Questões de Concurso Público ANATEL 2009 para Especialista em Regulação - Engenharia

Foram encontradas 22 questões

Q158227 Engenharia de Telecomunicações
     O sistema brasileiro de televisão digital terrestre utiliza o esquema de transmissão OFDM e permite o uso das seguintes técnicas de modulação digital: π /4-DQPSK, QPSK, 16-QAM e 64-QAM. Considere, contudo, um sistema de televisão digital hipotético que utilize uma única portadora, mas que possa fazer uso dessas mesmas técnicas de modulação, além da formatação espectral do tipo cosseno levantado, com fator de decaimento(roll-off factor) igual a 1/4 . Considere, ainda, que, da banda passante de 6 MHz de um canal TV no sistema brasileiro de televisão digital terrestre, o sistema hipotético utilize efetivamente 5,5 MHz, pois reserva 500 kHz para banda de guarda. Suponha que seja exigida desse sistema hipotético uma BER (bit error rate) máxima de 10-2 na saída do demodulador. Assumindo que o canal do sistema seja do tipo AWGN (additivewhite gaussian noise), o desempenho de algumas das técnicas demodulação, em termos da BER versus Eb /No , é dado no gráfico a seguir, em que Eb é a energia média por bit e No/2 é o valor, em watt-por-hertz, da densidade espectral de potência do ruído branco que deteriora o sinal.

                                   Imagem associada para resolução da questão
                                   
          A partir dessas informações e tomando 2, 5 e 6,8, respectivamente, como valores aproximados para, 10log10 8/5 ,  10log10 16/5 e  10log10 24/5 , julgue o  item .

A vantagem da técnica π/4-DQPSK em relação à técnica QPSK é que o receptor não precisa obter uma referência de fase absoluta para poder recuperar os dados transmitidos, o que torna essa técnica particularmente apropriada para comunicações móveis, em que a demodulação diferencial pode reduzir o efeito adverso do desvanecimento.
Alternativas
Q158228 Engenharia de Telecomunicações
     O serviço de radiodifusão sonora analógica utiliza as técnicas de modulação AM e FM, que têm como parâmetros importantes o índice de modulação (μ) e o desvio máximo de frequência (Δf), respectivamente. Para as estações AM, é especificado que os sinais radiados devem ser mantidos com índice de modulação o mais elevado possível, sem, contudo, ultrapassar o valor de 1 nos picos negativos e de 1,25 nos picos positivos. Para estações de radiodifusão FM, Δf de ± 75 kHz é definido como 100% de modulação e é com esse valor de Δf que se especifica a largura de banda ocupada pelo sinal de uma emissora FM. A partir dessas  informações, julgue o  item  subsequente, acerca de sinais AM e FM e dos parâmetros μ e Δf.
Para sinais AM, quanto maior for o índice de modulação, maior será a potência contida nas bandas laterais e, consequentemente, melhor poderá ser a qualidade do sinal de áudio entregue ao ouvinte pelo receptor. Contudo, um sinal AM que tem índice de modulação negativa maior que 1 não pode ser demodulado adequadamente usando-se detector de envoltória.
Alternativas
Q158229 Engenharia de Telecomunicações
     O serviço de radiodifusão sonora analógica utiliza as técnicas de modulação AM e FM, que têm como parâmetros importantes o índice de modulação (μ) e o desvio máximo de frequência (Δf), respectivamente. Para as estações AM, é especificado que os sinais radiados devem ser mantidos com índice de modulação o mais elevado possível, sem, contudo, ultrapassar o valor de 1 nos picos negativos e de 1,25 nos picos positivos. Para estações de radiodifusão FM, Δf de ± 75 kHz é definido como 100% de modulação e é com esse valor de Δf que se especifica a largura de banda ocupada pelo sinal de uma emissora FM. A partir dessas  informações, julgue o  item  subsequente, acerca de sinais AM e FM e dos parâmetros μ e Δf.
Se uma estação de radiodifusão FM aumenta o Δf do sinal modulado para valores maiores que 75 kHz, esse sinal poderá ter largura espectral maior que a permitida. Por outro lado, se ela reduz o Δf, a área de cobertura desse sinal será reduzida, uma vez que a diminuição do Δf causa redução da potência do sinal radiado.
Alternativas
Q158235 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o  item  subsequente , acerca da classificação dos sistemas de comunicação e das técnicas de multiplexação e múltiplo acesso.

