Questões de Concurso Público Caixa 2024 para Engenheiro de Segurança do Trabalho - Rio Grande do Sul

Foram encontradas 38 questões

Q3048912 Segurança e Saúde no Trabalho
Um engenheiro foi designado para coordenar o setor de segurança do trabalho da empresa onde atua e passou a ser responsável por numerosa equipe. Como ato inaugural da sua gestão, coordenou reunião de todos os integrantes da empresa sob sua administração para definir os limites da atuação, sem causar perigo decorrente da natureza do serviço desenvolvido.

Nos termos da Lei n° 6.514/1977, incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de
Alternativas
Q3048913 Segurança e Saúde no Trabalho
O setor de Recursos Humanos de determinada sociedade empresária recebe reclamação de empregado sobre a situação do imóvel utilizado para o exercício de suas funções. Diante de tal situação, o gerente da sociedade comunica os fatos para a autoridade competente, que emite laudo técnico demonstrando a existência de grave e iminente risco para o trabalhador.

Em razão do que foi constatado, poderá ocorrer a interdição do estabelecimento, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, quais providências deverão ser adotadas para a prevenção de 
Alternativas
Q3048916 Segurança e Saúde no Trabalho
Em qualquer atividade laborativa é imprescindível a prevenção e o controle de riscos de acidentes de trabalho. Tal afirmativa é válida para todas as empresas. Assim, a prevenção e o controle devem ser feitos não só para uma pequena empresa familiar, caso de um escritório de contabilidade, como também para as grandes indústrias, como, por exemplo, uma usina siderúrgica. É evidente que o trabalho na usina siderúrgica é muitíssimo mais complexo, envolvendo um grande contingente humano além de muitas máquinas, equipamentos, ferramentas, aparelhos, etc. Numa empresa uma máquina antiga possui o sistema de transmissão do movimento de seu motor elétrico a outras partes da máquina composto de polias e correias. As polias e correias estavam expostas sem nenhuma proteção e como tal ofereciam riscos a seus operadores e demais funcionários. Uma medida de segurança adotada foi a instalação de um botão de emergência que desliga a máquina quando pressionado. Contudo, o risco ainda persistia, e um acidente poderia ocorrer, pois o sistema de transmissão do movimento continuava exposto, e o acionamento do botão de emergência poderia ser feito tardiamente ou mesmo não ser acionado pelo operador, que poderia estar impossibilitado por causa do acidente sofrido. Uma solução para a prevenção do risco apresentado seria o enclausuramento do aludido sistema, que impediria o contato acidental de qualquer parte do corpo de algum funcionário com tal sistema.

Essa solução, de enclausuramento do sistema, configura uma medida de proteção por
Alternativas
Q3048917 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador. Essa mesma NR determina que a CIPA será constituída por organização e será composta por seus representantes e seus empregados, e que o mandato dos seus membros eleitos terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.

Segundo tal norma, cabe aos trabalhadores a
Alternativas
Q3048918 Segurança e Saúde no Trabalho
A ocorrência de fogo não controlado em um local não desejado constitui o que se chama incêndio. Além de danos materiais, o incêndio pode provocar lesões em seres humanos e animais que por vezes lhes podem causar a morte. Uma classificação dos incêndios é dada em função da extensão da área atingida pelo fogo, como, por exemplo, princípio de incêndio, pequeno incêndio, médio incêndio e grande incêndio. Outra classificação é dada pelo tipo de combustível que alimenta o fogo, envolvendo seu estado físico e composição química. Nessa classificação, os materiais combustíveis são agrupados em classes designadas por intermédio de letras.

Os líquidos inflamáveis e os combustíveis que queimam na superfície e em profundidade pertencem, respectivamente, às classes
Alternativas
Q3048919 Segurança e Saúde no Trabalho
Certas tarefas executadas pelos trabalhadores são repetitivas e requerem longos períodos de tempo para sua execução. De fato, como exemplo, cita-se o caso de um funcionário de uma empresa de contabilidade que passa muito tempo por dia diante do computador executando, continuamente, sem descanso, a tarefa de digitação.

