Questões de Concurso Público SEDUC-CE 2013 para Professor Pleno I, História
Foram encontradas 29 questões
A História dá forma à identidade ao criar as chamadas narrativas-mestras ou discursos-mestres. Essas narrativas expressam experiências, esperanças e ameaças da unidade e da diferença. Elas funcionam como um meio de orientação cultural na mudança temporal dos fazeres humanos.
Jörn Rüsen. Cultura: universalismo, relativismo ou o que mais? In: História & Ensino. Londrina, v. 18, n.º 2, p. 281-91, jul./dez. 2011, p. 283 (com adaptações).
A História dá forma à identidade ao criar as chamadas narrativas-mestras ou discursos-mestres. Essas narrativas expressam experiências, esperanças e ameaças da unidade e da diferença. Elas funcionam como um meio de orientação cultural na mudança temporal dos fazeres humanos.
Jörn Rüsen. Cultura: universalismo, relativismo ou o que mais? In: História & Ensino. Londrina, v. 18, n.º 2, p. 281-91, jul./dez. 2011, p. 283 (com adaptações).
As músicas não se constituem em um discurso neutro, mas identificam o modo como, em diferentes lugares e em diferentes tempos, determinada realidade social é pensada e construída.
K. M. Abud. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. Cad. Cedes. Campinas, v. 25, n.º 67, p. 309-17, set/dez. 2005 (com adaptações)
Com referência ao texto acima, é correto afirmar que a utilização da
música em sala de aula, como forma de compreensão do passado,
é um método que
A avaliação é um juízo de qualidade sobre dados relevantes, com vistas a uma tomada de decisão.
Cipriano Luckesi. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez Ed., 1995 (com adaptações).
No intuito de atingir o objetivo explicitado acima por Luckesi, na avaliação da aprendizagem em história, devem-se utilizar meios que permitam
Cada vez mais os professores de história entendem a necessidade de integrar o patrimônio histórico a suas aulas. Atualmente, já não é preciso que a escola se situe em uma região com monumentos e museus, pois as mídias e a Internet possibilitam o planejamento de aulas com imagens e documentários que são verdadeiros passeios ao passado.
Com base no texto acima, assinale a opção correta a respeito do
ensino de história.
As cruzadas foram guerras santas dirigidas contra os inimigos internos ou externos da cristandade para a reconquista das terras cristãs, ou para a defesa da Igreja. Os inimigos eram os muçulmanos, os eslavos pagãos, os mongóis, os cristãos ortodoxos (gregos e russos), os hereges (cátaros, bogomilos e hussitas) e os oponentes políticos do papa. Levavam-se a cabo cruzadas no Oriente Médio, na Espanha, no norte da África, nas regiões bálticas do leste da Europa, e até mesmo no interior da Europa ocidental. Mas as cruzadas mais apreciadas foram as destinadas a liberar Jerusalém.
J. Riley-Smith . Atlas des croisades. Paris: Autrement, 1996, p. 23 (com adaptações).
O texto acima refere-se às diversas cruzadas empreendidas pelos cristãos. A esse respeito, as expedições contra
A imagem acima mostra uma galeria de arcos — descoberta recentemente pelos arqueólogos na cidade velha de Jerusalém — que é parte de um antigo hospital de peregrinos. A galeria foi construída entre o final do século XI e começo do XII. Segundo cálculos, é possível que o edifício tenha abrigado até dois mil peregrinos. Essas estruturas de acolhimento a cristãos na Terra Santa estavam a cargo de ordens militares.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção
correta a respeito das ordens militares e suas atividades.
No final da Idade Média, um traço separa radicalmente Gênova de Veneza. Se, por um lado, o comércio genovês repousava sobre as iniciativas privadas nas quais a comuna nada mais foi do que um organismo subalterno em relação ao poder econômico das grandes famílias mercantis, responsáveis pelas instalações de ultramar, por outro, Veneza se caracterizava por um dirigismo marítimo bastante impressionante, que dizia respeito tanto à construção dos navios quanto das frotas.
Patrick Gilli. Cidades e sociedades urbanas na Itália Medieval. Campinas/Belo Horizonte: UNICAMP/UFMG, p. 267-8.
Acerca dos aspectos abordados no texto, assinale a opção correta.
O humanismo renascentista está profundamente ligado à promoção do homem, uma perspectiva que ficou conhecida como antropocentrismo.
Com relação ao antropocentrismo é correto afirmar que ele propiciou