O multiplex TDM de primeira ordem da hierarquia PDH, denominado E1, multiplexa 32 canais de 64 kbps. Originalmente, 30 desses canais eram empregados para transportar voz amostrada à taxa de 8 kHz e codificada em 8 bits por amostra; um canal era usado para sincronismo e outro canal, para sinalização. O fluxo de bits E1 é, atualmente, estruturado em quadros com 32 janelas (ou slots) de tempo, sendo que a duração de uma janela é de 8 bits por 64 kbps, ou seja, de 1/8 ms, e a duração de um quadro é igual a 32 vezes esse valor.
Alternativas
Q158236 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o  item  subsequente,  acerca da classificação dos sistemas de comunicação e das técnicas de multiplexação e múltiplo acesso.
Em um sistema OFDMA (orthogonal frequency division multiple access), quanto menor for o espaçamento entre subportadoras, mais robusto esse sistema será em relação aos efeitos da propagação multipercurso, contudo ele será mais afetado por determinados efeitos causados pelo espalhamento Doppler.
Alternativas
Q158237 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o  item  subsequente,  acerca da classificação dos sistemas de comunicação e das técnicas de multiplexação e múltiplo acesso.
Em um sistema CDMA, a largura BT da banda passante do canal é um dos fatores que limitam a quantidade de sinais, ou usuários, que podem compartilhar um canal. Isso porque BT limita a taxa de chips do sistema CDMA e, quanto maior for a razão entre a taxa de chips e a taxa de bits de informação, maior será a quantidade de sinais que podem compartilhar um canal, para uma taxa de erro de bit máxima especificada.
Alternativas
Q158238 Engenharia de Telecomunicações
Considere que uma empresa tenha alugado um transponder de satélite com banda passante de 36 MHz para ser utilizado como meio de transmissão de um sistema de comunicação para as suas filiais espalhadas pelo país. O sistema deverá prover 9 canais de acesso simultâneo e utilizará esquema de transmissão com eficiência espectral de 1,5 bps/Hz, embasado na modulação QPSK. A técnica de múltiplo acesso será escolhida entre as técnicas FDMA (frequency-division multiple access) e TDMA (time-division multiple access), sendo que o modo de acesso será FAMA (fixed-assigned multiple-access), em que os recursos do sistema serão divididos igualmente entre os 9 canais de acesso. Julgue o item subsequente acerca desse sistema de comunicação.

Na prática, se for escolhida a técnica FDMA, a taxa de transmissão bruta disponibilizada a cada um dos 9 canais terá de ser necessariamente menor que 6 Mbps, enquanto, se for escolhida a técnica TDMA, a velocidade disponibilizada poderá ser de até 6 Mbps.
Alternativas
Q158239 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o  item  a seguir, relativo  à utilização do espectro eletromagnético e à atribuição de faixas de frequências no Brasil.  

