Questões de Concurso Público SEE-AL 2013 para Secretário Escolar
Foram encontradas 40 questões
As normas para a gestão democrática na educação básica são definidas pela LDB.
A participação da comunidade em conselhos escolares e a escolha democrática dos dirigentes escolares são diretrizes da LDB.
Piso salarial profissional e remuneração compatível com o nível de titulação, associados à jornada de trabalho, independentemente do nível ou série em que atue, estão incluídos nos direitos do profissional da educação previstos no EMP.
De acordo com o EMP, a conduta compatível com a moralidade administrativa é dever do profissional da educação e o sigilo profissional constitui preceito ético próprio do magistério.
O PCCM condiciona o estabelecimento da estrutura remuneratória do quadro de pessoal do magistério público estadual ao princípio de igual subsídio para igual habilitação, não considerando, portanto, o equivalente desempenho de funções inerentes ao cargo.
O desenvolvimento na carreira do magistério deverá ocorrer mediante procedimentos de progressão horizontal e de progressão por titulação disciplinados em plano específico.
Conforme o RJU, assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade constituem fatores a serem observados na avaliação do servidor em estágio probatório.
De acordo com o RJU, é permitido ao servidor ter exercício fora de sua unidade de lotação específica durante o período em que estiver participando de processo de qualificação, desde que não ocupe cargo comissionado.
A LDB atribui às escolas a incumbência de informar acerca da frequência dos alunos a seus pais ou responsáveis; estes, por sua vez, devem se encarregar de notificar a infrequência de seus filhos ou tutelados ao conselho tutelar do município, ao juiz competente da comarca e ao Ministério Público.
A gestão democrática do ensino público, na forma da lei, é um princípio orientador do desenvolvimento do ensino disposto na LDB.
O diagnóstico é uma etapa contínua utilizada para análise dos pontos atuais e dos pontos futuros de uma organização.
Os fatores contextuais do enfoque participativo incluem a tecnificação, a disciplinaridade e a especialização, que são características fundamentais para a aplicação da ciência no cotidiano.
Os processos e técnicas tradicionais ou quantitativos podem ser utilizados no planejamento participativo.
O planejamento curricular, que apresenta alto grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível estratégico de planejamento escolar.
O plano de aula dos professores, que apresenta baixo grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível tático do planejamento escolar.
Os fatores característicos da teoria pós-crítica incluem o multiculturalismo e a alteridade.
Planejamento e didática são elementos característicos da teoria tradicional.
Currículo oculto e eficiência são elementos característicos da teoria crítica.
Classe social e subjetividade são fatores característicos da teoria pós-crítica.
Os fatores característicos da teoria crítica incluem a emancipação e a resistência.