Questões de Concurso Público Polícia Federal 2013 para Perito Criminal Federal - Cargo 2
Foram encontradas 8 questões
Se, em vez do conversor analógico/digital de 6 bits, fosse utilizado um conversor de 8 bits com a mesma faixa dinâmica, a relação sinal/ruído de quantização SQNR (signal-to-quantization-noise ratio) aumentaria em aproximadamente 12 dB.
O DPCM (differential pulse code modulation), ou modulação por código de pulsos diferencial, é um codificador de forma de onda que explora a significativa correlação entre amostras sucessivas do sinal de voz, uma vez que este é bastante redundante.
No codificador de forma de onda APCM (adaptative pulse code modulation), ou modulação por código de pulsos adaptativo, o passo de quantização varia com o tempo, de modo a acompanhar as variações de amplitude do sinal de voz.
Considere que um sinal em banda passante com largura de banda de 1 MHz seja recebido com potência igual a -100 dBm e que o ruído branco na entrada do receptor tenha uma densidade espectral de potência de N0 /2 = -183 dBm/Hz .Considere, ainda, que, antes da demodulação, o sinal passe por um filtro de rejeição de imagem, um amplificador de baixo ruído, um misturador, um amplificador de frequência intermediária (FI) e um filtro passa-faixa ideal com largura de banda 1 MHz centrado na FI, com figuras de ruído 0 dB; 3 dB; 6 dB; 6 dB, 0 dB, e ganhos 0 dB, 20 dB, -6 dB, 20 dB e 0 dB, respectivamente. Nesse caso, a razão sinal-ruído na saída do filtro será maior que 17 dB.
Considere um sinal de voz com largura de banda igual a 3,2 kHz digitalizado por um esquema PCM (pulse code modulation), com uma taxa de amostragem 25% maior que a taxa de amostragem de Nyquist. Considerando, ainda, que se disponha de um canal de transmissão digital com taxa de 128 kbps, será possível quantizar o sinal com 16 bits por amostra.