Questões de Concurso Público MS 2010 para Arquiteto

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquiteto |
Q65311 Arquitetura
A respeito da Carta de Atenas (1933), que contém uma série de diretrizes voltadas ao ordenamento das cidades modernas, julgue o item abaixo.

De acordo com essa carta, as chaves do urbanismo estão nas funções habitar, trabalhar, estudar e descansar.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquiteto |
Q65312 Arquitetura
      A Casa de Canoas, projeto de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, provocou a crítica internacional no momento da sua conclusão. O suíço Max-Bill afirmou que "a forma livre só se justifica em situações excepcionais da arquitetura. A casa de Niemeyer é um mero capricho puramente decorativo e não é obra válida ou digna de qualquer interesse". Para o arquiteto alemão Walter Gropius, tratava-se de "uma casa muito bonita mas que não era multiplicável". Embora admitisse a liberdade do criador, o crítico italiano Ernest Rogers considerou a "orgíaca" retomada das formas da natureza uma "confusão romântica".


Com base no texto acima, julgue os item seguinte.

Ao subverter alguns princípios estabelecidos pelo racionalismo europeu, Niemeyer conseguiu a originalidade que o distinguiu no cenário nacional e internacional. Apostando na supremacia da plástica sobre as demais funções arquitetônicas, Niemeyer afirmou, em seu livro A Forma na Arquitetura (1978), que quando uma forma cria beleza ela tem uma função das mais importantes da arquitetura.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquiteto |
Q65313 Arquitetura
      A Casa de Canoas, projeto de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, provocou a crítica internacional no momento da sua conclusão. O suíço Max-Bill afirmou que "a forma livre só se justifica em situações excepcionais da arquitetura. A casa de Niemeyer é um mero capricho puramente decorativo e não é obra válida ou digna de qualquer interesse". Para o arquiteto alemão Walter Gropius, tratava-se de "uma casa muito bonita mas que não era multiplicável". Embora admitisse a liberdade do criador, o crítico italiano Ernest Rogers considerou a "orgíaca" retomada das formas da natureza uma "confusão romântica".


Com base no texto acima, julgue os item seguinte.


Com a realização da Casa de Canoas, Oscar Niemeyer rompeu com as diretrizes do movimento moderno, tornando-se assim um arquiteto tipicamente pós-modernista.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquiteto |
Q65321 Arquitetura

Com a Revolução Industrial, houve um intenso deslocamento da população rural para as cidades, atraída pelas ofertas de emprego e pela crise no setor agrícola, porém as cidades não estavam preparadas para recebê-la. Para solucionar o caos urbano, surgiu o urbanismo moderno, que, por suas características, foi dividido por François Choay em duas correntes: a culturista e a progressista, esquematizadas abaixo.




Com base nas informações expressas acima, julgue o item que se segue.

O Plano Piloto de Brasília, que incorporou os princípios 3, 5, 7, 8 e 10 estabelecidos pelo urbanismo progressista, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquiteto |
Q65323 Arquitetura

       O plano barroco de Aarão Reis para Belo Horizonte(1897) baseia-se na integração da malha ortogonal, definida pelas ruas, com a malha diagonal, definida pelas avenidas. Inspirado nas intervenções na Paris de Haussmann (1853-1859) e em exemplos de novas cidades capitais como Washington (1791), projetada por L’Enfant, o projeto perseguia, antes de tudo, o espaço amplo, a localização privilegiada dos edifícios públicos, e a monumentalidade, usando recursos como os efeitos de visibilidade, ou seja, os edifícios de maior importância deveriam ser construídos no cruzamento de grandes avenidas.




      O plano piloto de Goiânia (1933), concebido pelo urbanista Attilio Corrêa Lima, representou, em termos de design, uma superposição de temporalidades, variando entre oneoclássico e os modelos progressista e culturalista do século XIX. Ao lado das tendências neoclássicas, o projeto de Goiânia possibilitou também a recuperação das garden cities, levando assim à criação de ambiências bucólicas que caracterizavam as unidades habitacionais. O plantio de árvores, aliado a uma arquitetura não monumental, principalmente dos prédios públicos, contribuiu para uma minimização de eficácia simbólica, reduzindo o efeito ótico do urbanismo de Versalhes (princípio classicista adotado inicialmente por Correia Lima).



A associação do Barroco ao plano de Belo Horizonte deve-se ao uso de recursos como os efeitos de visibilidade, ou seja, a construção dos edifícios de maior importância no cruzamento de grandes avenidas. Em Goiânia, o estilo classicista original perdeu força em função do plantio de árvores e da ausência de monumentalidade nos edifícios públicos.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: E
5: C