Questões de Concurso Público PGE-PA 2007 para Técnico em Procuradoria - Serviço Social
Foram encontradas 17 questões
Sob o ponto de vista da utilidade, uma avaliação de programas e projetos sociais guia-se por alguns objetivos, tais como oferecer respostas aos beneficiários, à sociedade e ao governo sobre o emprego dos recursos públicos; orientar os investidores sobre os frutos de sua aplicação; responder aos interesses das instituições e de seus gestores e técnicos.
Maria Cecília de Souza Minayo. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005 (com adaptações).
Com referência ao tema abordado no texto acima, assinale a opção incorreta.
Acerca dos aspectos relacionados à proposta de avaliação de programas sociais por triangulação de métodos, julgue os itens que se seguem.
I Para realizá-la, os avaliadores devem adotar o princípio da causalidade complexa, que se opõe à visão de linearidade entre causa e efeito.
II Requer uma equipe formada por profissionais de várias áreas que desejem trabalhar cooperativamente.
III Os membros da equipe multidisciplinar participam apenas da fase de planejamento da avaliação dos programas sociais, que será realizada exclusivamente pelos profissionais especializados nessa atividade, como os assistentes sociais.
IV Cada componente do grupo de avaliação deve ter competência disciplinar que permita o aprofundamento teórico-metodológico em relação ao conhecimento do objeto.
A quantidade de itens certos é igual a
Um grupo operativo é uma relação significativa entre duas ou mais pessoas que se processa por meio de ações encadeadas em função de necessidades materiais e(ou) psicossociais com o objetivo de produzir satisfações. A produção do grupo se realiza em função de metas que são distintas de metas individuais e que implicam, necessariamente, cooperação entre os membros. Os grupos se encontram em estágios de desenvolvimento diferentes, mas não há tipos puros na medida em que estão sempre se processando dialeticamente.
J. J. Calderón e G. C. C. de Govia, citados por Sílvia T. M. Lani. O processo grupal. In: Silvia T. M Lane; Wanderley Codo (orgs). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).
A partir do tema abordado no texto, assinale a opção que corresponde a um grupo com baixa produtividade.
Um ano depois de implantada a regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é possível destacar alguns pontos importantes. Com referência a esse assunto, julgue os itens abaixo.
I Pelo menos 50% dos municípios brasileiros ainda não foram habilitados pelo SUAS, percentual considerado muito alto se considerada a importância dessa habilitação para o recebimento dos recursos federais.
II Os recursos destinados aos programas de transferência de renda, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Bolsa Família, correspondem a 14 vezes o valor dos recursos destinados aos diversos programas assistenciais.
III Foi mantida a transferência de recursos federais para os municípios pela via de convênio com entidades assistenciais em que o município é uma espécie de testemunha ou um padrinho do convênio.
IV Permanece a concepção de que a transferência de renda, por ser um fim em si mesmo, dispensa o trabalho social de acompanhamento das famílias beneficiárias.
Estão certos apenas os itens
Quando é demandado a realizar uma perícia social, o assistente social deve considerar que
I toda situação é uma situação a ser descoberta, mesmo que ela já tenha sido de alguma forma definida por alguém.
II os esquemas de interpretação de situações, construídos por meio da experiência profissional e pessoal do assistente social, podem levá-lo a definir a priori o que se passa na situação, condicionando, de antemão, o resultado da perícia.
III ele, à medida que entra em contato com uma situação social a ser descoberta, ou com os sujeitos nela envolvidos, já intervém e produz modificações na situação.
IV é importante, na realização da perícia, observar os preceitos da ética profissional da categoria, para serem evitadas implicações nefastas tanto para os sujeitos envolvidos como para o próprio desfecho da situação.
A quantidade de itens certos é igual a
Os princípios que devem ser observados para que ações de prevenção do uso de drogas obtenham melhores resultados incluem
I intervenções com o objetivo de redução dos fatores de risco de abuso de drogas e aumento de fatores de proteção à saúde.
II ações que fortaleçam a auto-estima e promovam o desenvolvimento da capacidade de enfrentar problemas e tomar decisões.
III a utilização de métodos interativos que contemplem casos exemplares com informações que amedrontem, especialmente os jovens, sobre as conseqüências das drogas.
IV a priorização de conteúdos referentes ao combate ao dependente de drogas ilícitas, uma vez que as drogas legais não oferecem riscos à sociedade.
Estão certos apenas os itens
O sistema de garantia de direitos instituído pelo ECA está organizado em um conjunto de ações governamentais e não-governamentais da União, dos estados, do DF e dos municípios. As instituições que compõem esse sistema incluem
I os conselhos dos direitos da criança e do adolescente como entidades subordinadas ao Poder Executivo de cada esfera de governo e funções consultivas.
II os conselhos tutelares, órgãos públicos municipais independentes que têm como função organizar, centralizar e executar a assistência a ser oferecida a crianças e adolescentes no âmbito de sua jurisdição.
III a justiça da infância e da juventude, composta por varas especializadas do Poder Judiciário, encarregadas de aplicar a lei para a solução de conflitos relacionados aos direitos da criança e do adolescente.
IV o Ministério Público, instituição permanente responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses individuais difusos ou coletivos em relação à infância e à adolescência.
A quantidade de itens certos é igual a