Como consequência de seu trabalho repetitivo, esse trabalhador estará propenso a adquirir uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER) denominada
Alternativas
Q3048920 Segurança e Saúde no Trabalho
Por intermédio da Medicina e Segurança do Trabalho previnem-se os acidentes e as doenças ocupacionais. Além da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e das normas regulamentadoras (NR), existem portarias, decretos, normas brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e convenções, ratificadas pelo Brasil, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Todo esse conjunto rege o exercício da Medicina e Segurança do Trabalho. Cabe mencionar que a OIT, com sede na cidade suíça de Genebra, é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU). A Lei n° 6.514, de 22 de dezembro de 1977, altera o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho. Já a Portaria n° 3.214, de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, refere-se às NR do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.

De acordo com essa portaria, as referidas normas regulamentadoras são
Alternativas
Q3048921 Segurança e Saúde no Trabalho
Nas fábricas os trabalhadores trabalham com máquinas e equipamentos, aparelhos, ferramentas, utensílios, produtos químicos, etc. É necessário que eles sejam capacitados para as diversas funções que desenvolvem em seu ambiente de trabalho visando não só à qualidade de seus serviços e sua produtividade, como também à sua segurança pessoal. Máquinas existem para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de produtos e serviços nos mais variados campos da atividade humana. No entanto, essas mesmas máquinas são também causadoras de acidentes de trabalho em virtude de uma falha de concepção, mau uso, falta de manutenção, etc. O exemplo de uma serra circular para madeira, sem proteção adequada junto aos dentes de sua lâmina circular, constitui risco de acidente de trabalho. Uma medida de prevenção a esse risco é a utilização da serra provida de um protetor (dispositivo de segurança) adequado.

A instalação de tal protetor (dispositivo de segurança) constitui uma medida de prevenção proporcionada pela instalação de um(a)
Alternativas
Q3048922 Segurança e Saúde no Trabalho
Acidentes envolvendo máquinas e equipamentos podem ser ocasionados por falhas da própria máquina ou equipamento, do processo, do operador ou ainda de uma conjunção desses três fatores. Considere que um acidente ocorreu na oficina de manutenção mecânica de uma indústria fabricante de frascos de plástico, envolvendo um funcionário que operava uma prensa hidráulica para a conformação de uma chapa de aço inoxidável. Esse funcionário sofreu um leve esmagamento de três dedos de sua mão direita. Foram realizadas a investigação e a análise do acidente com preservação do local e foram adotadas novas medidas, conforme descritas a seguir:

1) acompanhamento das medidas preventivas adotadas e análise dos resultados obtidos; 2) registro das observações sobre o local do acidente e sobre a prensa; 3) depoimentos do funcionário e das testemunhas; 4) emissão do relatório do acidente; 5) implementação de medidas preventivas recomendadas.

Qual é a sequência correta (em ordem cronológica) para a execução dessas cinco ações?
Alternativas
Q3048923 Segurança e Saúde no Trabalho
Durante os trabalhos de reparo em uma torre de arrefecimento de água, componente do sistema de ar-condicionado de uma grande agência bancária, ocorreu a queda de dois operários da empresa terceirizada responsável pela operação e manutenção desse sistema. Um deles nada sofreu, porém o outro sofreu um corte na mão direita e precisou de atendimento médico. Após o acidente, foi realizada uma investigação que concluiu que a queda dos operários ocorreu por causa do desabamento do andaime utilizado, que foi construído, de forma improvisada, com restos de madeira e pregos oriundos de embalagens diversas, estocados no depósito de bens inservíveis, que aguardavam remoção para descarte, reaproveitamento ou reciclagem. O acidente ocorreu cerca de duas horas antes da abertura da agência para o público, e os trabalhos eram realizados apressadamente para que a climatização da agência começasse a operar normalmente um pouco antes de sua abertura. A investigação é um procedimento de segurança que visa à prevenção de novos acidentes.

