Questões de Concurso Público PG-DF 2013 para Procurador
Foram encontradas 17 questões
A Assembleia Nacional Constituinte de 1946 contou com a participação de representantes comunistas.
Coerente com os processos decorrentes da Revolução de 1930, a Constituição de 1934 contemplou a eleição, pelo voto direto e secreto, de todos os integrantes das casas legislativas.
A primeira Constituição brasileira, datada de 1824, foi regularmente aprovada e democraticamente promulgada por assembleia nacional constituinte.
A Constituição de 1937 dissolveu a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, as assembleias legislativas e as câmaras municipais.
Será considerado formalmente inconstitucional projeto de lei distrital de iniciativa parlamentar que confira aumento de remuneração aos servidores do governo do DF.
A lei que disciplina a organização do Poder Judiciário do DF é de iniciativa privativa do governador distrital.
A CLDF abarca tão somente as competências das assembleias legislativas estaduais.
Compete ao TJDFT julgar o governador do DF nos crimes comuns.
Em razão do princípio da simetria, a Constituição estadual deve reproduzir a CF em relação à norma que rege a composição do Tribunal de Contas da União.
Caso já ocupe o cargo de deputado distrital, filho de governador do estado torna-se elegível para o mesmo cargo na eleição subsequente.
O governador do DF é inelegível para quaisquer outros cargos, a não ser que renuncie a seu mandato com uma antecedência mínima de seis meses em relação à data do pleito.
Filho de governador de estado é inelegível para qualquer cargo eletivo em âmbito nacional.
O PGDF tem competência para propor ação direta de inconstitucionalidade, em face da LODF, contra lei distrital.
O TJDFT pode realizar controle de constitucionalidade de lei federal.
A aferição de inconstitucionalidade de lei distrital em face da CF, em controle concentrado, compete ao STF.
Ao Congresso Nacional é vedado rejeitar tratado internacional que, firmado pelo presidente da República, verse sobre direitos humanos.
Segundo parte majoritária da doutrina, o direito brasileiro conta com um controle jurisdicional de convencionalidade das leis, que se distingue do controle de constitucionalidade.