Questões de Concurso Público SEDF 2017 para Professor de Educação Básica - Artes

Foram encontradas 11 questões

Q805987 Artes Cênicas
A estética do oprimido coloca o oprimido como protagonista do processo estético, não simples fruidor de arte. Não leva a cultura ao povo, mas oferece meios estéticos necessários para o desenvolvimento da sua própria cultura, com seus próprios meios e metas. No caso particular do teatro, a peça deve conter a ação dramática e sua clara crítica. Não realismo, mas realidade que busque alternativas. Não a vida como ela é, mas como não queremos que continue sendo. Todo espetáculo, em cena ou na vida real, é uma estrutura de poderes que devem ser revelados.
Augusto Boal. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p. 166 (com adaptações).
A partir do texto precedente, julgue o item a seguir.
O método de trabalho com o teatro desenvolvido por Augusto Boal tem o objetivo de desvelar as relações de opressão.
Alternativas
Q805988 Artes Cênicas
A estética do oprimido coloca o oprimido como protagonista do processo estético, não simples fruidor de arte. Não leva a cultura ao povo, mas oferece meios estéticos necessários para o desenvolvimento da sua própria cultura, com seus próprios meios e metas. No caso particular do teatro, a peça deve conter a ação dramática e sua clara crítica. Não realismo, mas realidade que busque alternativas. Não a vida como ela é, mas como não queremos que continue sendo. Todo espetáculo, em cena ou na vida real, é uma estrutura de poderes que devem ser revelados.
Augusto Boal. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p. 166 (com adaptações).
A partir do texto precedente, julgue o item a seguir.
Ao considerar todos como atores e espectadores — pois todos agem e observam —, Augusto Boal propõe que o teatro do oprimido tenha uma função política, que propicie a formação crítica do cidadão.
Alternativas
Q805989 Artes Cênicas
A estética do oprimido coloca o oprimido como protagonista do processo estético, não simples fruidor de arte. Não leva a cultura ao povo, mas oferece meios estéticos necessários para o desenvolvimento da sua própria cultura, com seus próprios meios e metas. No caso particular do teatro, a peça deve conter a ação dramática e sua clara crítica. Não realismo, mas realidade que busque alternativas. Não a vida como ela é, mas como não queremos que continue sendo. Todo espetáculo, em cena ou na vida real, é uma estrutura de poderes que devem ser revelados.
Augusto Boal. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p. 166 (com adaptações).
A partir do texto precedente, julgue o item a seguir.
O teatro do oprimido privilegia o palco como espaço de encenação.
Alternativas
Q805990 Artes Cênicas
O efeito da catarse devia ajudar o espectador a controlar melhor suas paixões, portanto a realizar alguns progressos no caminho da serenidade pessoal e de uma vida harmoniosa.
Jean-Jacques Roubine. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p. 63.
Considerando o texto apresentado, julgue o próximo item, relativo à constituição dos elementos teatrais.
O drama concentra-se na família burguesa para representar os infortúnios que ameaçam desestabilizá-la.
Alternativas
Q805991 Artes Cênicas
O efeito da catarse devia ajudar o espectador a controlar melhor suas paixões, portanto a realizar alguns progressos no caminho da serenidade pessoal e de uma vida harmoniosa.
Jean-Jacques Roubine. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p. 63.
Considerando o texto apresentado, julgue o próximo item, relativo à constituição dos elementos teatrais.
Ao refletir sobre o impacto que a tragédia deveria causar nos espectadores, Aristóteles anunciou que a função do teatro era o entretenimento voltado ao aprimoramento do indivíduo, causando no público um efeito de catarse.
Alternativas
Q805992 Artes Cênicas
O efeito da catarse devia ajudar o espectador a controlar melhor suas paixões, portanto a realizar alguns progressos no caminho da serenidade pessoal e de uma vida harmoniosa.
Jean-Jacques Roubine. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p. 63.
Considerando o texto apresentado, julgue o próximo item, relativo à constituição dos elementos teatrais.
A tragédia representa, no palco, de maneira fidedigna, toda a diversidade social de uma sociedade.
Alternativas
Q805993 Artes Cênicas
Acerca do processo criativo no teatro contemporâneo, julgue o item que se segue. O processo colaborativo é centrado no texto, cuja existência antecede a criação teatral.
Alternativas
Q805994 Artes Cênicas

Acerca do processo criativo no teatro contemporâneo, julgue o item que se segue.

A performance consiste em uma arte híbrida que considera a materialidade do corpo e dos objetos e assume o intercâmbio de linguagens, reunindo artistas de diversas formações.

Alternativas
Q805995 Artes Cênicas

Acerca do processo criativo no teatro contemporâneo, julgue o item que se segue.

O processo colaborativo caracteriza-se pela busca de relações fundadas na verticalidade, na hierarquia.

Alternativas
Q805997 Artes Cênicas

Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.

Entendido como produção simbólica, o trabalho do ator é, em qualquer contexto temporal e geográfico, uma criação ficcional mediada pelo corpo humano.

Alternativas
Q805998 Artes Cênicas

Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.

No teatro moderno, a quebra da quarta parede representou uma mudança de paradigma por meio da interação dos atores com o público.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C
5: E
6: E
7: E
8: C
9: E
10: C
11: C