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Q411655 Áudio e Vídeo
A operação de mesas de som e a aplicação de sonorização ambiente devem estar de acordo com protocolos relativos às propriedades físicas do áudio, do ambiente e dos recursos em equipamentos disponíveis. A respeito desse assunto, julgue se as descrições apresentadas nos itens a seguir correspondem aos termos destacados em negrito.

I Captação: Nesta parte, preocupa-se com a seleção e o posicionamento dos microfones. A idéia é otimizar o posicionamento deles, de modo que o som que eles enxergam (captam) seja de fato uma representação fiel da voz ou do instrumento que se deseja amplificar. É importante que se faça bem a captação, pois não há como recriar ou consertar o som que não foi bem captado.

II Processamento: Feita a captação, os sinais chegam à mesa de mixagem, onde tem início o processamento. Nesta fase, o som passa por todos os aparelhos: equalizadores, compressores e eventuais crossovers, até chegar nos amplificadores. No processamento, o mais importante para a conservação da qualidade do sinal (além de não distorcê-lo por excessos de equalização) é manter uma correta estrutura de ganho.

III Projeção: A etapa de projeção é realizada pelas caixas de som que irão projetar o som amplificado sobre os ouvintes. Aqui, o que se deve buscar é evitar, ao máximo, que o som seja projetado sobre qualquer outra superfície que não o seu destino final — os seus ouvintes. Para isso, são necessárias caixas acústicas cuidadosamente montadas para proporcionarem uma projeção controlada. A razão é simples: superfícies refletoras, como paredes, acabarão refletindo o som de volta ao ambiente, de maneira não-uniforme, aumentando o campo reverberante. Quanto maior for esse campo, menor serão a nitidez e a compreensão da palavra falada ou cantada.

IV Acústica: O som projetado pelas caixas acabará sendo alterado pela acústica do ambiente. Quanto menor e mais uniforme for a alteração, melhor a acústica. É nesta última fase que o som, originalmente captado pelos microfones, pode, por problemas de posicionamento ou excesso de volume, encontrar um caminho de volta aos mesmos sendo realimentado e causando a chamada microfonia.

Assinale a opção correta.
Alternativas

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A alternativa correta para a questão é E - Todos os itens estão certos. Vamos compreender o motivo pelo qual cada item está correto.

Captação (Item I): Este item descreve corretamente o processo de captação, que envolve a seleção e o posicionamento dos microfones para garantir que o som captado seja uma representação fiel do som original. Isso é essencial porque, uma vez captado, o som não pode ser recriado ou consertado se a captação não for bem realizada. A descrição está de acordo com os protocolos de som.

Processamento (Item II): O item II descreve a etapa de processamento que ocorre na mesa de mixagem, onde o som passa por equalizadores, compressores, entre outros. Manter uma estrutura de ganho correta é crucial para evitar distorções no sinal. A descrição é precisa e reflete bem a importância dessa etapa no tratamento do áudio.

Projeção (Item III): A etapa de projeção envolve a utilização de caixas de som para direcionar o áudio aos ouvintes, minimizando a interferência de superfícies refletoras que possam aumentar o campo reverberante. A explicação está correta e destaca a importância de um projeto acústico cuidadoso para garantir clareza na reprodução do som.

Acústica (Item IV): O item IV trata da acústica do ambiente, descrevendo como o som projetado pode ser alterado por fatores acústicos, e como isso pode levar à microfonia se o som for realimentado nos microfones. A descrição é consistente com o entendimento comum de acústica em ambientes de sonorização.

Todos os itens fornecem descrições precisas das etapas envolvidas na operação de mesas de som e sonorização ambiente, justificando a escolha da alternativa E como correta.

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Comentários

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Todas estão corretas. 

não há como recriar ou consertar o som que não foi bem captado

é mintira!

a "I" esta errada, tem como "consertar" uma capatação com menor qualidade, mas existe limitações.

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