A associação do Barroco ao plano de Belo Horizonte deve-se a...
O plano barroco de Aarão Reis para Belo Horizonte(1897) baseia-se na integração da malha ortogonal, definida pelas ruas, com a malha diagonal, definida pelas avenidas. Inspirado nas intervenções na Paris de Haussmann (1853-1859) e em exemplos de novas cidades capitais como Washington (1791), projetada por L’Enfant, o projeto perseguia, antes de tudo, o espaço amplo, a localização privilegiada dos edifícios públicos, e a monumentalidade, usando recursos como os efeitos de visibilidade, ou seja, os edifícios de maior importância deveriam ser construídos no cruzamento de grandes avenidas.
O plano piloto de Goiânia (1933), concebido pelo urbanista Attilio Corrêa Lima, representou, em termos de design, uma superposição de temporalidades, variando entre oneoclássico e os modelos progressista e culturalista do século XIX. Ao lado das tendências neoclássicas, o projeto de Goiânia possibilitou também a recuperação das garden cities, levando assim à criação de ambiências bucólicas que caracterizavam as unidades habitacionais. O plantio de árvores, aliado a uma arquitetura não monumental, principalmente dos prédios públicos, contribuiu para uma minimização de eficácia simbólica, reduzindo o efeito ótico do urbanismo de Versalhes (princípio classicista adotado inicialmente por Correia Lima).
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eu errei este questão ...
Questão correta de acordo como gabarito definitivo da banca. Acabei de checar!
Além de ser possível responder essa questão com base no texto fornecido pela banca.
Não entendi a parte de Goiânia! Estilo classicista original?? Alguém pode explicar.? Ao meu ver, Goiânia foi pensada desde o inicio como uma cidade moderna
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo