Questões de Concurso Público DATAPREV 2023 para Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Logística, Aquisições e Contratos
Foram encontradas 20 questões
Na classificação ABC, os materiais B são aqueles que estão sendo processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa.
As classificações individualizadoras e definidoras são complementações essenciais em uma empresa que utiliza o sistema sequencial para a codificação de materiais.
De forma ideal, a codificação de materiais deve definir, na medida do possível, a localização dos materiais no almoxarifado.
Apenas os produtos acabados necessitam de dupla contagem de estoques, além de reconciliações e ajustes contábeis.
Os itens C da curva ABC são aqueles que demandam a aplicação mais frequente de inventários rotativos para melhor controle de seus estoques.
O órgão de compras pode ser considerado um centro de lucro.
A negociação de um comprador deve considerar, entre outros fatores, os valores das embalagens e a sua capacidade de manter a proteção do material durante o transporte.
Na análise de fornecedores, é importante que se considere a avaliação de desempenho, o estudo das instalações e a análise de condição financeira.
A manutenção de um cadastro de fornecedores atualizado é imprescindível para as aquisições de pequena monta, já que garante maior celeridade.
A assinatura do canhoto da nota fiscal por profissional do almoxarifado é obrigatória mesmo em caso de recusa total do material no ato do recebimento.
A demanda que apresenta picos de consumo em épocas conhecidas é determinada irregular.
Se nenhuma irregularidade tiver sido constatada na fase de recebimento de materiais, a devida entrada no estoque contábil e físico deverá ser providenciada.
A capacidade estática refere-se à capacidade de cargas que uma determinada área pode receber simultaneamente.
A armazenagem de areia e brita a granel é realizada diretamente sobre o solo.
A alienação de um bem se refere à transferência da sua propriedade de um bem a terceiros, o que pode ocorrer por meio de vendas, permutas ou doações, casos em que o bem será inserido no ativo imobilizado.
A transferência patrimonial de um bem é uma ação definitiva, não admitindo caráter temporário.
Recomenda-se, conforme as boas práticas de gestão patrimonial, a realização de inventários periódicos para conferir a localização física dos bens.
Uma das primeiras etapas de um inventário físico é o levantamento físico, para o qual se pode utilizar o relatório de contagem física de bens patrimoniais (RCFBP).
O controle físico dos bens deve ser realizado, preferencialmente, de forma individualizada, admitindo-se controle coletivo caso haja grande número de unidades, a exemplo de controle por estrados ou por caixas de armazenagem.
Bens imobilizáveis, de acordo com a legislação brasileira, são aqueles que possuem vida útil estimada em mais de doze meses.