Questões de Concurso Público TCE-PB 2018 para Auditor de Contas Públicas - Demais Áreas

Foram encontradas 8 questões

Q862641 Direito Previdenciário
De acordo com a CF, o RGPS é
Alternativas
Q862642 Direito Previdenciário
A prestação de benefícios e serviços da previdência social será garantida
Alternativas
Q862643 Direito Previdenciário
Um segurado, contribuinte do RGPS há dez anos, caso seja acometido por mal de Parkinson, terá direito a receber do INSS o benefício de
Alternativas
Q862644 Direito Previdenciário

Joaquim, que é filiado ao RGPS na condição de contribuinte individual, completará sessenta e cinco anos de idade no dia 1.º/1/2018, data após a qual ele pretende requerer aposentadoria por idade em uma agência da previdência social.


Nessa situação hipotética, Joaquim

Alternativas
Q862645 Direito Previdenciário

Maria tomou posse como servidora pública federal em janeiro de 2014. À época, ela contava com dez anos de tempo de contribuição, relativo ao período de 1.º/12/2003 a 30/11/2013 e exercido sob o RGPS.


Com referência a essa situação hipotética e à contagem de tempo de contribuição para os regimes de previdência, assinale a opção correta.

Alternativas
Q862646 Direito Previdenciário

Ana, que completará cinquenta e três anos de idade em 1.º/1/2018, tomou posse no cargo de auditor de contas públicas de um TC estadual em 1.º/1/1998 e, desde então, exerce suas atividades na mesma carreira e no mesmo cargo. Recentemente, ela solicitou ao referido órgão público averbação de dez anos de tempo de contribuição oriundo do RGPS, referente ao período de 1.º/7/1987 a 30/6/1997, no qual trabalhou como gerente de vendas.


Nessa situação hipotética, em janeiro de 2018, Ana

Alternativas
Q862647 Direito Previdenciário

À luz da legislação específica pertinente aos RPPSs, julgue os itens a seguir.


I A Emenda Constitucional n.º 41/2003 prevê a possibilidade de aposentadoria do servidor aos cinquenta e três anos de idade sem prejuízo do valor dos proventos.

II É vedada, sem ressalva, a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadorias.

III É vedada a percepção de mais de uma aposentadoria por RPPS, ressalvadas as aposentadorias oriundas de cargos acumuláveis.

IV É imprescindível o exercício de vinte e cinco anos de serviço público para aposentadoria com fundamento na Emenda Constitucional n.º 47/2005.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Q862648 Direito Previdenciário
No cálculo dos proventos de aposentadoria dos servidores que tenham ingressado no serviço público a partir da data de promulgação da Emenda Constitucional n.º 41/2003, terá de ser observada a
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: D
5: B
6: C
7: C
8: E