Questões de Concurso Público ANCINE 2013 para Analista Administrativo - Área 1
Foram encontradas 60 questões
No processo de planejamento, as etapas entrada, processamento e elaboração de planos podem envolver, respectivamente, a busca de informações, a criação de alternativas e a determinação dos objetivos.
As estratégias genéricas pela liderança de custo e pela diferenciação, propostas por Michael Porter para criar uma posição sustentável a longo prazo, não podem ser usadas em conjunto, dado seu caráter mutuamente exclusivo.
Na realidade organizacional, para alcançar os objetivos, é preciso definir atividades, formas de controle e recursos necessários para a execução dos cursos de ação. O planejamento tático ou funcional, que é um elo entre a missão da instituição e os cursos de ação definidos pelas áreas, é responsável por esse papel.
O ponto de partida de toda estratégia de mercado para o ganho de vantagem competitiva deve incluir ações de segmentação, targeting e posicionamento, necessariamente nessa ordem; segue-se a elas o trabalho em relação ao composto de marketing.
O BSC (balanced scorecard) é um instrumento que mede o desempenho organizacional nas perspectivas financeira, clientes, processos internos e aprendizagem/crescimento, o que permite à organização acompanhar o desempenho financeiro e monitorar e ajustar a estratégia.
O paradigma de Rubinstein, ou MDPO, é um recurso que permite organizar, em um diagrama, as relações de causa e efeito existentes em um problema. Para tanto, é necessário definir os efeitos, listar as variáveis e identificar os parâmetros, para, então, formular soluções.
A função de organizar consiste em dividir tarefas entre blocos de trabalhos, denominados departamentos. A departamentalização matricial é uma solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, sem perder, no entanto, a ligação com seu departamento funcional
Para Edgar H. Schein, cultura representa um padrão de suposições básicas demonstradas, inventadas, descobertas ou desenvolvidas por determinado grupo. De acordo com o autor, o ambiente externo seria capaz de influenciar a cultura dentro das organizações, por vezes, moldando-a, independentemente dos artefatos e valores compartilhados nelas presentes
A motivação é específica e tem como propriedades a direção, a intensidade e a permanência; consiste no estudo explicativo sobre as forças ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas em situações de trabalho.
A maturidade do líder é a principal característica do modelo de liderança de Hersey & Blanchard, que demonstra as situações enfrentadas pelos subordinados. Esse modelo deve ser analisado em um conjunto de tarefas, a partir das quais é possível enquadrar os líderes em categorias universais, considerando suas competências e motivações
Descentralização de atividades confunde-se com delegação, uma vez que ambas ocorrem quando o ocupante de determinado cargo transfere parte de suas atribuições, atividades e sua autoridade para os ocupantes de outros cargos.
Por meio do controle operacional, pretende-se auferir o desempenho global da organização, podendo-se observar as taxas de rotatividade; a quantidade e a qualidade dos produtos e serviços; a produtividade; e a participação no mercado. A síntese das informações acerca do desempenho das áreas funcionais é também um dos componentes do controle operacional.
Constitui objetivo da moderna análise de cargos auxiliar a organização a estabelecer tanto as características do cargo quanto os requisitos para seleção e desempenho, sendo a análise do inventário de tarefas um dos métodos para reunir as informações necessárias à análise de cargos
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) não é prescritivo em relação a ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio. Os fundamentos desse modelo podem ser expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados.
A trilogia da qualidade proposta por Joseph M. Juran pode ser aplicada a qualquer tipo de produto ou serviço e está assentada em três processos básicos: planejamento, controle da qualidade e aperfeiçoamento.
Projeto corresponde a um esforço planejado para que seja entregue determinado resultado singular, o que o torna equivalente aos termos escopo do produto e escopo do projeto.
Se o resultado da variação do custo de um projeto for negativo, o projeto estará abaixo do custo planejado.
Os impactos que a adoção da gestão de processos ocasiona em uma organização incluem a quebra dos silos e feudos da gestão corporativa tradicional.
Ao atribuir custos às atividades e, consequentemente, os custos das atividades aos produtos e serviços gerados, a análise de custos pode identificar os maiores consumidores de recursos e as atividades que não agregam valor ao produto.
Em uma organização, o gerenciamento de projetos ocorre no plano operacional, com vistas à garantia da execução propriamente dita.