Questões de Concurso Público SEE-AL 2013 para Professor - Filosofia
Foram encontradas 36 questões
De acordo com a LDB, as atribuições dos docentes incluem a participação na elaboração da proposta pedagógica da escola e a colaboração nas atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade escolar.
Condições para acesso e permanência na escola pública ou privada, independentemente do local de residência do aluno, constitui um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Conforme disposto no Decreto Federal n.º 5.154/2004, a articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio deve ser realizada de forma integrada, concomitante e subsequente.
A atuação prioritária no ensino fundamental é competência comum atribuída, pela CF, aos municípios, aos estados e ao Distrito Federal, no âmbito do regime de colaboração, para a organização dos sistemas de ensino.
Quanto aos critérios de verificação do rendimento escolar no ensino fundamental e médio, a LDB disciplina a obrigatoriedade dos estudos de recuperação, preferencialmente desenvolvidos ao longo do período letivo, para estudantes com baixo desempenho escolar, conforme estabelecido no regimento das escolas.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação instituiu a destinação de, no mínimo, 60% dos recursos anuais totais dos fundos estaduais e distritais para a remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.
A didática, numa perspectiva histórico-crítica, tem um forte caráter instrumental e propõe a mediação entre a cultura elaborada e o aluno.
O enfoque tecnicista da didática busca estratégia objetiva, racional e neutra do processo de ensino-aprendizagem, em contraposição ao enfoque humanista.
A didática deve ocupar-se do ensino, mas sem se descuidar do aprendizado, visto que, na ausência de aprendizagem, o ensino fracassa.
A principal responsabilidade da mediação didática é assegurar condições favoráveis para a concretização do processo de aprendizagem por meio da transformação das relações do aprendiz com o saber.
Para garantir um papel significativo, a didática deve ser embasada por um modo crítico de desenvolvimento da prática educativa realizada pelo professor conjuntamente com outros segmentos envolvidos no processo de aprendizagem.
O planejamento curricular deve abranger todas as experiências de aprendizagem que o educando vivencia, e não apenas uma relação de conteúdos e métodos a serem trabalhados na escola.
O plano de aula, chamado também de plano de unidades didáticas, possui diversos componentes.
As bases teórico-metodológicas da organização didática e administrativa e o desdobramento das unidades a serem desenvolvidas pelos professores na sala de aula são premissas do plano de escola.
O planejamento de ensino deve ser articulado, por isso os níveis de abrangência favorecem apenas uma análise organizacional e não devem delimitar o seu universo de forma específica.
A modalidade conceitual dos conteúdos refere-se ao conhecimento de fatos, imagens, esquemas e princípios.
A interdependência entre métodos, objetivos e conteúdos é um pressuposto do processo educacional, e, em algumas situações, os métodos podem ser considerados como conteúdos.
Na prática educativa, a elaboração dos objetivos ocorre de forma consciente, visto que existe uma intencionalidade sistemática que não pode ser desconsiderada.
O método de ensino corresponde, essencialmente, a um conjunto de procedimentos sob a responsabilidade do professor a fim de que a aprendizagem ocorra de forma satisfatória.
Tanto as instituições quanto os indivíduos são imperfeitos segundo os valores básicos da democracia. Nesse sentido, para Bourdieu, a educação seria a responsável pela correção dessas imperfeições.