A equipe que realizou a investigação desse acidente utilizou o método da árvore de
Alternativas
Q3048924 Segurança e Saúde no Trabalho
Considerando-se apenas o simples conceito de que o acidente de trabalho sofrido por um trabalhador é aquele que ocorre, de forma indesejada, pelo exercício do trabalho a serviço de uma empresa, pode-se afirmar que, além da morte do funcionário, ele está sujeito a lesões e perda de algum membro ou sentido, que lhe causará incapacidade parcial ou total, temporária ou definitiva. Muitos são os fatores causadores dos acidentes de trabalho a que o trabalhador está exposto durante sua jornada de trabalho: falta de capacitação na operação de máquinas e equipamentos, pressa na execução das tarefas, distração, iluminação inadequada, ferramentas defeituosas e tantos outros. Considere que ocorreu um acidente no depósito de uma indústria e que, no momento do acidente, o funcionário estava sob a carga suspensa por uma ponte rolante, e parte da carga despencou sobre ele.

O trabalhador sabia do risco que corria, estando, portanto, diante de um(a)
Alternativas
Q3048925 Segurança e Saúde no Trabalho
O embargo e a interdição, em conformidade com a NR 3 – Embargo e Interdição –, são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador. Ainda de acordo com essa norma, considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador.

A NR 3 estabelece que, durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os trabalhadores receberão os salários  
Alternativas
Q3048926 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma empresa está em processo de construção de um novo edifício destinado a sediar suas operações administrativas. Nesse cenário, é de suma importância assegurar a conformidade com as diretrizes de segurança estipuladas pela NR 8 — Edificações. Essa norma estabelece requisitos que devem ser atendidos nas edificações para garantir segurança e conforto aos trabalhadores.

As medidas de prevenção estabelecidas pela NR 8 se aplicam
Alternativas
Q3048927 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma indústria química, os trabalhadores estão frequentemente expostos a diversos agentes químicos durante o processo de fabricação. A gerência da empresa está comprometida em garantir um ambiente de trabalho seguro e em conformidade com a NR 9 — Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos —, que estabelece os requisitos para a avaliação das exposições ocupacionais a esses agentes. Para isso, contrataram uma equipe especializada para realizar uma avaliação das condições de trabalho. Durante a avaliação, a equipe realizou medições dos níveis de exposição aos agentes físicos, químicos e biológicos e documentou todos os dados relevantes. A empresa quer garantir que a avaliação seja abrangente e represente de maneira fiel as condições às quais os trabalhadores estão expostos.

De acordo com a NR 9, a avaliação quantitativa deve ser representativa da exposição ocupacional, abrangendo os aspectos
Alternativas
Q3048928 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma fábrica de motores, existia um risco físico (ruído) que gerava um grau de insalubridade de nível médio para toda a empresa. O técnico de segurança do trabalho verificou em suas medições que existia um outro risco físico em um único setor: o de temperaturas extremas (calor), que provocava danos à saúde do trabalhador, mas que não tinha os mesmos cuidados, pois todos só se preocupavam com o ruído. Diante disso, esse técnico comunicou o fato aos Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), e o engenheiro de segurança resolveu calcular o Índice de Bulbo Úmido Termômetro Globo (IBUTG) do setor em questão. O engenheiro pediu ao técnico as suas anotações. O técnico informou que o ambiente era interno, sem carga solar, e que as medições eram as seguintes:

• Temperatura de Bulbo Úmido Natural (TBN) de 30° C • Temperatura de Bulbo Seco (TBS) de 32° C • Temperatura Globo (TG) de 44° C

Além disso, o técnico informou que os funcionários ficavam o tempo todo próximos ao forno e que trabalhavam em pé.

