Questões de Concurso Público TRE-GO 2005 para Técnico Judiciário - Telecomunicações e Eletricidade
Foi encontrada 1 questão
I Captação: Nesta parte, preocupa-se com a seleção e o posicionamento dos microfones. A idéia é otimizar o posicionamento deles, de modo que o som que eles enxergam (captam) seja de fato uma representação fiel da voz ou do instrumento que se deseja amplificar. É importante que se faça bem a captação, pois não há como recriar ou consertar o som que não foi bem captado.
II Processamento: Feita a captação, os sinais chegam à mesa de mixagem, onde tem início o processamento. Nesta fase, o som passa por todos os aparelhos: equalizadores, compressores e eventuais crossovers, até chegar nos amplificadores. No processamento, o mais importante para a conservação da qualidade do sinal (além de não distorcê-lo por excessos de equalização) é manter uma correta estrutura de ganho.
III Projeção: A etapa de projeção é realizada pelas caixas de som que irão projetar o som amplificado sobre os ouvintes. Aqui, o que se deve buscar é evitar, ao máximo, que o som seja projetado sobre qualquer outra superfície que não o seu destino final — os seus ouvintes. Para isso, são necessárias caixas acústicas cuidadosamente montadas para proporcionarem uma projeção controlada. A razão é simples: superfícies refletoras, como paredes, acabarão refletindo o som de volta ao ambiente, de maneira não-uniforme, aumentando o campo reverberante. Quanto maior for esse campo, menor serão a nitidez e a compreensão da palavra falada ou cantada.
IV Acústica: O som projetado pelas caixas acabará sendo alterado pela acústica do ambiente. Quanto menor e mais uniforme for a alteração, melhor a acústica. É nesta última fase que o som, originalmente captado pelos microfones, pode, por problemas de posicionamento ou excesso de volume, encontrar um caminho de volta aos mesmos sendo realimentado e causando a chamada microfonia.
Assinale a opção correta.