Questões de Concurso Público CPRM 2013 para Analista em Geociências - Administração

Foram encontradas 12 questões

Q330830 Administração Financeira e Orçamentária
A vigência da lei de diretrizes orçamentárias ( LDO ) coincide com a do exercício financeiro.
Alternativas
Q330831 Administração Financeira e Orçamentária
Caso a Câmara dos Deputados decida alterar seu orçamento, acrescentando despesa não prevista no início do exercício financeiro, ela deverá solicitar a realização dessa alteração ao Poder Executivo, que ficará responsável pela apresentação de proposta de alteração ao Poder Legislativo.
Alternativas
Q330832 Administração Financeira e Orçamentária
O orçamento não se restringe a um documento de caráter contábil e administrativo, se for elaborado e executado de acordo com técnicas orçamentárias modernas amplamente referendadas.
Alternativas
Q330833 Administração Financeira e Orçamentária
Considere que o governo efetue alienação de títulos de crédito e utilize o produto da venda desses títulos para o custeio de determinada despesa não incluída no orçamento. Nesta situação, não foi observado o princípio da universalidade.
Alternativas
Q330834 Administração Financeira e Orçamentária
Considere que o governo federal tenha obtido títulos representativos do capital de uma empresa que operava havia mais de dez anos e que essa operação não tenha provocado aumento de capital da referida empresa. Nesta situação, a despesa feita para a obtenção dos títulos é uma inversão financeira.
Alternativas
Q330835 Administração Financeira e Orçamentária
Uma ação orçamentária é considerada padronizada, se sua implementação for realizada com base em um mesmo método orçamentário no âmbito de um mesmo órgão orçamentário ou unidade orçamentária.
Alternativas
Q330836 Administração Financeira e Orçamentária
O plano orçamentário, uma identificação de caráter gerencial transmitida ao sistema integrado de administração financeira ( SIAFI ) que não consta da lei orçamentária anual ( LOA ), tem por finalidade permitir o acompanhamento físico e financeiro da execução em um nível de detalhamento maior que o da LOA.
Alternativas
Q330837 Administração Financeira e Orçamentária
Se um município contribuir para o sistema de previdência de seus servidores, ele deverá deduzir o montante total das contribuições no cálculo da receita corrente líquida.
Alternativas
Q330838 Administração Financeira e Orçamentária
É vedado às empresas públicas federais aplicar seus recursos financeiros na conta única do Tesouro Nacional.
Alternativas
Q330839 Administração Financeira e Orçamentária
Considere que um servidor tenha recebido suprimento de fundos e aplicado esses recursos em finalidade diversa da destinação original. Considere, ainda, que, posteriormente, esse servidor tenha restituído ao órgão, por determinação superior, o valor aplicado indevidamente. Nessa situação, o órgão encarregado da contabilidade deverá registrar a despesa indevida como efetivamente realizada, registrando, também, a receita decorrente da restituição.
Alternativas
Q330840 Administração Financeira e Orçamentária
Considere que o Ministério da Saúde tenha registrado em restos a pagar não processados determinado montante destinado ao pagamento de diferença salarial a seus servidores, e que, até 30 de junho do exercício subsequente, o pagamento não tenha sido efetuado. Nesta situação, os restos a pagar perderão sua validade, devendo ser cancelados.
Alternativas
Q330841 Administração Financeira e Orçamentária
Considere que determinado ministério tenha registrado, em restos a pagar, empenho de despesa referente ao material de expediente adquirido no último mês do exercício e que, findo o prazo legal, os restos a pagar tenham sido cancelados. Nesta situação, se o fornecedor do material comprovar a entrega dos produtos após o final do exercício seguinte e reclamar o pagamento, a despesa poderá ser contabilizada como despesas de exercícios anteriores.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C
5: C
6: E
7: C
8: C
9: E
10: E
11: E
12: C