Questões de Concurso Público MPO 2015 para Analista em Tecnologia da Informação - Cargo 12
Foram encontradas 15 questões
O gerenciamento de catálogo de serviços é responsável por fornecer e manter esse catálogo, tendo como objetivo incluir, de forma detalhada, a captura, manutenção e utilização de dados de ativos por meio do gerenciamento de configuração.
O gerenciamento de catálogo de serviços é responsável por garantir a descrição dos serviços disponíveis aos autorizados a acessá-lo, incluindo os detalhes da captura, manutenção e cumprimento da requisição desses serviços.
O tempo médio entre falhas (TMEF) é uma métrica iniciada no momento em que o item de configuração comece a funcionar, até a sua próxima falha, e tem como objetivo medir e relatar a confiabilidade por meio do tempo médio em que um serviço de TI ou outro item de configuração consiga realizar a sua função acordada sem interrupção.
Acerca do ITIL, julgue o item a seguir.
O gerenciamento de problemas na forma proativa busca
resolver os problemas em resposta a um ou mais incidentes,
por meio da realização de revisões periódicas programadas
de registros de exploração e registros de manutenção para
identificar padrões e tendências de atividades que podem
indicar problemas ou incidentes em potencial.
O gerenciamento de incidente deve garantir que a operação normal de um serviço seja restaurada o mais rápido possível de modo que o impacto no negócio seja minimizado. Além disso, deve-se certificar de que métodos e procedimentos padronizados sejam aplicados para resposta rápida e eficiente, com gerenciamento contínuo e relatórios de incidentes.
Gerenciar controles do processo de negócio — do domínio chamado de monitorar, avaliar e medir — é um processo de gestão que tem como prática monitorar e avaliar o ambiente tecnológico alinhado ao direcionamento holístico da gestão da organização.
O processo de governança denominado gerenciar a estrutura de gestão da TI visa fornecer uma visão holística do ambiente de negócio da TI, bem como as iniciativas necessárias para se migrar para o ambiente futuro desejado.
Gerenciar a estratégia é um processo de governança que tem como objetivo principal levar a empresa a obter as tendências dos serviços relacionados, identificar as oportunidades de inovação e planejar como se beneficiar de inovação em relação às necessidades do negócio.
O processo de gestão designado gerenciar orçamento e custos visa executar a direção estratégica definida para os investimentos em linha com a visão de arquitetura corporativa e as características desejadas do investimento com os relacionados às carteiras de serviços e às restrições de financiamento.
No modelo contínuo, para que a organização atinja um determinado nível de maturidade, o CMMi estabelece o nível de maturidade que deve ser atingido por cada processo avaliado, embora considere que nem todos os processos estejam no mesmo nível de maturidade.
Tendo em vista que a qualidade dos processos de software garante a qualidade dos produtos desenvolvidos, a melhoria dos processos vai representar a melhoria nos produtos.
No nível de capacidade 3, nível definido, é considerada a existência de padrões de processos que podem ser adaptados para a aplicação em um projeto específico.
8 Na fase de habilitação do fornecedor do serviço ou produto contratado, é necessário exigir a avaliação dos processos MPS.BR ou CMMI, como forma de garantir a qualidade dos serviços e produtos e de minimizar os riscos da contratação.
Ao possibilitar a visão antecipada de mudanças relevantes, a análise prospectiva faz que os planejamentos estratégicos e os de longo prazo sejam definidos considerando-se que o futuro a ser planejado não apresenta descontinuidades e rupturas.
A estratégia geral de tecnologia da informação e comunicação (EGTIC), elaborada pelo órgão central do sistema de administração dos recursos de informática (SISP), define a formulação de um plano diretor de tecnologia da informação (PDTI), obrigatório para a contratação de serviços de TI na administração pública federal.