Questões de Concurso Público DATAPREV 2023 para Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Gestão de Serviços de TIC
Foram encontradas 13 questões
A modelagem conceitual representa o negócio sob a perspectiva dos dados, e, em projetos de TI, o principal objetivo de um modelo de dados conceitual é fornecer uma visão geral dos requisitos de informação envolvidos no projeto.
O modelo em estrela e o modelo em floco de neve são os principais modelos de dados relacionais.
A integridade referencial é uma parte essencial de qualquer banco de dados relacional, que, entre outros benefícios, facilita as consultas.
A modelagem dimensional é uma técnica de modelagem de banco de dados que usa um modelo de dados baseado em dimensões para organizar os dados, e as tabelas de dimensões são sempre as maiores tabelas do modelo dimensional.
Um banco de dados que se encontra na terceira forma normal obrigatoriamente está também na segunda e na primeira formas normais.
Na DDL, que é uma linguagem declarativa, é descrito o que se deseja fazer, em vez de como fazê-lo, como comandos para definir tabelas e procedures, tal qual exemplificado a seguir.
CREATE TABLE <tablename> (col1 int, col2 int, col3 int)
A DML é uma linguagem que interage com os objetos do banco de dados, em vez de interagir com os dados.
Somente são possíveis os seguintes quatro tipos de JOIN em SQL, segundo o padrão ANSI: INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN e CROSS JOIN.
Considere-se que uma empresa de comércio eletrônico deseje armazenar todos os dados relacionados às interações dos clientes em seu site — registros de visitas, cliques, compras, avaliações, comentários, entre outros. Nessa situação, se a empresa decidir não estruturar e organizar esses dados antecipadamente, será melhor armazenar esses dados em uma solução data lake do que em um banco relacional.
Os bancos relacionais permitem uma escalabilidade mais barata e menos trabalhosa que os bancos não relacionais, pois não exigem máquinas extremamente poderosas e sua facilidade de manutenção possibilita um número menor de profissionais necessários.
Nas aplicações Big Data, a arquitetura paralela e distribuída (Cluster) é o meio para a criação de soluções capazes de analisar grandes bases de dados, processar seus pesados cálculos e disponibilizar serviços especializados para os mais diversos cenários.
Um gráfico muito útil para a etapa de análise de dados é o box plot, que ajuda a identificar a distribuição real ou padrão dos valores dos dados, permite visualizar mediana, quartis, valores mínimos e máximos, além de identificar possíveis outliers.
Um sistema de aprendizado não supervisionado, dotado de um conjunto de dados de treinamento que foram classificados manualmente, tenta aprender, a partir desses dados de treinamento, uma forma de classificá-los, bem como de classificar novos dados, ainda não observados.