Uma das vantagens do padrão Prototype é o reúso de memória p...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E (Errado)
Vamos entender por que a alternativa correta é "Errado" e explorar detalhadamente os conceitos envolvidos.
O enunciado aborda o padrão de projeto Prototype, que faz parte dos padrões criacionais definidos pela GoF (Gang of Four). Este padrão é projetado para criar novos objetos clonando um protótipo inicial. Isso pode ser extremamente útil quando a criação direta de novos objetos é complexa ou custosa em termos de desempenho.
O que é o padrão Prototype?
O objetivo do padrão Prototype é permitir a criação de novos objetos a partir de uma instância existente (o protótipo), que é clonada para gerar novos objetos. Este padrão é particularmente útil em sistemas que precisam criar objetos de maneira repetitiva e onde a clonagem é mais eficiente do que a instanciação direta.
Por que a alternativa está errada?
A alternativa afirma que uma das vantagens do padrão Prototype é o reúso de memória possível por meio do compartilhamento de vários objetos por meio de múltiplas interfaces. Esta afirmação está incorreta por alguns motivos:
- O padrão Prototype se concentra na criação de novos objetos clonando um protótipo, e não no compartilhamento de objetos.
- A clonagem implica criar cópias independentes do protótipo, resultando em objetos distintos na memória, ao invés de compartilhar um mesmo objeto.
- O conceito de compartilhamento de múltiplos objetos por meio de múltiplas interfaces está mais relacionado a outros padrões, como o Flyweight, que visa minimizar o uso de memória compartilhando objetos comuns.
Explicação das alternativas incorretas
Portanto, a alternativa está errada porque o padrão Prototype não tem como foco o reúso de memória através do compartilhamento de objetos. Pelo contrário, ele se concentra em criar novas instâncias por meio da clonagem, garantindo que cada novo objeto seja uma cópia única do protótipo, o que não contribui para economizar memória através do compartilhamento.
Espero que esta explicação tenha esclarecido o motivo pelo qual a alternativa correta é "Errado". Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais exemplos, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O padrão que permite fornece o exposto pela questão é o Flyweight.
Flyweight is a software design pattern. A flyweight is an object that minimizes memory use by sharing as much data as possible with other similar objects; it is a way to use objects in large numbers when a simple repeated representation would use an unacceptable amount of memory.
http://en.wikipedia.org/wiki/Flyweight_pattern
Esse conceito está relacionado ao flyweight.
Memento externaliza o estado interno de um objeto para que o
objeto possa ter esse estado restaurado posteriormente.
Ex: Operações Undo (O famoso ctrl + z no word)
Especificar os tipos de objetos a serem criados usando uma instância como protótipo e criar novos objetos ao copiar este protótipo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo