Questões de Concurso Público ANCINE 2012 para Técnico em Regulação, Atividade Cinematográfica e Audiovisual
Foram encontradas 140 questões
Os termos “logo” (L.19) e “portanto” (L.21) têm sentidos conclusivos e semelhantes, razão por que poderiam ser intercambiados sem que houvesse prejuízo para a correção gramatical e a coerência dos períodos.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir “por que” (L.19) pelo termo porquê.
Depreende-se das informações do texto que os inventores do cinema, ao projetarem o cinematógrafo, acreditavam que esse instrumento não só criaria uma maneira de contar histórias para multidões como também se consolidaria, como elemento da cultura de massa.
A substituição de “dizendo-lhe” (L.5) por dizendo a ele preservaria a correção gramatical do texto.
A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados caso se substituísse “enganou-se” (L.10) por foi enganado.
Na linha 14, o sinal de dois-pontos introduz uma descrição sucinta do filme que, “em especial” (L.13), teria emocionado o público.
A expressão “essas características” (L.9) refere-se à veiculação de doze horas diárias de conteúdo nacional independente, sendo que três delas em horário nobre.
O termo “agência” (L.11) constitui elemento coesivo que retoma o antecedente “ANCINE” (L.1).
A palavra “aferição” (L.13) está sendo empregada com o sentido de compreensão, entendimento.
O segmento “que declararam veicular, no mínimo, doze horas diárias de conteúdo nacional independente” (L.3-5) tem natureza restritiva.
A substituição de “ao menos” (L.8) por pelo menos prejudica a correção gramatical do período.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir a forma verbal “emitido” (L.12) por cujo o documento é emitido.
Em “Podem-se candidatar” (L.9), o pronome “se” indica indeterminação do sujeito.
O termo “desde que” (L.11) estabelece uma relação de condição e pode ser substituído por caso ou contanto que sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto.
O emprego de vírgula logo após “brasileiro” (L.12) justifica-se para isolar a oração subsequente, de natureza explicativa.
O gênero gramatical dos adjetivos relacionados aos pronomes de tratamento deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refiram. Assim, no caso de correspondência enviada ao ocupante do cargo de presidente da República do Brasil, hoje uma mulher, seria correto o trecho Vossa Excelência será imediatamente informada.
Em um convite oficial dirigido por um órgão público a um particular, deve-se empregar o vocativo Ilustríssimo Senhor.
O item que se segue apresenta fragmento de texto que devem ser julgados certos se, além de estarem gramaticalmente corretos,atenderem aos atributos acima descritos; em caso contrário, devem ser julgados errados.
Cumpre destacar a necessidade de ampliação e descentralização do parque de salas de cinema nos municípios brasileiros, com vistas àquelas atenderem os moradores das periferias urbanas os quais, muitas vezes, não tem acesso a tal bem cultural ou são mal atendidos pelas redes comerciais.
O item que se segue apresenta fragmento de texto que devem ser julgados certos se, além de estarem gramaticalmente corretos,atenderem aos atributos acima descritos; em caso contrário, devem ser julgados errados.
Dessa forma, conforme entendimentos definidos em reunião entre representantes dessas instituições, realizada no dia 20/8/2012, na sala de reuniões deste órgão, vimos por meio deste formalizar a Vossa Senhoria nossa solicitação, no âmbito da competência desse órgão, bem como em promover gestões nos órgãos competentes da administração pública federal, de apoio necessário à implantação da unidade seccional já mencionada, em especial viabilizar a concessão das gratificações correspondentes as responsabilidades assumidas, no que couber, nos termos do art. 7.º do citado decreto.
O item que se segue apresenta fragmento de texto que devem ser julgados certos se, além de estarem gramaticalmente corretos,atenderem aos atributos acima descritos; em caso contrário, devem ser julgados errados.
Senhor Governador,
Convido Vossa Excelência a participar da sessão de abertura da etapa de Brasília da 10.ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), a ser realizada no dia 1.º de novembro do corrente ano.