Questões de Concurso Público INMETRO 2009 para Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Desenvolvimento de Sistemas, Parte II

Foram encontradas 8 questões

Q48302 Arquitetura de Software
Julgue os itens que se seguem a respeito dos padrões de desenho e outras técnicas para reúso de software.

A programação de um padrão Singleton na linguagem java usualmente demanda que o método getInstance seja declarado como de instância.
Alternativas
Q48303 Arquitetura de Software
Julgue os itens que se seguem a respeito dos padrões de desenho e outras técnicas para reúso de software.

Uma das vantagens do padrão Prototype é o reúso de memória possível por meio do compartilhamento de vários objetos por meio de múltiplas interfaces.
Alternativas
Q48305 Arquitetura de Software
Julgue os itens que se seguem a respeito dos padrões de desenho e outras técnicas para reúso de software.

Alguns dos usos típicos do padrão Façade são a unificação das várias interfaces de um sistema complexo; a construção de pontos de entrada para cada uma das múltiplas camadas de um sistema; a redução de dependências entre um cliente e múltiplas classes de implementação e o encapsulamento de todas as demais interfaces públicas de um sistema.
Alternativas
Q48306 Arquitetura de Software
Julgue os itens que se seguem a respeito dos padrões de desenho e outras técnicas para reúso de software.

O uso do padrão Command apresenta consequências como um objeto Command é usualmente refratário ao enfileiramento; um objeto Command é usualmente transiente, isto é, não é passível de serialização e o uso disseminado de Commands dificulta a estruturação de um sistema em operações de alto nível.
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Q48310 Arquitetura de Software
Julgue os seguintes itens em relação às tecnologias de mercado para o desenvolvimento de aplicações.

Alguns dos princípios arquiteturais de arquiteturas orientadas a serviços (SOA) são: (i) encapsulamento; (ii) fraco acoplamento; (iii) contrato; (iv) reusabilidade; (v) autonomia; e (vi) descobertabilidade. Outros conceitos relacionados a SOA são: (a) protocolo; (b) coordenação; (c) agência; (d) autodescrição; (e) abstração; e (f) composabilidade. A associação entre os princípios e os conceitos a seguir: {(i, e), (ii, d), (iii, a),(iv, f), (v, c), (vi, d)} é mais consistente que a associação {(i, f), (ii, a), (iii, c),(iv, b), (v, d), (vi, e)}.
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Q48311 Arquitetura de Software
Acerca de linhas de produtos e de componentes de software, julgue os itens subsequentes.

Na arquitetura de sistemas de mensageria, um dos padrões bastante utilizados é o Publish-Subscribe, que possui maior similaridade com o padrão Observer que com o padrão Iterator.
Alternativas
Q48314 Arquitetura de Software
Acerca de linhas de produtos e de componentes de software, julgue os itens subsequentes.

Em um ciclo de vida, com base em componentes de software, as atividades de busca, avaliação, adaptação e testes de componentes ocorrem basicamente após as fase de desenho e antes da fase de testes do sistema de software.
Alternativas
Q85847 Arquitetura de Software
Julgue os itens que se seguem a respeito dos padrões de desenho e outras técnicas para reúso de software.

Os padrões: Controller; Polimorfismo; e Information Expert, são considerados do tipo GRASP porque cada um embute uma forma de atribuição de responsabilidades a objetos. No caso do Controller, a responsabilidade é concernente ao tratamento de eventos. No caso do Polimorfismo, a responsabilidade é concernente à variação de comportamento, conforme o tipo do objeto. No caso do Information Expert, a responsabilidade concerne à disponibilidade de informações que permitem o desempenho de uma responsabilidade.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: E
5: C
6: C
7: E
8: C