De acordo com o plano de atribuição de faixas de frequências no Brasil, a frequência de 10 MHz é reservada para os sinais horários.
Alternativas
Q158241 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o  item  a seguir, relativo  à utilização do espectro eletromagnético e à atribuição de faixas de frequências no Brasil. 
As posições orbitais geoestacionárias utilizadas por satélites brasileiros, juntamente com as faixas de frequências relativas ao uso das comunicações via satélite a elas relacionadas, são de uso exclusivo e permanente do Brasil, garantidas por meio de tratados internacionais.
Alternativas
Q158242 Engenharia de Telecomunicações
Acerca de antenas, interferência e propagação eletromagnética em sistemas de comunicações sem fio, julgue os itens que se seguem.
É correto afirmar que, para o uso eficiente do espectro eletromagnético, ao se instalar uma nova estação transmissora de rádio ou televisão, deve-se realizar estudo criterioso das possíveis interferências eletromagnéticas que essa estação possa vir a causar.
Alternativas
Q158243 Engenharia de Telecomunicações
Acerca de antenas, interferência e propagação eletromagnética em sistemas de comunicações sem fio, julgue o  item  que se segue.
O nível de suscetibilidade a interferência — que pode ser traduzido em nível de compatibilidade eletromagnética — de equipamentos elétricos e eletrônicos é regulamentado, no Brasil, pela ANATEL.
Alternativas
Q158244 Engenharia de Telecomunicações
Acerca de antenas, interferência e propagação eletromagnética em sistemas de comunicações sem fio, julgue o  item  que se segue.
Antenas inteligentes consistem em um conjunto de elementos que são excitados por correntes elétricas de amplitude e fase controladas, de maneira a adaptar o diagrama de radiação de acordo com o desempenho exigido para determinado sistema.
Alternativas
Q158245 Engenharia de Telecomunicações
Acerca de antenas, interferência e propagação eletromagnética em sistemas de comunicações sem fio, julgue o  item  que se segue.
A polarização da onda transmitida por um satélite pode ser alterada durante a propagação dessa onda até as estações terrestres, devido, entre outros fatores, à chuva, na troposfera, e à rotação de Faraday, na ionosfera.
Alternativas
Q158246 Engenharia de Telecomunicações
Acerca de antenas, interferência e propagação eletromagnética em sistemas de comunicações sem fio, julgue o  item  que se segue.
A ionosfera pode causar oscilações rápidas na amplitude e na fase dos sinais transmitidos via satélite.
Alternativas
Q158247 Engenharia de Telecomunicações
Acerca de antenas, interferência e propagação eletromagnética em sistemas de comunicações sem fio, julgue o  item  que se segue.
A escolha inapropriada das antenas de transmissão e de recepção de um sistema de comunicação pode afetar a capacidade de transmissão do canal desse sistema.
Alternativas
Q158251 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o  item  que se segue, relativo  a sistemas de comunicações digitais celulares.
Se o código FEC (foward error correction) de um sistema de comunicação tiver sua taxa alterada de 1/2 para 3/4, a taxa de transmissão de bits de informação suportada por esse sistema poderá ser corretamente aumentada em 25%.
Alternativas
Q158252 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o  item  que se segue, relativo  a sistemas de comunicações digitais celulares.
Os efeitos de desvanecimento causado por multipercursos podem ser desprezados em sistemas de espalhamento espectral, tais como sistemas CDMA.
Alternativas
Q158255 Engenharia de Telecomunicações
Com relação a fundamentos de redes de comunicações, julgue o  próximo  item.
Um serviço de rastreamento de caminhões e comunicações de segurança via satélite pode ser visto como uma rede WAN (wide area network).
Alternativas
Q158257 Engenharia de Telecomunicações
Com relação a fundamentos de redes de comunicações, julgue o  próximo  item.
A tecnologia frame-relay permite que a taxa máxima de transmissão teoricamente possível seja utilizada o tempo todo.
Alternativas
Q158258 Engenharia de Telecomunicações
Com relação a fundamentos de redes de comunicações, julgue o  próximo  item.
Redes embasadas em tecnologia de pacotes X.25 estão sendo atualizadas com o intuito de permitirem transmissões em altas velocidades — iguais ou superiores a alguns megabits por segundo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: E
5: C
6: C
7: E
8: C
9: E
10: C
11: C
12: C
13: C
14: C
15: C
16: E
17: E
18: C
19: E
20: E