Questões de Concurso Público MJSP 2013 para Contador
Foram encontradas 70 questões
O ajuste a valor presente de duplicatas a receber no longo prazo implica registro a crédito da própria conta de duplicatas a receber e registro a débito de uma conta de despesa.
A antecipação de salários a funcionários resulta em registro a débito de despesas e em registro a crédito de uma conta de ativo.
No caso de disponibilidades em moeda estrangeira, a variação cambial decorrente do ajuste do saldo em moeda nacional à taxa de câmbio vigente na data de atualização da demonstração contábil deve ser reconhecida na conta ajustes de avaliação patrimonial, no patrimônio líquido.
A emissão de ações por um preço superior ao seu valor nominal provoca aumento simultâneo no valor do capital social e das reservas de capital da companhia emissora.
O índice preço/lucro fornece a estimativa da quantidade de anos (ou exercícios sociais) que um investidor levará para recuperar o capital investido em uma empresa. Essa informação, no entanto, não é uma variável estática, devendo ser incorporadas em seu cálculo as contínuas mudanças nos elementos que a compõem, de modo a torná-la dinâmica em relação a decisões futuras
Em se tratando na análise horizontal, números-índice inferiores a 100 indicam variação positiva no saldo de determinada rubrica contábil de um período-base para outro
Liquidez corrente igual a 1,2 e liquidez geral igual a 0,8 revelam uma situação em que a menor capacidade de pagamento de dívidas encontra-se na relação desfavorável entre os recebíveis e os exigíveis de longo prazo, na data da apuração dos indicadores
A baixa, como prejuízo, de um estoque obsoleto afeta os índices de liquidez corrente, de liquidez seca, de liquidez geral, de rotação de estoques e de rentabilidade do patrimônio líquido
Haverá alavancagem financeira positiva sempre que a taxa de retorno proporcionada pelos ativos em que os recursos serão investidos for maior que a taxa de retorno exigida pelos fornecedores desses recursos, o que proporciona benefícios aos acionistas da empresa
O valor patrimonial de uma ação ordinária revela o montante que seria distribuído aos acionistas com direito a voto se todos os ativos fossem vendidos pelo seu valor de mercado e se, com o resultado obtido nessa venda, todos os credores fossem pagos.
A depreciação decorrente do uso de máquinas e equipamentos na produção de determinado bem deve ser reconhecida como custo do bem produzido, o que provoca redução imediata no resultado contábil da empresa.
Para fins de teste do valor recuperável de um ativo, dois valores são considerados para a comparação com o valor contábil: o valor de venda e o valor em uso desse ativo, devendo ser escolhido o maior entre os dois.
Os estoques devem ser avaliados pelo seu valor de custo — que inclui todos os custos de aquisição e de transformação, assim como outros gastos realizados para trazer os estoques à sua condição e à sua localização atuais — ou pelo seu valor realizável líquido, dos dois, o menor.
As provisões são obrigações presentes que devem ser reconhecidas como passivos, desde que se possa fazer uma estimativa razoável do seu valor. Os passivos contingentes, no entanto, por representarem obrigações possíveis ou obrigações que não atendem aos critérios de reconhecimento estabelecidos pelo CPC, não são reconhecidos como passivos na contabilidade.
A parcela não realizada do capital social é apresentada no patrimônio líquido, de modo a retificar o saldo do capital já subscrito pela empresa
Seguros com vigência de doze meses, pagos antecipadamente devem ser classificados no ativo circulante.
Se forem colocados à venda, os bens imóveis que estiverem sendo utilizados na manutenção das atividades da empresa deverão ser transferidos de imobilizado para investimentos, no ativo não circulante.
Se o valor do dividendo obrigatório a ser distribuído pela empresa for superior ao da parcela realizada do lucro líquido do exercício, será permitida a destinação do valor excedente para a constituição da reserva de lucros a realizar.
Os prejuízos acumulados e a provisão para imposto de renda serão excluídos da base de cálculo das participações estatutárias de empregados, administradores e partes beneficiárias, devendo esses valores ser determinados, sucessivamente e nessa ordem, com base nos lucros remanescentes após a dedução da participação anteriormente calculada
Dividendos podem ser pagos à conta de reservas de lucros, mas não à conta de reservas de capital