O sistema brasileiro de televisão digital terrestre uti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q158227 Engenharia de Telecomunicações
     O sistema brasileiro de televisão digital terrestre utiliza o esquema de transmissão OFDM e permite o uso das seguintes técnicas de modulação digital: π /4-DQPSK, QPSK, 16-QAM e 64-QAM. Considere, contudo, um sistema de televisão digital hipotético que utilize uma única portadora, mas que possa fazer uso dessas mesmas técnicas de modulação, além da formatação espectral do tipo cosseno levantado, com fator de decaimento(roll-off factor) igual a 1/4 . Considere, ainda, que, da banda passante de 6 MHz de um canal TV no sistema brasileiro de televisão digital terrestre, o sistema hipotético utilize efetivamente 5,5 MHz, pois reserva 500 kHz para banda de guarda. Suponha que seja exigida desse sistema hipotético uma BER (bit error rate) máxima de 10-2 na saída do demodulador. Assumindo que o canal do sistema seja do tipo AWGN (additivewhite gaussian noise), o desempenho de algumas das técnicas demodulação, em termos da BER versus Eb /No , é dado no gráfico a seguir, em que Eb é a energia média por bit e No/2 é o valor, em watt-por-hertz, da densidade espectral de potência do ruído branco que deteriora o sinal.

                                   Imagem associada para resolução da questão
                                   
          A partir dessas informações e tomando 2, 5 e 6,8, respectivamente, como valores aproximados para, 10log10 8/5 ,  10log10 16/5 e  10log10 24/5 , julgue o  item .

A vantagem da técnica π/4-DQPSK em relação à técnica QPSK é que o receptor não precisa obter uma referência de fase absoluta para poder recuperar os dados transmitidos, o que torna essa técnica particularmente apropriada para comunicações móveis, em que a demodulação diferencial pode reduzir o efeito adverso do desvanecimento.
Alternativas