Questões de Concurso Público STJ 2015 para Analista Judiciário - Pedagogia
Foram encontradas 63 questões
Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da experiência compõe o fenômeno educativo.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), em seu art. 14, determina que os sistemas de ensino definam normas de gestão democrática do ensino público da educação básica mediante as orientações políticas nacionais. Para que essas sejam efetivadas, deverá ser respeitado o princípio da responsabilidade, o qual indica a exclusiva participação do corpo técnico na elaboração do projeto político-pedagógico.
A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem.
Pode-se afirmar que a educação situa-se na categoria de trabalho material, que compreende a produção de ideias, conceitos, valores, hábitos, atitudes e habilidades.
Fundamentando-se no pressuposto de neutralidade científica e nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a concepção pedagógica libertadora defende a reordenação do processo educativo, de maneira que atenda às exigências do mercado. Para isso, o fazer pedagógico deve ser objetivo e operacional, e visar à formação de indivíduos críticos.
O ensino de jovens e adultos, no Brasil, apresenta vários problemas; entre eles, a falta de formação específica de educadores que possam atuar nessa modalidade de ensino, uma vez que o fazer pedagógico limita-se à transposição inadequada do modelo de escola para crianças e adolescentes.
Segundo a teoria do capital intelectual, quanto maior a escolaridade do indivíduo, maiores serão suas chances de aumento de renda.
De acordo com os princípios da teoria do capital humano, o capital desempenha a função de dirigente de projetos educacionais materializados em programas de educação corporativa.
O modelo neoliberal prioriza a necessidade do Estado na proposição e na gestão de uma política de educação; consequentemente, nega a privatização da formação profissional, por acreditar que a iniciativa privada estaria comprometida com o mercado.
O conceito de educação corporativa surgiu em decorrência de estudos realizados em parcerias estabelecidas entre universidades e o Ministério da Educação, ao elaborarem políticas públicas para a formação do trabalhador em um processo de aprendizagem contínua.
A universidade corporativa tem como proposta contribuir, academicamente, com uma renovação teórica no universo econômico.
O conceito de competência, como uma dimensão oriunda da psicologia, expressa atributos objetivos do trabalho como desempenho e altos níveis de resultados.
A aprendizagem organizacional em empresas se associa ao processo de formação em sua continuidade, às mudanças de atitudes, à ênfase no coletivo, à criação e reflexão sob a ótica da inovação e da conscientização e à disseminação e apropriação do conhecimento.
Nas últimas décadas, o conceito de qualificação sofreu mudanças, as quais o aproximaram de competência, e uma delas é a valorização dos conhecimentos formais certificados por diplomas em detrimento dos saberes tácitos e sociais.
Em face da crise do emprego e da valorização de potencialidades individuais, as negociações coletivas orientam-se pelas categorias de trabalhadores, com base em normas e regras pactuadas coletivamente e aplicadas individualmente.
Tomada de decisão é o elemento mais importante no cumprimento dos objetivos do planejamento.
Julgue o item que se segue, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
O processo de planejamento caracteriza-se por ser uma técnica
metodológica desvinculada das competências e do
compromisso político.
O planejamento envolve ações sistemáticas que atendam às necessidades detectadas sobre uma dada realidade, sem perder de vista os objetivos a fim de alcançar bons resultados.
O planejamento compreende um processo de organização e de estruturação de ações intencionais para atingir os objetivos estabelecidos sobre a realidade.
O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais e coletivos da população majoritária definido coletivamente.