Questões de Concurso Público MI 2013 para Administrador
Foram encontradas 13 questões
As funções organizacionais são tarefas especializadas executadas por pessoas e grupos para o atingimento de objetivos da empresa. As mais importantes tarefas comuns a qualquer tipo organização incluem a de produção, de marketing, de pesquisa e desenvolvimento, de finanças e de recursos humanos.
As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original.
Os planos funcionais ou administrativos definem as atividades, os recursos e as formas de controle necessários para a realização dos cursos de ação escolhidos.
As culturas organizacionais dividem-se em subculturas, pois, à medida que as organizações crescem, são criados departamentos que se diferenciam nas missões e desenvolvem suas próprias culturas ocupacionais.
A principal variável que afeta o tipo e o modelo de estrutura de uma empresa é a natureza da sua atividade, isto é, o produto ou o serviço que é produzido.
Na cultura organizacional, os valores compreendem as crenças, os preconceitos, a ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento, interno ou externo.
Segundo Deming, um dos principais autores da escola da qualidade, a inspeção em massa constitui requisito que subsidia o trabalho dos departamentos de controle da qualidade
A moderna concepção de qualidade responsabiliza o departamento de qualidade como a unidade central para definir políticas e assegurar os padrões de aceitabilidade dos produtos.
O modelo de gestão just-in-case, muito utilizado no ocidente, foi sobreposto pelo modelo japonês, que busca a eliminação dos desperdícios mediante técnicas de racionalização do trabalho.
O objetivo central da melhoria de processos é criar novos sistemas e automatizar tarefas para reduzir a interação humana e, assim, reduzir a quantidade de falhas.
O CBOK — um guia de melhores práticas comuns de gerenciamento de processos de negócios — é dividido em nove áreas do conhecimento inter-relacionadas e complementares.
Sem a definição clara de papéis e responsabilidades, uma sequência de atividades, mesmo que ordenadas de forma lógica para execução, não será considerada um processo.
Em relação à capacidade de agregar valor, é correto classificar as atividades de um processo em três tipos distintos: primárias, de apoio e de garantia da qualidade.