Questões de Concurso Público INPI 2014 para Pesquisador em Propriedade Industrial (Classe A, Padrão I) - Cargo 4
Foram encontradas 29 questões
A determinação de minerais específicos só pode ser realizada com a utilização de técnicas instrumentais, tais como espectrometria de absorção atômica com chama, espectrometria de emissão atômica com chama, espectrometria de emissão atômica por plasma de argônio indutivamente acoplado ou espectrofotometria na região visível.
No que diz respeito à análise de composição dos alimentos, julgue o item a seguir.
Os teores de lipídios totais e de ácidos graxos saturados e
insaturados podem ser obtidos por meio da análise
gravimétrica do extrato etéreo.
Entre os métodos mais frequentemente utilizados nas análises de vitaminas e de compostos antioxidantes em alimentos, citam-se a espectrofotometria ultravioleta-visível, a espectrofotometria de fluorescência, a cromatografia líquida de alta eficiência e a cromatografia acoplada à espectrometria de massas.
Para a avaliação da composição centesimal de fibras, recomenda-se a análise de fibra bruta, embasada na aplicação da técnica de gravimetria após a digestão enzimática dos alimentos.
A clarificação de sucos de frutas polposos, como os de maçã e de morango, deve ser feita por meio da aplicação de celulases.
Por ser enzima de baixa especificidade, a papaína possui ampla aplicação na indústria de alimentos, como, por exemplo, no amaciamento de carnes e na eliminação da turbidez em cervejas.
A utilização da glicose oxidase em produtos alimentícios minimiza a reação de Maillard, a oxidação lipídica e a degradação de compostos aromáticos
A aplicação de lipases na panificação visa promover a liberação de monoglicerídeos, que, ao se unirem ao amido, minimizam a retrogradação e o endurecimento do miolo.
Alfa amilases são enzimas que atuam na hidrólise do amido em unidades de maltose, habitualmente aplicadas nas indústrias de panificação, cerveja e de produção de xaropes à base de amido.
Com relação à microbiologia do leite e de seus produtos derivados, julgue o próximo item.
Bactérias esporuladas que contaminam o leite e causam inchamento tardio em queijos duros e semiduros são eliminadas pelo tratamento térmico do tipo high temperature short time.
A aplicação de frio na cadeia de coleta de leite cru pode ocasionar impactos sensoriais negativos no leite ao longo do seu armazenamento, o que se deve ao aumento da proliferação de bactérias psicrotróficas que produzem lipases e proteases termorresistentes.
A presença de taxas elevadas de bactérias fecais no leite cru indica que a obtenção e(ou) a manipulação do leite foram feitas em condições higiênicas inadequadas. Esses coliformes metabolizam a lactose e produzem ácido lático e CO2, o que ocasiona o fenômeno de inchamento precoce de queijos
A bactéria Lysteria monocytogenes, causadora da listeriose, é um patógeno resistente à pasteurização rápida do leite, mas não à refrigeração, por isso o leite pasteurizado deve ser refrigerado.
A proliferação das bactérias láticas em leite pode ser reduzida por uso de refrigeração, já que esses microrganismos são mesófilos ou termófilos.
Os tratamentos térmicos, classificados em branqueamento, pasteurização e esterilização, visam à eliminação de microrganismos patogênicos não esporulados ou à destruição de todos os microrganismos presentes, esporulados ou não, ou ainda, de todos aqueles que podem se multiplicar no produto final.
No refino químico de óleos vegetais, os ácidos graxos livres e parte dos fosfatídeos e outros compostos indesejáveis são removidos durante a operação de neutralização química com soda cáustica, ao passo que, no refino físico, os ácidos graxos livres são removidos por destilação durante a desodorização, sob elevada temperatura e vácuo com arraste de vapor.
Na indústria de alimentos, os tratamentos mecânicos de redução de tamanho, especificamente a moagem de cereais ou de concentrados proteicos, reduzem a absorção de água ou gordura, a solubilidade e as propriedades espumantes das proteínas.
A fabricação de queijos processados envolve a redução do pH da massa de queijo até o ponto isoelétrico das caseínas e a aplicação de sais fundentes ou emulsificantes, como fosfatos e citratos.
O processo de extrusão a quente envolve o cozimento dos ingredientes pela ação do calor aplicado ao corpo do extrusor, bem como do calor gerado pelas forças de cisalhamento e a elevada pressão atingida. As propriedades viscoelásticas da massa extrusada e cozida e a redução da pressão que se verifica à saída do bocal causam a evaporação instantânea de parte da água, o que provoca inchaço e expansão da massa e a formação de um produto com estrutura porosa.
Entre os métodos de conservação pela redução da atividade de água, citam-se a concentração, a desidratação, o congelamento e a adição de sal ou de açúcar.