida.
De acordo com esses fundamentos, é recomendado que os náufragos
Alternativas
Q2323351 Engenharia Naval
Um bom clima com os(as) colegas a bordo no qual prevaleça a cooperação é um fator muito importante para os(as) marítimos embarcados(as).
Assim sendo, o moço de convés foi elogiado quando incentivou a cooperação
Alternativas
Q2323352 Engenharia Naval
Em uma tese apresentada para a Escola de Guerra Naval, em 2018, sobre a importância da liderança na Marinha do Brasil, seu autor identifica que 85,44% dos oficiais entrevistados apontam que a comunicação deficiente entre o líder e o subordinado é um fator desmotivador no cotidiano do trabalho.
Para uma comunicação eficaz, é importante que o líder
Alternativas
Q2323353 Engenharia Naval
A combustão ou fogo é um processo químico que, para acontecer, necessita de três componentes em quantidades ideais: comburente (oxigênio), combustível e calor. Dependendo do material (combustível) que se queima, o fogo pode ser classificado em três classes: A, B ou C.
No caso de um incêndio classificado como classe B, a combustão ocorre no seguinte material:
Alternativas
Q2323354 Engenharia Naval
Os extintores de incêndio são equipamentos portáteis destinados ao combate a um princípio de incêndio. Para cada classe de fogo, existe um ou mais tipos de agentes extintores específicos, sendo classificados conforme sua destinação e emprego nas três classes de incêndio.
Dessa forma, os agentes extintores corretos para o combate a um princípio de incêndio em um motor elétrico são
Alternativas
Q2323355 Engenharia Naval
As operações a bordo de um navio são chamadas de “fainas”, que, por sua vez, são classificadas em: gerais, comuns, especiais ou de emergência. Segundo o Anexo I da Marpol 73/78, todo navio, que não seja um petroleiro, de arqueação bruta igual a 400 ou mais, deverá ser dotado de um Livro Registro de Óleo (Parte 1).
A seguinte operação representa uma faina que, ao ser realizada nos compartimentos de máquinas de um navio com arqueação bruta de 500, deverá ser preenchida no livro registro de óleo (Parte 1):
Alternativas
Q2323356 Engenharia Naval
Os transistores bipolares de junção (TBJ) revolucionaram a indústria de equipamentos eletrônicos, permitindo a substituição das válvulas e, consequentemente, reduzindo o consumo e as dimensões dos equipamentos eletrônicos.
Considerando-se um TBJ do tipo npn, com polarização direta do diodo emissor e polarização reversa no diodo coletor, a corrente de coletor pode apresentar praticamente a mesma magnitude da corrente de emissor devido
Alternativas
Q2323357 Engenharia Naval
As malhas de controle dos processos industriais são fundamentais para a garantia da segurança e da eficiência dos sistemas de automação.
Nesse sentido, o controle de malha aberta
Alternativas
Q2323358 Engenharia Naval
A faixa de temperatura de operação de uma determinada planta industrial é: 150 °C ≤ T ≤ 300 °C.
Qual seria a faixa de operação a ser verificada em um termômetro digital com escala em Fahrenheit, devidamente calibrado? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: D
5: C
6: D
7: B
8: A
9: C
10: B
11: E
12: D
13: B
14: E
15: B
16: B
17: D
18: A