Questões de Concurso Público SERPRO 2013 para Analista - Comunicação Social
Foram encontradas 39 questões
Na transmissão de uma mensagem entre emissor e receptor, dada a possibilidade de ruído no canal, certo grau de redundância é fundamental para garantir a recuperação do sentido pela audiência, conforme a teoria matemática da comunicação.
Para denunciar a produção voltada para o consumo massificado e para evitar a confusão entre cultura de massa e arte popular, a Escola de Frankfurt cunhou a expressão indústria cultural.
O Relatório MacBride da UNESCO, publicado em 1980, cujas conclusões sugerem a necessidade de uma nova ordem mundial da informação e da comunicação, apontou o desequilíbrio produzido pela tese do livre fluxo da informação entre os hemisférios norte e sul.
A Internet foi criada, na década de setenta do século passado, a partir de uma rede limitada (Arpanet), que servia para universidades de alta tecnologia compartilharem informações. Na década de noventa, ela se transformou na rede das redes, aberta a todos.
Massa, multidão e público são conceitos distintos nos estudos em comunicação social.
Uma característica da linguagem da Internet é o hipertexto, que pode ser definido como um vínculo eletrônico para arquivos digitais compostos de novos textos, imagens, áudios, gráficos etc.
A comunicação integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.
O clima do ambiente organizacional depende da capacidade da comunicação interna de equilibrar, entre si, as quantidades transmitidas de dados, normas e sentimentos.
A comunicação interna é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. Para isso, ela focaliza a opinião pública.
Rádio e outdoor constituem mídias de apoio porque atingem o público de uma campanha em situações nas quais as mídias principais são menos eficazes.
Mala direta e material de ponto de venda, como catálogos, são considerados mídias complementares, pois trazem informações que não puderam ser incluídas na mídia principal por falta de espaço, tempo ou adequação de linguagem.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República não trabalha com o conceito de publicidade mercadológica, visto que é um órgão da administração pública federal que tem suas ações de publicidade centradas em valores de cidadania.
Logomarca e logotipo são dois termos que apontam para diferentes aspectos constitutivos da marca; a primeira é de caráter predominantemente verbal, e a segunda, visual.
A imagem institucional de uma organização é fruto da combinação de ações de relações públicas e de marketing. As primeiras são voltadas para a construção de relacionamentos com diversos públicos; as segundas, para relações de consumo com os clientes.
Os valores-notícia são empregados pelos jornalistas na seleção de assuntos a serem cobertos.
Crônica e coluna são textos de gêneros distintos, nesta prevalecendo o gênero informativo e a objetividade jornalística.
A pauta, que tem o objetivo secundário de auxiliar no planejamento da edição jornalística, é amplamente adotada na imprensa brasileira e nos veículos de comunicação corporativos.
A instantaneidade do veículo deve caracterizar o texto de radiojornalismo, que deve ser redigido na ordem direta e de forma coloquial.
A área de atendimento desempenha uma dupla função, tanto representa a agência como os interesses do cliente no âmbito da própria agência.
O briefing, fornecido pela agência, reúne informações que orientam o planejamento de uma campanha.