Questões de Concurso Público FUB 2013 para Técnico em Assuntos Educacionais
Foram encontradas 62 questões
A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de IES, têm prazos de validade limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação, que, atualmente é regulamentada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Por gozar da autonomia pedagógica, as IES, ao contrário das instituições de educação básica, são dispensadas de informar os programas dos cursos e demais componentes curriculares, a cada semestre letivo, aos interessados.
As IES públicas deverão obedecer ao princípio da gestão democrática, para o que terão de garantir a existência de órgãos colegiados deliberativos de que deverão participar os segmentos da comunidade institucional, local e regional.
A gestão democrática, que abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira, deve ser compreendida não apenas como um princípio constitucional, mas, também, como um objetivo a ser atingido.
O PPP é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que, por nortear as práticas acadêmicas da IES, deve levar em conta a trajetória histórica, a inserção regional, a vocação, a missão, a visão e os objetivos gerais e específicos da IES.
O PPP deve mobilizar a comunidade acadêmica para produzir mudanças organizacionais, devendo, ainda, orientar-se, sempre, pelo caráter inovador e pela padronização e uniformidade de ações.
O PPP, em sentido estrito, caracteriza-se como um recurso de gestão administrativa e financeira da IES que deve ser amplamente divulgado para toda a comunidade acadêmica.
Filosofia do curso, perfil do profissional a ser formado, condições de infraestrutura, estrutura acadêmica, perspectivas futuras e diretrizes gerais para a pós-graduação, pesquisa e extensão são itens básicos para o estabelecimento dos componentes do PPP.
Um dos itens necessários à avaliação do ensino é a existência de um PPP, que pressupõe um conjunto determinado de atividades programadas e definidas que expressem uma inovação regulatória.
As ações de treinamento e desenvolvimento não devem focar apenas o funcionário, mas também a estrutura organizacional, visto que esse processo de aprendizagem visa alteração positiva do comportamento do profissional.
No âmbito das organizações, treinamento e desenvolvimento constituem um processo com alguns objetivos e procedimentos que devem ser muito bem definidos para se estruturar um posicionamento estratégico da organização.
Rodízios, reuniões informativas, visitas e assinaturas de jornais e revistas são exemplos de modalidades de treinamento.
Identificação, aquisição, desenvolvimento, compartilhamento e distribuição, utilização e indexação do conhecimento são processos essenciais da gestão do conhecimento.
Atualmente, apesar de as fronteiras entre treinamento e desenvolvimento estarem mais tênues, considera-se treinamento a aquisição sistemática de habilidades que resultem em melhoria do desempenho no trabalho; e desenvolvimento, o ganho de conhecimentos conceituais relacionados ao trabalho.
Os princípios da andragogia e as teorias que sinalizam uma pedagogia voltada para os alunos adultos têm mostrado que, comparativamente à educação presencial, a EaD acarreta maiores dificuldades de adaptação do aluno ao processo de aprendizagem.
A EaD caracteriza-se pela possibilidade de a mediação didático-pedagógica, nos processos de ensino e aprendizagem, ocorrer em lugares e(ou) tempos diversos.
Os modelos mais adotados no ensino superior a distância mesclam padrões presenciais ao potencial do uso das tecnologias da informação e comunicação, que privilegiam o desenvolvimento do autoaprendizado, e alguns que se aproximam das experiências das universidades abertas virtuais, como a multimídia e o híbrido.
Corpo docente com formação para o trabalho com EaD e descrição detalhada dos serviços de suporte e infraestrutura disponíveis constituem alguns dos requisitos a serem cumpridos pelas instituições interessadas em credenciar-se para o oferecimento dessa modalidade de educação.
Equipe profissional multidisciplinar, comunicação e interação entre os agentes, avaliação contínua e abrangente, convênios e parcerias, transparência nas informações e sustentabilidade financeira são itens básicos que devem nortear a elaboração de projetos de curso de EaD pelas IES.
As técnicas de ensino individualizadas, empregadas em ambientes virtuais de aprendizagem devido às novas tecnologias da comunicação e informação, permitem a participação ativa do aluno nos processos de aprendizagem.