Questões de Concurso Público SEDUC-CE 2013 para Professor Pleno I - Física
Foram encontradas 22 questões
A visão otimista, bastante otimista mesmo, que nos forneceram nossas pesquisas sobre o desenvolvimento das noções qualitativas de base que constituem ou deveriam constituir a infraestrutura de todo o ensino científico elementar leva, portanto, a pensar que uma reforma de grande profundidade nesse ensino haveria de multiplicar as vocações de que está a carecer a sociedade atualmente. Isso, no entanto, quer nos parecer, dentro de determinadas condições, que são indiscutivelmente aquelas de toda pedagogia da inteligência, mas que parecem sobremodo imperativas nos diversos ramos da iniciação às ciências.
A primeira dessas condições é naturalmente o recurso aos métodos ativos, conferindo-se especial relevo à pesquisa espontânea da criança ou do adolescente e exigindo-se que toda verdade a ser adquirida seja reinventada pelo aluno, ou pelo menos reconstruída e não simplesmente transmitida.
Jean Piaget. Para onde vai a educação? 1984, p. 14-5.
Tendo como referência inicial o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
Existem cinco tipos de laboratórios didáticos:
I laboratório de demonstração
II laboratório tradicional
III laboratório divergente
IV laboratório aberto
V laboratório de baixo custo
Fonte: A universidade e o aprendizado escolar de ciências, projeto USP/PIBID.
O tipo de laboratório em que não há interação física do estudante com a aparelhagem é o
Infelizmente, a didática usual da resolução de problemas sofre de sérias insuficiências. Particularmente na área de ensino da física, objeto das considerações deste trabalho, o que se verifica é que o professor, ao exemplificar a resolução de problemas, promove uma resolução linear, explicando a situação em questão ‘como algo cuja solução se conhece e que não gera dúvidas nem exige tentativas’. Ou seja, ele trata os problemas como ilustrativos, como exercícios de aplicação da teoria, e não como verdadeiros problemas, que é o que eles representam para o aluno. O entendimento desses problemas-exemplo ou problemas-tipo pelo estudante, que supostamente exigem o respaldo do conhecimento teórico do assunto estudado, é visto pelo professor como condição suficiente para que o aluno se lance à resolução dos problemas que lhe são propostos.
L.O.Q. Peduzzi. Sobre a resolução de problemas no ensino da física. In: Caderno Catarinense de Ensino de Física, n.º 14, 1997, p. 229-53.
Tendo como base o texto acima e os vários aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
A avaliação não pode ser utilizada somente com função classificatória, mas como instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, a fim de serem tomadas decisões suficientes e satisfatórias para que o educando possa avançar no seu processo de aprendizagem. Desse modo, a avaliação não seria apenas um instrumento de aprovação ou de reprovação dos alunos, mas sim um instrumento para diagnóstico de sua situação e definição de encaminhamentos adequados à sua aprendizagem.
C.C. Luckesi. Prática escolar do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude. São Paulo, 1990, p.52 (com adaptações).
Com base nas considerações acima, assinale a opção correta.
De uma maneira geral, mapas conceituais (MC) podem ser usados como instrumentos de ensino ou de avaliação da aprendizagem. Além disso, eles têm se mostrado úteis como auxiliares no planejamento e na análise de currículos. Seu uso como ferramenta de avaliação da aprendizagem tem sido explorado no ensino de física, visto que eles proporcionam a representação gráfica, esquemática e hierárquica de conceitos de um dado campo de conhecimento e podem explicitar relações conceituais significativas existentes na estrutura cognitiva dos alunos.
A respeito dos mapas conceituais (MP) como instrumento de avaliação da aprendizagem, assinale a opção correta.