Questões de Concurso Público FUB 2013 para Administrador
Foram encontradas 70 questões
A teoria de sistemas procura entender as relações dentro e entre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente, enfatizando a natureza multivariada das organizações.
A administração por objetivos é um processo sistemático, administrado e planejado de mudança de cultura, sistemas e comportamentos de uma organização, a fim de melhorar a eficácia na solução dos problemas e no alcance dos objetivos organizacionais.
Considerando a dimensão institucional, referente à reestruturação do aparelho do Estado, os serviços sociais (saúde, educação e assistência social) são considerados atividades exclusivas do Estado.
A crise do nacional-desenvolvimentismo e as críticas ao patrimonialismo e ao autoritarismo do Estado brasileiro estimularam a emergência de um consenso político de caráter liberal que se embasou na articulação entre estratégia de desenvolvimento independente e associado, as estratégias neoliberais de estabilização econômica e as estratégias administrativas dominantes no cenário de reformas orientadas para o mercado.
As decisões nas organizações podem ser programadas e não programadas, e um dos objetivos do processo decisório é procurar o maior número possível de oportunidades para criar decisões programadas.
No processo de planejamento, a construção de cenários, também conhecida como método Delfos, é uma técnica de prospecção do futuro que assume a forma de pesquisa de opinião, focalizada em um assunto específico.
A estrutura matricial decorre da combinação entre as estruturas funcional e por projetos, possibilitando a harmonização dos princípios clássicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade.
A teoria situacional explica que os modelos de organização se adaptam a diversas circunstâncias, ajustando suas estruturas a partir das variáveis ambiente, estratégia, fator humano e tecnologia.
As organizações que seguem o modelo orgânico conferem maior ênfase à hierarquia e à especialização das pessoas, aumentando, assim, o grau de formalidade e impessoalidade.
Controle formal, controle social e controle técnico constituem os três grupos de controles que agem sobre o comportamento das pessoas.
Segundo a teoria dos dois fatores, os motivos que estão presentes na situação de trabalho e que influenciam o desempenho dividem-se em duas categorias principais: o próprio trabalho (fatores motivacionais) e as condições de trabalho (fatores higiênicos).
Por se tratar de uma forma aberta e democrática, o sistema de avaliação 360o , em rede, resulta em maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências abaixo do perfil desejado e permite à empresa redirecionar suas ações na busca da excelência.
O recrutamento consiste em um processo de seleção de pessoas com características e potenciais condizentes com o perfil exigido pelo cargo e pela cultura da empresa.
Apesar de não determinar ferramentas específicas para a sua operação, o MEG® é prescritivo quanto à estrutura e forma de gerir a organização e seu relacionamento com as partes interessadas.
A Agenda Comum de Gestão Pública é um elemento crucial para o fortalecimento da atuação sistêmica entre os governos federal, estadual e municipal.
A Carta de Brasília representa um avanço sobre os compromissos assumidos na formulação da Agenda Comum de Gestão Pública, uma vez que estabelece diretrizes e prioridades de investimento no campo da gestão pública.
O controle estatístico da qualidade não garante a qualidade dos produtos ou serviços inspecionados, pois é capaz apenas de encontrar defeitos.
O MEG® é embasado em fundamentos expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativamente ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais.
Uma abordagem organizacional que privilegie a gestão de processos adota, necessariamente, uma visão sistêmica do seu negócio.
O mapeamento de processos consiste no registro de como as atividades são desenvolvidas e, por isso, prescinde da retroalimentação.