Questões de Concurso Público MEC 2011 para Analista de Teste de Qualidade
Foram encontradas 68 questões
Testes de controle são inadequados para validar dados e verificar a integridade de arquivos, sendo adequado para essas atividades o tipo de teste de interconexão.
O teste de compatibilidade serve para verificar se um software pode ser executado no sistema operacional Solaris.
O teste denominado caixa-preta é utilizado para verificar se os requisitos do software são atendidos, sem verificar o código ou a lógica do componente testado.
Testes unitários são aplicados a uma combinação de componentes, para que sejam verificados o funcionamento em conjunto desses componentes e o atendimento dos requisitos do software como um todo.
Os testes de usabilidade avaliam a facilidade de uso do software testado e são bastante utilizados em aplicações web.
Para a verificação da capacidade de proteção do software, são utilizados testes de interoperabilidade.
Se um software já testado receber modificações e, após isso, somente essas modificações forem testadas, a aplicação do teste de regressão a esse software testará inclusive as partes que não tenham sido modificadas.
Na etapa de execução, os roteiros dos testes são insumos necessários, que descrevem a relação dos casos de testes e a previsão de execução.
A elaboração de scripts para teste é um dos insumos necessários na etapa de planejamento.
Em um projeto de teste, após ser concluída a etapa de execução, inicia-se a etapa de entrega, cujos produtos incluem o relatório de não conformidades.
A etapa de planejamento pode ser verificada por testes estáticos e ter a documentação do sistema revisada.
Na etapa de especificação, ocorrem a elaboração e a revisão dos casos de testes.
Jmeter é uma ferramenta de automação de teste de código aberto capaz de executar testes de desempenho, carga e estresse em servidores web e bancos de dados.
O Subversion é ferramenta capaz de controlar versões dos arquivos referentes ao código-fonte de um software.
Robot Framework é ferramenta para testes específicos em software com código-fonte em Python e Java. Essa ferramenta permite testes unitários e provê relatórios no formato ODT (open document text).
Mantis é ferramenta para gerenciamento de defeitos em software que realiza o acompanhamento de um defeito desde o seu registro inicial até o seu fechamento.
A principal função do selenium web test são as medições estáticas, servindo para analisar informações do design e do código-fonte. É incapaz de automatizar testes funcionais e para isso utiliza integração com outras ferramentas.
Testemaker é uma ferramenta proprietária, baseada na arquitetura SOA (service oriented architeture) que possui capacidade de testar softwares da linguagem PHP; além disso, possui suporte aos protocolos HTTP, SMTP, SSH, TELNET e NTP.
O gestor do projeto de teste deve ser definido, pois ele será o responsável por aprovar o plano de testes. Na fase de elaboração da estratégia de testes, é necessário identificar riscos associados ao projeto de teste. Os riscos do negócio não são identificados, pois não fazem parte do projeto de teste.
A organização deve buscar definir uma abordagem básica e geral para testar seus softwares. Além da definição de técnicas e ferramentas a serem utilizadas, devem ser considerados fatores como o impacto em caso de falhas que o software possa apresentar durante sua utilização.