Os princípios GRASP (General Responsibility Assignment Softw...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Segregação de interface.
Explicação:
Os princípios GRASP (General Responsibility Assignment Software Patterns) são diretrizes utilizadas para atribuir responsabilidades a classes e objetos em sistemas orientados a objetos. Esses princípios ajudam a garantir que o design do software seja coeso, de baixo acoplamento e fácil de manter.
Os nove princípios GRASP são:
- Criador
- Especialista de Informação
- Baixo Acoplamento
- Controlador
- Alta Coesão
- Polimorfismo
- Fabricação Pura
- Indireção
- Variações Protegidas
Vamos agora analisar cada uma das alternativas:
A - Polimorfismo: O princípio do Polimorfismo permite que diferentes classes possam ser tratadas através de uma interface comum, permitindo que uma única função possa operar em diferentes tipos de objetos. Este é um dos princípios GRASP.
B - Fabricação Pura: A Fabricação Pura trata da criação de objetos de forma organizada, geralmente através de métodos de fábrica. Este é outro dos princípios GRASP.
C - Indireção: Indireção é um princípio que sugere o uso de intermediários para reduzir o acoplamento entre diferentes partes de um sistema. Este também é um dos princípios GRASP.
D - Variações Protegidas: Variações Protegidas trata de proteger o sistema contra variações, encapsulando as partes que podem ser alteradas. Este é mais um dos princípios GRASP.
E - Segregação de Interface: A Segregação de Interface é um princípio SOLID, não GRASP. Este princípio afirma que os clientes não devem ser forçados a depender de interfaces que não utilizam. Portanto, esta é a alternativa correta, pois não pertence aos princípios GRASP.
Resumindo, a alternativa E está correta porque Segregação de Interface não é um dos princípios GRASP, mas sim um princípio SOLID.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Padrões GRASP ( São 9 padrões ao todo ):
- Information Expert
- Creator
- Controller
- Low Coupling (Baixo Acomplamento)
- High Cohesion (Alta Coesão)
- Polymorphism
- Pure Fabrication
- Indirection
- Protected Variation
GRASP são:
controller (controlador);
creator (criador);
indirection (indireção);
information expert (especialista na informação);
alta coesão;
baixo acoplamento;
polimorfismo;
pure fabrication (fabricação/invenção pura);
protected variations (variações protegidas).
Segregação de interface. é do SOLID e não do GRASP.
ISP - Interface segregation principle - Princípio da segregação de interfaces
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo