Durante reunião da diretoria de determinada empresa pública, o diretor de comunicação solicitou a aprovação do planejamento de comunicação organizacional, que continha as seguintes ações, entre outras: a realização de eventos voltados à melhoria do relacionamento com os principais públicos institucionais e stakeholders; o estabelecimento de um canal de atendimento específico para a imprensa; o monitoramento sistemático de informações veiculadas sobre a empresa; e a criação de um programa de media training para os diretores e outras autoridades que costumam falar em nome da empresa.
O diretor de comunicação também propôs um sistema de pauta exclusiva para a empresa. Para isso, identificou os principais jornalistas em diferentes veículos de comunicação e os tipos de matérias que produzem e estabeleceu um rodízio entre eles, de modo a garantir a exclusividade para cada pauta enviada.
Além disso, durante a reunião, o diretor de comunicação solicitou a inclusão de uma sala de imprensa no portal da empresa na Internet. Sua justificativa foi de que essa ação eliminaria a necessidade de realizar entrevistas coletivas, uma vez que todas as informações estariam disponíveis na sala de imprensa.