Questões de Concurso Público MEC 2011 para Analista de Sistemas
Foram encontradas 14 questões
Do ponto de vista da implementação, os servidores são classificados como interativos ou concorrentes. Em geral, os servidores que usam protocolos orientados a conexão são interativos; os que usam protocolos orientados a datagrama são concorrentes.
Um servidor interativo que receber solicitação de serviço retornará ao estado de espera após o tratamento e o envio do resultado desse serviço para o solicitante.
No servidor concorrente, para se tratar cada solicitação recebida, é criada nova instância do servidor, a qual pode ser um novo processo ou um thread.
A arquitetura cliente/servidor proporciona a sincronização entre duas aplicações: uma aplicação permanece em estado de espera até que outra aplicação efetue uma solicitação de serviço.
Nas arquiteturas de três níveis, a lógica de negócio é executada em um servidor de banco de dados localizado em um host distinto daquele que executa o servidor HTTP.
Na arquitetura peer-to-peer (P2P) pura, as aplicações podem assumir simultaneamente os papéis de cliente e de servidor, o que lhes confere grande escalabilidade e facilidade de gerenciamento.
Em uma arquitetura P2P híbrida, a transferência de dados entre as partes ocorre diretamente, porém há o registro em servidores centrais, o que facilita a busca de pares e de conteúdo.
Duas características comuns à maioria dos serviços web são o uso do protocolo HTTP — para envio das solicitações, processamento e envio de resultados em HTML — e o uso de logs, também no formato HTTP.
Nas arquiteturas cliente/servidor de dois níveis, a aplicação tem uma lógica de apresentação, executada no browser, mas a lógica de negócio deve ser executada em outra máquina diferente do servidor HTTP.
As transações são os blocos básicos sobre os quais as aplicações embasadas em SOA são construídas.
Web services são sistemas de software projetados para suportar interoperabilidade host-to-host sobre a rede.
A interoperabilidade é conseguida utilizando-se um conjunto de padrões proprietários embasado em XML.
A arquitetura SOA utiliza um paradigma find-bind-execute no qual os provedores cadastram seus serviços em um registro público; os consumidores acessam o registro em busca de serviços; e, se houver serviço disponível, o registro devolve ao consumidor um contrato e um endereço para aquele serviço.
Aplicações embasadas em SOA são distribuídas e multi-tier e possuem lógicas de apresentação e negócio e camadas de persistência.