Questões de Concurso Público EBC 2011 para Analista, Engenharia de Software
Foram encontradas 69 questões
No Scrum, o taskboard é um grande painel onde podem ser colocadas informações importantes para o acompanhamento do sprint. Por meio do taskboard, as informações acerca das atividades não iniciadas (sprint backlog), das que estão em andamento e das concluídas ficam sempre visíveis e disponíveis para todos os interessados no projeto.
No desenvolvimento de software, a geração automática de código, proporcionada por várias ferramentas de desenvolvimento, é um fator que aumenta a produtividade, melhora a padronização e diminui os defeitos no produto.
É conveniente que o contrato, entre cliente e fornecedor, para o desenvolvimento de um sistema computacional, contenha a lista de requisitos para o software. Contudo, os métodos ágeis de desenvolvimento preconizam que o referido contrato estabeleça o preço, a ser pago pelo cliente, com base no tempo necessário para o desenvolvimento do sistema e não com base no conjunto de requisitos.
O que os métodos ágeis buscam é como evitar as mudanças desde o início do projeto e não a melhor maneira de tratar essas mudanças.
Considerando o conceito de metodologia ágil em apreço, é correto afirmar que as seguintes metodologias são ágeis: XP (Extreme Programming), Scrum, Crystal, FDD (Feature Driven Development), DSDM (Dynamic Systems Development Method) e Open Source Software Development.
O XP segue um conjunto de valores, princípios e regras básicas que visam alcançar eficiência e efetividade no processo de desenvolvimento de software. Os valores são cinco: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito.
O RUP tem duas dimensões: o eixo horizontal e o eixo vertical. A primeira dimensão representa o aspecto estático do processo quando ele é aprovado e é expressa em termos de fases, iterações e marcos. A segunda dimensão representa o aspecto dinâmico do processo, como ele é descrito em termos de componentes, disciplinas, atividades, fluxos de trabalho, artefatos e papéis do processo.
Um projeto que usa o desenvolvimento iterativo tem um ciclo de vida que consiste em várias iterações. Uma iteração incorpora um conjunto quase sequencial de atividades em modelagem de negócios, requisitos, análise e design, implementação, teste e implantação, em várias proporções, dependendo do local em que ela está localizada no ciclo de desenvolvimento.
Na denominada fase de elaboração, tipicamente, o foco é inserido na maneira como se gerenciam requisitos e como se gerencia o projeto.
No contexto do BPM, um processo é um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas. Os processos possuem atributos e características que descrevem propriedades, comportamento, propósito, ou outros elementos de processo.
Um diagrama de processo retrata uma notação conveniente do fluxo de trabalho básico de um processo. Modelagem agrega maior detalhe sobre o processo e os relacionamentos com outros elementos. Mapeamento representa o desempenho do que está sendo modelado.
Modelos de processo são úteis como uma documentação, um meio para comunicação e alinhamento, desenho e requisitos, ou um meio para analisar aspectos de processo, treinamento e explicação.
No processo de construção e(ou) manutenção de um produto de software, o termo requisito pode ser definido da seguinte forma: uma condição, característica ou capacidade, determinada no universo das necessidades do negócio do usuário, que deve ser atendida por um software na forma de aspectos funcionais e não funcionais.
Uma das principais técnicas de verificação é a prototipação. Um protótipo é um produto parcialmente desenvolvido, que possibilita aos clientes e desenvolvedores examinarem certos aspectos do sistema proposto e decidir se eles são ou não apropriados ou adequados para o produto acabado.
O principal artefato elaborado no processo de produção de requisitos do sistema, segundo a ER, é o documento de requisitos. Por sua vez, o documento de requisitos é uma declaração formal dos requisitos para os stakeholders, que podem ser clientes, usuários finais ou a equipe de desenvolvimento do software.
Gerência de requisitos pode ser conceituada como enfoque sistemático para a elicitação, organização e documentação dos requisitos do sistema e um processo que estabelece e mantém o acordo entre usuários e a equipe de projeto à medida que os requisitos são modificados.
No contexto dos requisitos e restrições de um projeto, o propósito da gerência de projetos é identificar, estabelecer, coordenar e monitorar as atividades, tarefas e recursos de que um projeto necessita para produzir um produto.
No contexto da gerência do projeto, integração inclui características como unificação, consolidação, articulação e ações de integração que são cruciais para concluir o projeto, atender satisfatoriamente os requisitos dos interessados e clientes e gerenciar as expectativas.
Nas atividades de desenvolvimento, a validação refere-se ao processo de examinar o resultado de uma atividade para determinar sua conformidade com os requisitos estabelecidos para a mesma atividade, enquanto a verificação se refere ao processo de examinar um produto para determinar sua conformidade com as necessidades do usuário.
Revisão por pares e testes são considerados métodos de validação. As informações obtidas durante as revisões são extremamente úteis para os testes, pois permitem a identificação dos módulos críticos e propensos a erros.