O engenheiro de segurança do trabalho fez os cálculos de acordo com a NR 15 — Atividades e Operações Insalubres —, em seu anexo 3, e obteve o valor do IBUTG de 
Alternativas
Q3048929 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma empresa de fabricação de tintas está realizando uma análise das condições de trabalho na área de mistura de produtos químicos. Os trabalhadores dessa área estão expostos a vários agentes químicos, e a empresa deseja assegurar que todos os parâmetros de segurança e saúde ocupacional estão sendo seguidos conforme a NR 15 — Atividades e Operações Insalubres —, anexo 11. Durante uma inspeção, o engenheiro de segurança do trabalho determinou que seria necessário realizar uma avaliação das concentrações dos agentes químicos a que os trabalhadores estavam expostos. De acordo com a NR 15, anexo 11, a avaliação das concentrações dos agentes químicos, através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita, pelo menos, em dez amostragens, para cada ponto, ao nível respiratório do trabalhador.

Entre cada uma dessas amostragens, deverá haver um intervalo, em minutos, de, no mínimo,
Alternativas
Q3048930 Segurança e Saúde no Trabalho
Um consultor em segurança e medicina do trabalho foi contratado por uma empresa do setor automotivo, que possui um número significativo de trabalhadores em suas instalações. Após uma análise minuciosa das condições de trabalho e dos controles administrativos obrigatórios, ele identificou que os Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa não estão registrados conforme exigido pela NR 4 — Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho. A empresa, por sua vez, reconhece a importância de registrar o SESMT e solicita sua ajuda para orientá-la sobre como proceder corretamente nesse aspecto, visando estar em conformidade com a legislação em vigor.

Considerando-se o exposto e o estabelecido na NR 4, o registro do SESMT deve ser feito pela organização por meio de
Alternativas
Q3048931 Segurança e Saúde no Trabalho
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) é um órgão regulamentado pela NR 5. Sua principal função é promover a saúde e a segurança no ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Considere uma situação hipotética em que, no dia da votação para a eleição da CIPA, apenas 20% dos funcionários comparecem, não atingindo o quórum mínimo necessário. A comissão eleitoral, cumprindo as exigências da NR 5, não faz a apuração dos votos e prorroga a votação para o dia subsequente, mas o quórum exigido para o segundo dia de votação não é atingido.

Na situação descrita, de acordo com a NR 5, como deve proceder essa comissão eleitoral?
Alternativas
Q3048932 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma instituição de saúde abriga diversos ambientes de trabalho, como laboratórios, postos de vacinação, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, estação de tratamento de esgoto, entre outros, nos quais são encontrados diversos riscos, especialmente os biológicos. O gerente da empresa solicitou aos Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) que avaliasse os graus de insalubridade e os percentuais de adicional de insalubridade nos setores da instituição. O engenheiro de segurança do trabalho, embasado na NR 15 — Atividades e Operações Insalubres — anexo 14, priorizou a identificação das atividades que envolvem agentes biológicos, tendo observado que, em um dos setores da instituição, os trabalhadores têm contato permanente com o esgoto (galerias e tanques).

Para os trabalhadores dessa área (galerias e tanques), o grau de insalubridade é
Alternativas
Q3048933 Segurança e Saúde no Trabalho
No ano passado, ocorreu um incêndio em uma fábrica de chocolates durante o horário do expediente. Muitos funcionários ficaram feridos, e dois morreram. Após o trágico acidente, uma empresa especializada foi contratada para investigar as causas do difícil escape dos trabalhadores. O engenheiro de segurança do trabalho dessa empresa utilizou a NR 23 — Proteção Contra Incêndios — para avaliar se a fábrica estava cumprindo as regras básicas de segurança contra incêndios.

Conforme a NR 23, as saídas de emergência  
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: D
5: B
6: D
7: A
8: E
9: C
10: E
11: A
12: B
13: E
14: D
15: A
16: D
17: C
18: C
19: E
20: C